O impacto do Veganismo na preservação do meio ambiente

O veganismo é a solução para evitar o colapso ambiental?


O impacto destrutivo da produção e consumo de carnes e alimentos de origem animal é cada vez mais perceptível. Só para se ter uma noção, a demanda global por carne impulsionou um vasto desmatamento no mundo inteiro. Será que a solução para os impactos ambientais é o veganismo?

A cadeia de produção de carne bovina desmata terras para cultivar soja e alimentar rebanhos de gado.

Além disso, no mundo inteiro usam-se 15,4 mil litros de água para 1 quilo de carne.

E se cada pessoa adotasse o veganismo como estilo de vida? Haveria alguma diferença na luta pela preservação da Terra?

Impactos do veganismo para os animais

Um estilo de vida vegano poupa bilhões de animais de uma vida de confinamento, sofrimento e de serem abatidos. Contribui também para o combate da extinção de espécies.

Veganos não consomem nenhum tipo de carne, de alimentos de origem animal, produtos feitos mediante exploração animal como roupas, cosméticos testados, etc.  Por isso, veganos não perpetuam a crueldade com os animais.

Impactos do veganismo para o meio ambiente

Aproximadamente, 75% das terras agricultáveis do planeta são usadas para pastagem e produção de ração para a pecuária. Muitas dessas áreas de desmatamento ocorrem em florestas nativas.

No Brasil, segundo a ONU, mais de 80% do desmatamento entre 1990 e 2005 ocorreu para consumo de carne.

Impactos do veganismo para os recursos naturais

Além do desmatamento, acredita-se que não há em nosso planeta, terra, água e insumos suficientes para produzir carne, leite e ovos para alimentar a demanda da população mundial em constante crescimento.

Impactos do veganismo para a água

De acordo com a ONU, a agropecuária consome cerca de 70% da água do mundo.

A produção de 1kg de carne bovina, por exemplo, necessita de mais de 15 mil litros de água, de acordo com a organização internacional Water Footprint.

Para produzir a mesma quantidade de cereais, por exemplo, são necessários apenas 1644 litros.

Veganos poupam 2250 litros de água por dia!

Impactos do veganismo para o clima

Pesquisadores da Universidade de Oxford descobriram que remover o consumo da carne e de laticínios da dieta pode reduzir a pegada ecológica em até 73%. A produção de carne e lacticínios é responsável por 60% das emissões de gases de efeito estufa da agricultura.

A pecuária por si só, é responsável por 15% do total das emissões de gases de efeito estufa, superando até mesmo as emissões causadas pelo transporte.

Apesar de a pecuária ser um dos maiores problemas, não é o único, pois uma pesquisa divulgada recentemente pela Universidade de Oviedo, na Espanha, revelou que cada dúzia de ovos tem o mesmo impacto que 2,7 kg de CO2 no meio ambiente.

Impactos do veganismo para a saúde

Muitos estudos ligam o consumo de carne à doenças e a promoção da saúde ao veganismo. Veganos se importam mais com a alimentação pois precisam balancear nutrientes, acabam por se alimentar melhor (com exceções, é claro).

Calculadora Vegana

Para ter uma ideia do impacto que ser vegano pode trazer ao meio ambiente, consulte o site Vegan Calculator e conheça a consequência de suas escolhas diárias.

O veganismo pode salvar o planeta?

Este vídeo do canal Alyusson Augusto explica porque o veganismo pode solucionar os impactos destrutivos, que vêm sendo causados pela produção e consumos de carnes e produtos de origem animal:

O alerta da ONU

Em 2006, as Nações Unidas declararam em um relatório que o setor pecuário surge como um grande causador dos problemas ambientais.

Quatro anos depois, a ONU fez o alerta que uma mudança global em direção a uma dieta vegana é vital para:

  • salvar o mundo da fome
  • combater a pobreza
  • e os piores impactos das mudanças climáticas

Mais comida para todos e menos aquecimento global com a dieta vegana, alerta ONU

Como ser vegano e beneficiar a vida no planeta?

A possibilidade de vivermos um colapso ambiental pode ser mitigada com o aumento do veganismo. Embora o consumo de alimentos de origem animal não seja o único responsável pelos problemas ambientais, sua contribuição é bem acentuada.

A redução do consumo de alimentos e produtos de origem animal pode contribuir de forma decisiva para mitigar a matança de animais, crise ambiental, doenças, fome e desmatamento.

Muitas pessoas estão descobrindo os prazeres e benefícios do veganismo. No Brasil, 7 milhões de pessoas já que adotaram esse estilo de vida, o que corresponde a 3,2% da nossa população.

Se você ainda não é vegano e quiser adotar este estilo de vida, confira nossa seção Vegetariano e Vegano e saiba como fazer a transição e viver o veganismo.

Fontes:

Confira como substituir alimentos de origem animal por de origem vegetal em:

Salsicha Vegana é Saudável! Conheça 8 Saborosas Receitas

Lombo vegano: receitas de lombo sem crueldade animal

Frango vegano? Confira 10 receitas!

7 Incríveis Receitas de Bifes Veganos. Experimente!

8 Receitas de Omeletes Veganos. Deliciosas 🙂

Peixe, Salmão, Sardinha, Camarão e Bacalhau: Receitas Veganas

Queijo Vegetal Existe! Conheça Opções Veganas para o Queijo

10 Receitas de Quibe de Forno Vegano

Leites vegetais: 7 alternativas ao leite de vaca

Como preparar um delicioso Churrasco Vegano

16 receitas de espetinho vegetariano para o churrasco




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...