Bem-estar psicológico: 6 fatores essenciais


Bem-estar é um conceito complexo que inclui diferentes facetas e dimensões que podem ser subjetiva, social, psicológica além de estar intimamente relacionado com o estado de saúde. Carol Ryff, da Universidade de Wisconsin-Madison, é uma verdadeira guru neste tema e possui muitos anos dedicados ao conceito de bem-estar para entender quais são os principais fatores que, em um nível psicológico, contribuem para a realização deste conceito que tantos filósofos ao longo dos tempos têm questionado.

Recentemente, a pesquisadora publicou em Psychotherapy and Psychosomatics, uma revisão que diz respeito precisamente a este tópico. A pesquisadora afirma que seriam 6 os aspectos particularmente importantes para alcançar o cobiçado objetivo do bem-estar psicológico.

ACEITAR-SE

Ter uma atitude positiva em relação a si mesmo, apreciando as virtudes e qualidades que você tem (sabendo reconhecê-las), mas igualmente aceitando também os aspectos ruins do próprio caráter ou do próprio físico, ou seja, os próprios defeitos. O conceito de “aceitar a si mesmo” é também muito importante para fazer as contas e metabolizar a vida passada com os seus momentos felizes, mas também com os momentos tristes que a pessoa viveu.

CRIAÇÃO DE LIGAÇÕES DE QUALIDADE

Depois de ter encontrado uma maneira de ser feliz com você mesmo, o próximo passo é certamente ficar bem com outras pessoas e criar laços duradouros e estáveis, ​​sentimentais ou de amizade. O importante é saber confiar, experimentar sentimentos de carinho, intimidade e empatia com outras pessoas.

SENSOS DE AUTONOMIAS DE PENSAMENTO E AÇÃO

E importante desenvolver uma autonomia seja em relação às suas próprias crenças como em ações concretas. Deve-se portanto, ser capaz de suportar as pressões que vêm de fora: social, familiar, etc. Mantendo-se sempre coerente com os seus próprios pontos de vista, evitando, assim, se preocupar muito com as expectativas e avaliações que os outros têm de você.

CAPACIDADE DE LIDAR COM AMBIENTES COMPLEXOS EM BASE A NECESSIDADES E VALORES

O bem-estar psicológico também é alcançado ao aprendermos a lidar da melhor forma possível com as dinâmicas do dia-a-dia que fogem do nosso controle. As coisas que acontecem sem que queiramos, devem ser geridas com pulso firme de modo a tirarmos proveito de todas as oportunidades que se apresentam em nossas vidas, para nossas necessidades e valores pessoais, sem nos irritarmos com o que está fora de nosso alcance.

TER UM PROPÓSITO E UMA META SIGNIFICATIVOS NA VIDA

De acordo com a pesquisa da Dra. Ryff, quem na vida se dedica apenas a buscar o prazer não alcança o verdadeiro bem-estar. Ter um propósito na vida, convicções firmes e seguir uma direção, são objetivos que cada pessoa nunca deve perder na vida. É fundamental também aprender a dar sentido no que aconteceu no passado para poder continuar determinado na direção escolhida.

CRESCIMENTO PESSOAL

As pessoas que “trabalham para si mesmas” e que estão em contínuo desenvolvimento, crescimento e expansão, graças ao desejo de enfrentar novas experiências, podem realizar o próprio potencial e alcançar o bem-estar. Ter uma maior consciência de si mesmo e se comprometer todos os dias para melhorar-se, são métodos eficazes para nunca se cansar e ter uma atitude mais pró-ativa em relação à vida.

Estes fatores não são exatamente simples de serem seguidos, mas desde que o mundo é mundo, a felicidade e o bem-estar são considerados as mais cobiçadas e desejadas, e ao mesmo tempo mais difíceis, metas de se alcançar (e manter!) na vida. Então, vale a pena tentar!




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...