O que é Embotamento Afetivo: sinais, causas e como enfrentar o problema

Pessoas frias demais, racionais demais, que parecem não ter sentimentos podem ter embotamento afetivo.


Na era das relações líquidas e fugazes, do contato mais virtual, do corre do dia a dia, as pessoas vêm dando sinais de um problema psicológico chamado embotamento afetivo, que é a perda do interesse pela vivência afetiva.

Sem se darem conta, as pessoas podem estar vivendo esse distúrbio pois, hoje em dia, é muito comum ouvir cada vez mais pessoas dizendo que não têm vontade de ter amigos ou relacionamentos afetivos.

Infelizmente, esse comportamento é mais comum do que se imagina. Por isso, esse conteúdo traz informações sobre o que é, como identificar e enfrentar o problema do embotamento afetivo.

Como se manifesta o Embotamento Afetivo

Geralmente a pessoa que sofre com embotamento costuma ser mais isolada e ter uma postura mais retraída, devido à dificuldade de expressar suas emoções e sentimentos.

A perda da afetividade e da capacidade de sentir e de expressar sentimentos e emoções são características do embotamento afetivo.

As causas do Embotamento Afetivo

Esse transtorno pode ocorrer após eventos traumáticos ou ser sintomas de outros problemas psicológicos ou transtornos mentais pré-existentes, como por exemplo, a psicose, a esquizofrenia e outros.

O embotamento afetivo também pode ocorrer em virtude do excesso de pressão, estresse e ansiedade, provocados por sobrecarga relacionada às obrigações, culpas, contrariedades, fracassos e relacionamentos mal-sucedidos.

Consequências

Esse problema psicológico provoca um estado de desamor e falta de afeto em relação às pessoas: familiares, amizades ou parceiros íntimos.

Neste estado, a pessoa pode se isolar, criar o seu mundo e evitar trocas afetivas, mantendo assim um distanciamento afetivo das pessoas e produzindo o entorpecimento progressivo das emoções, tornando-se indisponível emocionalmente.

O agravamento do embotamentos afetivo pode desencadear problemas psicólogicos mais graves como uma depressão severa e até mesmo levar ao suicídio.

Sinais de que uma pessoa sofre de Embotamento Afetivo

Os principais traços de comportamento ligados ao embotamento afetivo podem ser:

  • dificuldade em expressar emoções
  • ter um pensamento sempre demasiado lógico e racional
  • evitar envolver-se emocionalmente
  • ter medo de se envolver com as pessoas
  • ter desinteresse por relacionamentos
  • ter frieza e indiferença
  • não sentir vontade de interagir e se divertir com as pessoas
  • ter apatia emocional e afetiva
  • ter incapacidade de sentir afeto
  • ter falta de alegria
  • anedonia, que é a perda do interesse do que gostava antes e lhe dava prazer, por exemplo, sair com amigos, ir ao cinema, praticar um hobby, conversar, etc.
  • ser desinteressado e desinteressante
  • falta de libido
  • redução do apetite
  • ausência de motivação
  • negligência consigo mesmo
  • bloqueio das emoções e dos sentimentos
  • ansiedade quando sofre exposição à interações sociais
  • vazio interno
  • na pior das hipóteses, desinteresse total pela vida

Como enfrentar o problema do Embotamento Afetivo?

O que fazer com alguém que apresenta Embotamento Afetivo

Se você estiver se relacionando com alguém que se mostra frio demais, racional demais, que parece não ter sentimento, empatia e outros sinais acima descritos, talvez essa pessoa tenha esse distúrbio.

Você não deve nunca julgá-la e menos ainda tentar “diagnosticar” seus problemas.

Você pode querer ajudar a pessoa, mas é preciso ter muita paciência. Geralmente uma pessoa com dificuldade de sentir e expressar afeto não é assim porque quer, e muito provavelmente sofre com essa dificuldade. Acontece que do outro lado da relação, existe alguém que precisa de afeto e ficar ali tentando receber amor é insustentável por muito tempo.

Como acontece na maioria das vezes, pessoas com problemas relacionais se dão conta de estar com problemas apenas quando começam a perder amigos e contatos, afinal, não é fácil se relacionar com pessoas frias porque parece que elas não têm sentimentos.

Cada um sabe de si e dos seus limites, mas é preciso ter em mente que relacionar-se com pessoas com embotamento afetivo pode ser perigoso e se transformar em uma relação tóxica.

De um lado, é preciso ter muita paciência e delicadeza no afrontar do problema; e do outro, é preciso humildade para reconhecer a necessidade de ajuda.

O que fazer para sair do estado de Embotamento Afetivo?

Antes de mais nada, é preciso se auto-observar e identificar sinais no comportamento que denunciam que algo não vai bem, para então reconhecer a si mesmo que precisa de ajuda e buscar meios para sair desse estado.

A partir do momento que se reconhece o problema, é preciso buscar ajuda profissional se quiser sair dele: psicoterapia, psicanálise podem ajudar e muito.

Para ter certeza de que se trata do embotamento afetivo, é recomendável passar por um psicólogo a fim de ter um diagnóstico preciso.

Tratamentos para o Embotamento Afetivo

O embotamento afetivo pode ser tratado com psicoterapia, a fim de ajudar o indivíduo a perceber a importância do afeto e desenvolver a afetividade, o que favorecerá a interação social e a expressão de sentimentos.

O mais importante é identificar esse problema e saber lidar com as suas causas, por isso, a necessidade de um acompanhamento profissional.

Psicóloga fala sobre o excesso de racionalidade em quem tem embotamento afetivo

A psicóloga Claudia Pimentel, neste vídeo do seu canal, explica as características do embotamento afetivo, como:

  • Pensar muito, em detrimento do sentir
  • Excesso de racionalidade para controlar os sentimentos e compensar a dificuldade de lidar bem com as próprias emoções

A importância do afeto

O embotamento afetivo pode levar ao isolamento extremo e a uma grave depressão, porque o ser humano precisa de afeto e reciprocidade, Por isso, caso existam alguns desse sinais, faz-se necessário tratá-los para que não se perca o prazer pela vida e a capacidade de ser feliz.

Fontes:

Confira conteúdos que podem ajudar a sair do embotamento emocional:

O segredo para ser feliz é usar a mentalidade de um surfista

Os 4 Compromissos para sermos felizes e termos mais liberdade

4 hobbies que podem te fazer mais feliz

Sorrir, ainda que um sorriso falso, faz bem à saúde e deixa a gente feliz

Caminhar pode nos tornar mais criativos e felizes

Estoicismo, a Filosofia do Viver em Paz. 10 Ensinamentos para a Vida

Poder transformador: abundância, dinheiro e prosperidade àqueles que sentem gratidão

O poder da gratidão na visão de um psicólogo

Diário de gratidão: como e por que começar a escrever um

O que Fazer Quando Sente a Energia Baixa?

Como e por que elevar sua vibração: benefícios físicos e espirituais




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...