Como ter Autocuidado Emocional: 10 Dicas!


Uma palavra começou a fazer sucesso nos últimos anos, especialmente no período da pandemia de Covid-19: o autocuidado.

Muitas pessoas aproveitaram o tempo mais recluso para cuidar mais da pele e do cabelo, receitas de skincare começaram a circular na internet e virou objeto de consumo postar aquela foto de roupão, cercado de velas, com máscaras e hidratação no cabelo e um bom vinho na mão.

Porém, o autocuidado vai muito além dos cuidados estéticos. Existe um autocuidado emocional, que é igualmente importante, ou talvez mais. Afinal, de que adianta estar com a pele perfeita e os cabelos brilhantes e macios se internamente existirem críticas, julgamentos e infelicidade com o que é?

Então, além dos cuidados estéticos, que também são importantes, é essencial cuidar também da saúde mental, e é aí que entra o autocuidado emocional.

O autocuidado nada mais é que o cuidado consigo mesmo, como o próprio nome sugere; quando há uma preocupação com o autocuidado emocional o que está em jogo é estar bem, internamente.

Conheça abaixo 10 dicas de como ter mais autocuidado emocional.

Aprenda a vivenciar as emoções

É muito comum, especialmente na rotina atribulada da maioria das pessoas, que as emoções não sejam vivenciadas como deveriam. É quando entra em cena as repressões internas, as dificuldades em entender o que está sentindo e a fuga de algumas emoções. No entanto, nada disso é saudável: as emoções fazem parte da condição humana. É importante saber identificá-las e senti-las em toda sua potência.

Escreva um diário

Muitas vezes, escrever sobre o que sente pode ajudar muito no processo de autoconhecimento. Não é necessário que seja um diário propriamente dito, pode ser um caderno pautado ou qualquer outro que tenha à mão. O mais importante é criar o hábito de escrever sobre o que sente, como foi o dia, o que sentiu. Isso ajuda a reconhecer os processos internos e, consequentemente, melhorar a saúde emocional.

Aprenda a dar limites

Nas relações com os outros, é essencial estabelecer limites claros sobre o que é aceitável, negociável ou não, e, com base nisso, pautar seus relacionamentos. Pode ser difícil, inicialmente, mas saber dizer “não” é uma forma poderosa de cuidar de si mesmo e evitar situações de potencial sofrimento.

Busque terapia

A ajuda especializada é recomendada na maioria dos casos, pois fornece o que nenhum amigo ou familiar consegue: uma troca imparcial e qualificada que vai te ajudar no processo de autoconhecimento. Existem diversos profissionais que atendem gratuitamente ou cobram valores mais acessíveis.

Aprenda a ser grato

Embora tenha se tornado um clichê falar sobre gratidão, a dica aqui é aprender a agradecer pelas coisas boas que acontecem na sua vida todos os dias. Isso cria uma sensação positiva sobre a própria história, sem que isso signifique se alienar das questões problemáticas. Experimente escrever uma lista de coisas pelas quais você se tem gratidão. Pode ser no diário, em algum aplicativo ou mesmo mentalmente. O importante é sempre lembrar que há muito o que agradecer, todos os dias.

Aprenda a ter autocompaixão

A maioria das pessoas tem sobre si um julgamento interno muito opressor. São críticas destrutivas, comentários internos maldosos, que ninguém faria a nenhum amigo. É essencial ter autocompaixão, aceitação e aprender a identificar quando esse “juiz” interno, carregado de negatividade, aparece.

Medite

A meditação é uma prática acessível e tem como principal objetivo acalmar a mente e auxiliar no autoconhecimento. Se há dificuldade em meditar por muito tempo, experimente começar com 5 minutos e vá aumentado o tempo, conforme se sentir mais confortável. Na meditação é normal que os pensamentos apareçam, e assim que eles aparecerem, não se repreenda, apenas deixe-os fluir e desaparecer. Uma das técnicas mais simples é focar na respiração, mas existem várias formas de meditar, adequada para os mais variados perfis.

Tenha um propósito

De vez em quando, pare para refletir sobre o tipo de vida que almeja ter, o que quer alcançar, em que lugar quer chegar. Muito além das coisas materiais que você quer ter, pense na pessoa que você quer se tornar, o que é importante para você, quais as prioridades. Lute por isso e veja sua vida adquirir um novo sentido.

Cuide de si mesmo

O autocuidado emocional também passa por cuidar de si mesmo, externamente. Então cuide sim de sua aparência, vista-se como te agrada, prefira alimentos saudáveis, beba água, durma bem. Tudo isso ajuda no processo de se sentir bem consigo mesmo, em todos os aspectos.

Tenha relacionamentos saudáveis

Adianta muito pouco seguir todos os passos de autocuidado emocional, se você mantiver em sua vida pessoas que te fazem mal. Então mantenha por perto pessoas que te deixam feliz, que são honestas e verdadeiras com você, que te apoiem e te aceitem como você é.

Fontes:

  1. jenncorrea.com
  2. UOL

Talvez te interesse ler também:

O segredo para ser feliz é usar a mentalidade de um surfista

Por que não devemos julgar nossos pais, segundo Bert Hellinger

Os 4 Compromissos para sermos felizes e termos mais liberdade

Os maiores arrependimentos da vida revelados antes de morrer

Ciúme excessivo tem nome: Síndrome de Otelo

Personalidade Esquiva: o que é e como reconhecê-la




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...