Qual é a diferença entre Veganismo e Plant Based?


Já leu em algum rótulo de alimento a palavra Plant Based? Pensou que se tratasse de veganismo? Pois vamos entender isso.

Com o crescente aumento de pessoas mais conscientes com alimentação, meio ambiente e escolhas de consumo, vários estilos de vida alternativos vêm surgindo.

Cada estilo de vida tem um propósito e uma denominação para diferenciá-los.

E este é o caso de duas de denominações que, erroneamente, acabam sendo confundidas como se se tratassem do mesmo estilo de vida.

Os termos em questão são o Veganismo e o Plant Based. Para esclarecer esse mal entendido, esse conteúdo traz as diferenças entre esses termos.

O que é Veganismo

Veganismo é um termo que vai além da dieta e diz respeito às escolhas relacionadas a um estilo de vida baseado na ética, na defesa e preservação dos animais.

O termo vegano, derivado do inglês ‘vegan’, foi criado em 1944 pelo fundador da The Vegan Society, Donald Watson.

Esse termo define um estilo de vida que evita o uso de produtos de origem animal em todos os aspectos, por razões éticas e solidárias aos animais.

Nesse contexto, o Veganismo exclui todas as formas de exploração e crueldade animal, seja na produção e consumo de alimentos, que em outras formas de consumo como em roupas, cosméticos, higiene pessoal, limpeza, serviços e atividades em geral.

Sendo assim, uma alimentação vegana exclui qualquer alimento de origem animal, como leite, ovos, carne, peixe, aves e mel.

Além disso,  também não utiliza nenhum produto ou serviço que explore animais.

Ademais, é contra os testes em animais feitos pelos laboratórios.

O que é Plant Based

Plant based ė um termo inglês que significa “Baseado em Plantas” e que está associado à dieta alimentar à base de vegetais integrais.

Esse termo foi apresentado pelo Dr. T. Colin Campbell, na década de 1980, para definir uma dieta com baixo teor de gordura e alta quantidade de fibras vegetais.

Com base nesta proposta, esse termo se refere à uma alimentação voltada aos benefícios dos vegetais para a saúde.

Seguindo essa premissa, o estilo de vida e alimentação Plant Based não tem como foco principal os aspectos éticos e morais relacionados à vida animal.

Dessa forma, quem segue um estilo de vida Plant Based pode, por exemplo, usar roupas de couro ou usar cosméticos testados em animais, atitudes que são inconcebíveis para um vegano.

Outra questão sobre Plant Based ė que, em sua origem, esse termo fazia referência à uma dieta alimentar constituída de alimentos vegetais, integrais e naturais, entretanto, as indústrias alimentícias começaram a utilizá-lo para especificação de seus produtos feito com matérias-prima vegetais.

Outro fator associado a essa questão é que várias empresas preferem utilizam o termo Plant Based’, para atrair um público consumidor mais abrangente.

Greeenwashing puro! Não caia nessa cilada.

Plantas Based x Veganismo

Segue uma comparação que estabelece as diferenças entre Veganismo e Plant Based:

Os produtos alimentícios veganos são isentos de exploração animal em todas as etapas do processo de produção.

Veganos não usam produtos testados em animais.

Também não fazem uso de produtos que tenham algum insumo de origem animal.

Já no caso do Plant Based, o consumo de produtos de origem animal podem não ser totalmente excluídos.

O conceito Plant Based se baseia em uma dieta alimentar, já o Veganismo é uma ideologia e uma filosofia de vida.

O princípio original da dieta Plant Based era o de evitar consumir alimentos processados como: óleos, produtos industrializados, fast food, açúcares e farinhas refinadas.

O princípio fundamental do Veganismo é abolir a exploração, o sofrimento e o abate animal produzido pela ação humana.

Ser Vegano e Plant Based

Uma pessoa que vive o Veganismo pode adotar uma dieta Plant Based, no sentido de ter uma alimentação mais saudável, natural e integral, deixando de comer alimentos farináceos, gordurosos, fast good, processados e industrializados.

Desconfie dos alimentos industrializados que levem a palavra Plant Based no rótulo pois esse termo pode ser apenas um gatilho para vender. A dieta Plant Based é arroz, feijão e verdura da feira cozinhada em casa. Pelo menos conceitualmente falando deveria ser assim, depois industrializam tudo.

Da mesma forma, nem tudo o que é vegano é necessariamente saudável. O produto pode não conter exploração animal mas pode ser um alimento industrializado cheio de químicos: corantes, estabilizantes, conservantes artificiais, sem animais envolvidos na produção.

As semelhanças entre Veganimo e Plant Based portanto, a priori, é que, em termos de alimentação, ambas seriam dietas baseadas em alimentos saudáveis e de origem vegetal. Mas, como vimos, nem sempre é assim.

Evolução Alimentar

Além do Plant Based existem outros tipos de dietas alimentares, e todas podem fazer parte de uma evolução que leve à escolhas de consumo alimentício mais consciente e sustentável para com os animais, a natureza e a saúde humana.

Talvez te interesse ler também:

Tipos de alimentos: como a alimentação pode influenciar nossa energia

Alimentos termogênicos: o que são, quais são, por que ajudam a emagrecer? 

Alimentos ricos em zinco para previnir Covid e outras doenças




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...