Cão vegano? Estudo diz que dieta vegetal é mais saudável e segura também para cachorro


Será que os cães também deveriam parar de comer carne? Para a alegria dos veganos… sim!

Um estudo recentemente publicado na revista PLOS ONE sugere que a dieta plant based  é mais saudável e segura para nossos amigões de 4 patas.

Cães veganos

Há um movimento crescente promovendo dietas veganas para cães e gatos.

Para os cientistas, ao comparar dietas veganas com carnes, os resultados sugerem que uma dieta vegana nutricionalmente saudável pode trazer benefícios à saúde e menos riscos para os bichanos.

Participaram da pesquisa 2.536 tutores de cães e foram analisadas as ligações entre as dietas dos animais e os resultados de saúde.

Andrew Knight, professor de bem-estar e ética animal da Universidade de Winchester, no Reino Unido, afirma que as descobertas são claras. Ele explica:

“Descobrimos que a dieta mais saudável e menos perigosa para os cães era uma dieta vegana nutricionalmente saudável”.

Dietas convencionais ‘menos saudáveis’

Os resultados mostraram claramente que os cães com dietas convencionais de carne são menos saudáveis ​​do que os cães que consomem carne crua ou dietas veganas.

Foram comparadas as:

  • visitas ao veterinário;
  • maior uso de medicamentos;
  • maior proporção de dietas terapêuticas;
  • e maior proporção de problemas de saúde.

Outros fatores, como a idade dos cães, também precisam ser levados em consideração para chegar em um resultado mais preciso.

Mas não se engane, a pesquisa também comprova que há perigos de uma dieta com carne crua (que não estão ligados a dietas veganas).

Segundo Knight:

“Há um número considerável de estudos mostrando que a dieta de carne crua está associada a patógenos bacterianos e parasitas e protozoários, que são mais prevalentes em cães e também nas pessoas da mesma casa”.

‘Superbactéria’ em alimentos crus para cães

A tendência de alimentar cães com alimentos crus pode estar alimentando a disseminação de bactérias resistentes a antibióticos.

Um estudo da UCIBIO, Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, em Portugal, examinou várias amostras de alimentos para cães em lojas e pet shops.

Os resultados revelaram que o Enterococci, gênero de bactéria comumente encontrado no intestino humano, estava presente em mais da metade das amostras analisadas.

Este tipo de bactéria é resistente a antibióticos, o que significa que algumas espécies de Enterococcus podem levar a surtos de doenças perigosas.

Ou seja, é evidente que as dietas de carne crua estão associadas a riscos alimentares significativos, particularmente os patógenos.

Comida vegana para cães

Atualmente, de acordo com pesquisas, o mercado de alimentos veganos para animais de estimação deve valer US$ 15,6 bilhões até 2028, acima dos US$ 8,6 bilhões em 2020.

Apesar dos inúmeras estudos e interesse científico no campo das dietas veganas para cães, a maior preocupação é se os bichos de estimação podem ser realmente saudáveis ​​com as dietas veganas.

Essas preocupações são ecoadas pela British Veterinary Association, que atualmente não recomenda alimentar os cães apenas com uma dieta vegana.

A presidente da BVA, Justine Shotton, explica:

“No entanto, atualmente há uma falta de dados robustos mapeando as consequências para a saúde de alimentar um grande número de cães com uma dieta vegana ao longo de muitos anos, por isso esperamos ver mais pesquisas sobre se fontes de proteína não animal podem atender à dieta de um cão, requisitos a longo prazo”.

Os donos devem procurar veterinários e profissionais especializados para evitar deficiências alimentares e doenças associadas e para acertar na quantidade de alimento visando obter o equilíbrio de nutrientes.

Que tenhamos sempre em mente: alimentos com menos substâncias duvidosas e fontes que sabemos a procedência, são sempre melhores para a saúde dos cães.

Talvez te interesse ler também:

Carne de laboratório pode ser usada em ração de cães e gatos 

Tanuki, o cão-guaxinim: além de lindo, é símbolo de sorte!

Clonagem de animais: cópias geneticamente fieis do seu pet

O que é especismo




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...