Urucum: Benefícios, Propriedades Medicinais e Usos Surpreendentes


O urucum (Bixa orellana) é um arbusto tropical nativo da América Latina, conhecido por suas vibrantes sementes vermelhas. Essas sementes são ricas em carotenoides, antioxidantes e outros compostos benéficos à saúde, conferindo ao urucum diversas propriedades medicinais.

Descubra os benefícios do urucum para a saúde, suas propriedades medicinais e como preparar o chá de urucum em casa.

Sementes abertas de Urucum

Urucum aberto com sementes

O urucum, no Brasil, também é chamado de urucu, colorau, uru-uva e açafroeira-da-terra. Nos países da América Central é conhecido como achiote.

Na América Latina, o urucum se destaca como condimento corante na culinária, pigmento natural para tingir tecidos e ingrediente de produtos cosméticos por seus benefícios à pele.

Tipos de Urucum

Existem mais de 60 tipos de urucum já catalogados pelo IAC – Instituto Agronômico de Campinas e, cada um desses tem aplicações específicas, em função dos conteúdos de princípios ativos interessantes para o uso – carotenóide e antioxidante, acelerador do metabolismo das gorduras e redutor do colesterol HDL.

O corante vermelho do urucum é usado pelos indígenas brasileiros, e de outros lugares, misturado com óleos, como protetor da pele contra ataque de mosquitos e outros insetos.

Usos Medicinais do Urucum

Seu uso medicinal se dá através das sementes, ricas em carotenóides, e das folhas. Popularmente, o urucum é recomendado para problemas respiratórios, inflamações de garganta, sinusite, em casos de mal estar cardíaco com palpitação e em crises de asma. Mas muitos outros usos também se fazem dele como:

  • para o fortalecimento dos rins,
  • melhoria do processo digestivo,
  • indigestão e prisão de ventre,
  • azia e desconforto por ingestão abusiva de alimentos irritantes da mucosa gástrica.

Por algumas pessoas, o chá de sementes de urucum é usado como afrodisíaco.

O urucum é usado também nas dietas para perder de peso por sua capacidade de acelerar o metabolismo das gorduras, desintoxicar o fígado e, por essa razão, como hepatoprotetor e para reduzir os níveis de colesterol ruim no sangue.

Os bons resultados do uso do urucum nos regimes de emagrecimento são empíricos, sem comprovação científica, até o momento.

Em muitos lugares também se usa urucum como febrífugo, anti-malárico, para tratar hepatite, disenteria e até picada de cobra venenosa – não, não é brincadeira, não: acontece que todos os venenos vão parar ao fígado, que luta para transformá-los em “inofensivos” pela degradação. Esta luta do fígado saturado de toxinas acaba produzindo uma degradação da própria víscera, uma cirrose hepática ou mesmo hepatites. Este é também um dos drásticos efeitos das picadas de cobra, e é aí que entra o urucum.

Porém, por ser um hepatoprotetor, ao ser consumido em excesso se torna hepatotóxico. Saiba mais aqui. E neste link, há uma boa reportagem sobre o uso do urucum como remédio.

O que Tem de Bom no Urucum?

  • cálcio
  • fósforo
  • ferro
  • aminoácidos
  • vitaminas B2, B3, A e C
  • cianidina
  • ácidos elágico
  • salicílico
  • saponinas
  • taninos

10 Benefícios do Urucum para a Saúde

  1. Antioxidante: O urucum é rico em carotenoides, como o betacaroteno, que combatem os radicais livres e protegem as células contra danos oxidativos, prevenindo doenças crônicas como o câncer e doenças cardíacas.
  2. Antiflamatório: O urucum possui propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a reduzir a inflamação no corpo, aliviando sintomas de doenças como artrite, reumatismo e dores musculares.
  3. Protetor da pele: O betacaroteno presente no urucum ajuda a proteger a pele dos danos causados pelos raios UV do sol, prevenindo o envelhecimento precoce e o câncer de pele.
  4. Cicatrizante: O urucum tem propriedades cicatrizantes que podem ajudar a acelerar a cura de feridas e queimaduras.
  5. Imunológico: O urucum ajuda a fortalecer o sistema imunológico, aumentando a resistência a infecções.
  6. Saúde dos olhos: O betacaroteno é convertido em vitamina A no organismo, essencial para a saúde dos olhos e a prevenção da cegueira noturna.
  7. Saúde do coração: O urucum ajuda a reduzir o colesterol LDL (“mau”) e aumentar o colesterol HDL (“bom”), protegendo o coração de doenças.
  8. Saúde digestiva: O urucum pode ajudar a melhorar a digestão e aliviar problemas digestivos como azia e constipação.
  9. Saúde dos rins: O urucum tem propriedades diuréticas que podem ajudar a eliminar toxinas do corpo e proteger os rins.
  10. Afrodisíaco: O urucum é conhecido popularmente como afrodisíaco, mas ainda faltam estudos científicos para comprovar essa propriedade.

Como Preparar Chá com Sementes de Urucum

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de sementes de urucum
  • 500 ml de água

Modo de preparo:

  1. Ferva a água em uma panela.
  2. Adicione as sementes de urucum e deixe ferver por 5 minutos.
  3. Desligue o fogo, tampe a panela e deixe descansar por 10 minutos.
  4. Coe o chá e sirva quente ou frio.

Como Preparar Chá com Folhas de Urucum

Ingredientes:

  • 10 folhas de urucum
  • 1 litro de água

Modo de preparo:

  1. Ferva 10 folhas frescas de urucum em 1 litro de água, por 10 minutos.
  2. Retire as folhas e tome o chá, 3 vezes ao dia.
  3. Este mesmo chá também pode ser usado para lavagens e banhos.

Contraindicações:

O urucum é geralmente seguro para a maioria das pessoas, mas é importante consultar um médico antes de consumi-lo se você estiver grávida, amamentando ou se tiver alguma condição médica pré-existente.

Atenção!

  • As informações sobre os benefícios medicinais do urucum são apenas para fins informativos e não devem ser usadas como um substituto para o conselho médico profissional.
  • Consulte um médico antes de usar o urucum para tratar qualquer condição médica.

Talvez te interesse ler também:

CONHEÇA 12 REMÉDIOS NATURAIS PARA HEMORRÓIDAS

REMÉDIOS CASEIROS PARA CANDIDÍASE QUE REALMENTE FUNCIONAM

ALECRIM: O CHÁ QUE ALEGRA A ALMA E CURA O CORPO




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...