Os Poderes e os Benefícios Comprovados da Oração


Desde os primórdios dos tempos, o ser humano anseia por estabelecer uma conexão com o divino através da oração, buscando força, conforto, orientação e cura. Nos momentos mais difíceis e desesperadores, a oração se torna um refúgio, proporcionando alento, fé e esperança para superar o sofrimento e o temor.

©cottonbro studio/Pexels

©cottonbro studio/Pexels

Neste conteúdo, exploraremos os poderes da oração e seus inúmeros benefícios. Acompanhe e descubra mais sobre esse poderoso recurso espiritual.

O que representa a Oração?

A oração é uma prática espiritual comum em muitos círculos esotéricos, religiões e crenças. Muitas pessoas utilizam a oração para obter cura, equilíbrio, purificação, paz e  elevação.

Quais são os poderes da oração?

Alguns dos poderes atribuídos à oração incluem:

Fortalecimento da conexão com o divino

A oração pode ajudar a fortalecer a conexão de uma pessoa com uma força superior. Através da oração, pessoas encontram conforto e orientação em momentos difíceis.

Alívio do estresse e ansiedade

A oração pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, pois permite que as pessoas expressem suas preocupações e medos a uma força superior. Isso pode trazer uma sensação de paz e tranquilidade.

Cura física e emocional

Existem pessoas que acredtam ter sido curadas, física ou emocionalmente, através do poder da oração. A oração pode ajudar a aliviar a dor, acelerar a recuperação e fornecer uma sensação de alívio e bem-estar.

Manifestação de intenções

Há também quem diga que a oração ajudou a manifestar intenções, pois ao se concentrar nos objetivos e pedir a ajuda divina para alcançá-los, puderam sentir que a oração contribuiu para cristalizá-los.

Aumento da gratidão

A oração também pode ajudar a aumentar a gratidão de uma pessoa, permitindo que ela reflita sobre as bênçãos em sua vida. Isto pode ajudar a criar uma atitude mais positiva e cultivar um senso de gratidão em relação às coisas boas que acontecem.

Acalmar a mente

A oração tem o poder de acalmar a mente e reduzir a atividade mental excessiva, o que consequentemente melhora a clareza mental e aumenta a concentração.

Finalidades da oração

Dentre as finalidades da oração, podemos listar:

Conforto Emocional

A oração é capaz de proporcionar conforto emocional, reduzir o estresse e a ansiedade, melhorando o humor e a sensação de bem-estar. Esses benefícios podem auxiliar o corpo a se recuperar mais rapidamente de uma doença e enfrentar de forma mais eficaz a dor e outros sintomas.

Apoio a tratamentos médicos

O ato de orar pode ser um apoio aos tratamentos médicos convencionais, ajudando o paciente a encontrar força e motivação para seguir em frente com o tratamento, e cuidar melhor de si mesmo.

Promoção de Bem-Estar

Orar pode ter um efeito positivo na saúde geral e no bem-estar da pessoa, promovendo serenidade e resiliência para lidar com as adversidades.

Pesquisas sobre os Benefícios e os Poderes da Oração

© SHVETS production/Pexels

© SHVETS production/Pexels

Não há evidências científicas que comprovem, de forma contundente, que a oração por si só possa curar uma doença. No entanto, estudos têm trazido à tona a ideia de que a oração, a espiritualidade e a religiosidade possam ter um efeito positivo na saúde mental, emocional e física das pessoas.

Há décadas, pesquisadores vêm buscando compreender os efeitos da oração sobre a mente, o corpo e as emoções. Seguem algumas dessas pesquisas:

Florida State University

Pesquisadores da Florida State University perceberam que orar por alguém aumenta sua prontidão para perdoá-lo.

Quando um grupo de homens e mulheres orou pelo bem-estar de um amigo próximo todos os dias durante quatro semanas, eles ficaram mais dispostos a perdoar não apenas o amigo, mas as pessoas em geral. O perdão está associado a uma melhor saúde geral e satisfação com a vida.

Universidade de Miami

Pesquisadores da Universidade de Miami descobriram que a oração e as práticas religiosas melhoram a capacidade de buscar e alcançar objetivos de longo prazo. Isso ocorre porque a oração afeta regiões do cérebro que aprimoram o autocontrole.

