Ciúme excessivo tem nome: Síndrome de Otelo


Certamente, boa parte das pessoas já sentiu aquela insegurança natural sobre o parceiro amoroso ou mesmo em outras relações, como amizade ou entre família. O fato é que o ciúme, em condições normais, é algo comum. Porém, existe um grau de ciúme que pode fazer muito mal, não somente ao alvo desse sentimento, como à própria pessoa: é o caso do ciúme patológico ou Síndrome de Otelo.

Para entender quando o ciúme é motivo de preocupação, conheça abaixo as principais diferenças entre ambos, quais os sinais e consequências e como tratar.

Por que se chama Síndrome de Otelo?

O termo “Síndrome de Otelo” tem inspiração na literatura.

Em uma das obras mais famosas do poeta William Shakespeare, “Otelo o Mouro de Veneza”, que data de 1603, o escritor conta a história de Otelo, um personagem que sente um ciúme tão intenso da esposa, Desdêmona, acreditando que ela é infiel que acaba por provocar uma tragédia na história de ambos.

Esse enredo inspirou os neuropsiquiatras John Todd e Kenneth Dewhurst a darem o nome “Síndrome de Otelo”, em 1955, ao Transtorno Delirante Paranoico do tipo Ciumento, que consta do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais.

Diferenças entre ciúme normal e patológico

O ciúme é uma emoção comum aos seres humanos e tem como principal motivação o medo de perder a pessoa amada para outra pessoa.

Derivado do latim Zellumen, que significa “zelo”, remete ao cuidado pelo objeto de amor. Em uma situação na qual o parceiro é alvo de algum flerte de terceiros, é comum e esperado sentir ciúme. Em contextos pontuais, essa emoção é esperada.

Porém, quando o ciúme gera medos e suspeitas infundadas sobre a fidelidade do parceiro, por exemplo, fazendo a pessoa que sente ciúme acreditar em pensamentos paranoicos, distorcendo fatos, trata-se de um ciúme patológico.

Sintomas da Síndrome de Otelo

Geralmente, a pessoa que desenvolve ciúmes patológico tem uma baixa autoestima, e pode acreditar que não merece o amor e a atenção.

Suas bases afetivas podem ter sido precárias, seja pela falta de atenção ao longo de seu desenvolvimento, o que a faz cobrar afeto na vida adulta, e a desenvolver um medo de que o outro perceba que ela não merece amor; ou mesmo pelo excesso de atenção, o que pode a tornar dependente emocionalmente.

Desse modo, o apego inseguro na infância ou um sentimento de inferioridade podem estar por trás do ciúme patológico, porém há outras causas.

Entre os sintomas da Síndrome de Otelo estão:

  • Desconfiança excessiva;
  • Raiva e irritabilidade;
  • Dificuldades de controlar as emoções e extravasamento constante dos ciúmes;
  • Busca por formas de controlar o parceiro, como checar o celular, seguir ou fazer constantes interrogatórios;
  • Distorção da realidade para comprovar suas suspeitas;
  • Impulsividade.

As consequências de um ciúme patológico

Além de desgastar a relação, tendo em vista que mostra para o parceiro que não há confiança nele, o ciúme patológico pode elevar a autoestima do outro a tal ponto que ele pode começar a acreditar que deve buscar outras pessoas, levando a possíveis traições.

Pode ainda tornar a vida da pessoa que sente ciúmes muito difícil, pois essa patologia é exaustiva, provoca intenso desgaste mental e danos constante à relação.

Leia também:

Tratamentos para a Síndrome de Otelo

Em primeiro lugar, quem sofre exageradamente de ciúme precisa reconhecer que talvez se trate de ciúme patológico.

E como saber se é patológico? Uma boa medida é perceber o quanto o sentimento está estragando as relações, e a prova dos nove (não precisaria chegar a isso) é perceber que todas as relações se desgatam por esse mesmo motivo.

Uma vez “diagnosticado” o erro, o tratamento para a Síndrome de Otelo pode ser feito por meio de psicanálise ou psicoterapia, que ajudem o paciente a se autoconhecer, buscando as causas da sua baixa autoestima e ao mesmo tempo fortalecer o amor próprio,

A psicanálise ou a psicoterapia também podem auxiliar no controle dos pensamentos obsessivos sobre a infidelidade do outro.

Em casos extremos, alguns profissionais podem indicar medicação que ajuda no alívio do estresse e da ansiedade.

A terapia de casal também pode ser interessante para quem busca continuar a relação com pessoas que sofram desse problema.

O mais importante é reconhecer que há um ciúme patológico em jogo, e buscar a ajuda necessária para se livrar de uma emoção que pode ser destrutiva para todos.

Saiba mais sobre o ciúme, normal e patológico, com o psicólogo Marco Lacerda do Nós da Questão.

Fontes:

  1. Tela Vita
  2. Psicologia Sem Fronteiras

Talvez te interesse ler também:

Anuptafobia: fobia de ficar solteiro, sozinho ou “pra titia”

A importância e o poder da PACIÊNCIA. Como ser paciente nas horas certas

Inveja branca não existe. Existe a cobiça que pode ser positiva. Veja as diferenças!

Narcisismo: todos os tipos, desdobramentos e sintomas

Maturidade emocional-psicológica: o que é e como conseguir?

Qual é o segredo do sucesso na relação?




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...