Universidade de Wisconsin

Uma pesquisa conduzida pela Universidade de Wisconsin-Madison concluiu que as vítimas de relacionamentos abusivos que incluíram a oração em suas vidas superaram o trauma, recuperaram a autoimagem positiva e reduziram a dor emocional.

Universidade de Columbia

Pesquisadores da Universidade de Columbia descobriram que as pessoas que valorizavam a religião e frequentavam regularmente a igreja tiveram 90% menos probabilidade de desenvolver depressão do que os não religiosos.

Artigo da Conferência Spirituality in Healthcare

Esta revisão de pesquisas, publicada na plataforma de periódicos científicos – MDPI e apresentada durante a Conferência Spirituality in Healthcare em 2015, identificou resultados positivos em relação à espiritualidade na saúde. A revisão sistemática da literatura foi realizada com base em 92 artigos, dos quais 12 foram incluídos na análise.

Os resultados revelaram que a oração foi considerada um fator positivo em sete estudos, e foram identificados vários efeitos benéficos da oração na saúde, tais como:

  • Redução da ansiedade em mães de crianças com câncer.
  • Diminuição do nível de preocupação entre os participantes que acreditavam na solução do seu problema.
  • Melhoria do funcionamento físico em pacientes que acreditaram na eficácia da oração.

Considerando esses aspectos positivos, a revisão concluiu que:

  • A oração é uma intervenção e recurso não farmacológico que deve ser incluído no cuidado holístico de enfermagem, visando o bem-estar do paciente.
  • A oração parece auxiliar os pacientes a enfrentarem momentos de doença e crise.
  • Há necessidade de pesquisas adicionais para avaliar mais detalhadamente os benefícios da oração na saúde dos pacientes.
  • Os profissionais de saúde devem considerar a espiritualidade e as necessidades religiosas dos pacientes e estar preparados para fornecer esse suporte.

Médico fala sobre os benefícios e os efeitos curativos da Oração

Neste vídeo compartilhado na página Valioso Norte, o médico neurologista Dr. Denis Birman fala sobre os benefícios e os efeitos curativos da oração:

Relação entre Oração e Cura

Como visto, a relação entre oração e cura tem sido objeto de estudo em diversas áreas da ciência, incluindo psicologia, medicina e neurociência. No entanto, ainda não existe uma explicação científica definitiva para o poder de cura da oração.

Algumas análises sugerem que a oração pode ter efeitos benéficos sobre o bem-estar físico e emocional das pessoas, devido ao seu potencial para reduzir o estresse e a ansiedade.

Outros estudos destacam que a oração pode ajudar as pessoas a se sentirem mais conectadas e apoiadas, o que pode ter um impacto positivo na saúde mental e física.

É importante lembrar que a eficácia da oração é individual e subjetiva, dependendo da experiência e fé de cada pessoa. Portanto, enquanto algumas pessoas podem encontrar conforto e cura através da oração, outras podem não sentir efeitos significativos. Respeitar as crenças e experiências individuais é fundamental ao discutir a oração como parte do bem-estar geral.

E você acredita no Poder da Oração?

Fontes:

  1. National Library of Medicine: -Espiritualidade, religiosidade e saúde mental: uma revisão das evidências científicas atuais
  2. Science Daily: – Oração aumenta o perdão, mostra estudo
  3. Renewal Journal: – A Ciência reconhece o Poder da Oração
  4. Science Daily: – A religião pode ter evoluído devido à sua capacidade de ajudar as pessoas a exercer autocontrole
  5. University of Wiscosin – Madison: – Estudo descobre que a oração pode ajudar a lidar com emoções prejudiciais
  6. Science Daily: – Espiritualidade e religião podem proteger contra depressão maior por espessamento do córtex cerebral
  7. MDPI – O efeito da oração na saúde dos pacientes: revisão sistemática da literatura
  8. Valioso Norte: – Neurologista dá depoimento sobre Benefícios da Oração

Para mais conteúdos sobre espiritualidade, veja também:

Hamsá:  O significado e a lenda da Mão de Fátima

Seres estelares: Quem são, onde e como vivem

Os Significados das cores dos Raios de Luz na Espiritualidade

O que é espiritualidade e como ela pode nos ajudar

Como a espiritualidade influencia nossos hábitos alimentares e vice-versa

O que é Japamala? Para que serve e como usar




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...