Os Melhores Alimentos e Nutrientes para Turbinar a Memória


Uma boa memória é influenciada por diversos fatores, incluindo estilo de vida, saúde geral e alimentação. No quesito alimentação, este conteúdo traz informações sobre alimentos e nutrientes poderosos para a saúde do cérebro, ótimos para turbinar a memória. Fique por dentro!

O que causa a falta de memória

A falta de memória, ou problemas de memória, pode ser causada por uma variedade de fatores temporários ou permanentes, que podem afetar diferentes aspectos da memória, como a memória de curto ou longo prazo e a memória de trabalho.

Algumas das causas mais comuns da falta de memória incluem:

Estresse e ansiedade

O estresse emocional e a ansiedade podem afetar a concentração e a formação de memórias, o que pode levar a dificuldades temporárias de memória.

Depressão

A depressão pode prejudicar a função cognitiva, incluindo a memória. Pessoas deprimidas podem ter dificuldade em se concentrar e lembrar informações.

Distúrbios do sono

A falta de sono adequado, como insônia ou distúrbios do sono, pode prejudicar a capacidade de concentração e a formação de memórias.

Doenças cerebrais

Traumas cranianos, lesões cerebrais traumáticas ou doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer, podem causar problemas de memória.

Condições médicas

Certas condições médicas, como hipotireoidismo, distúrbios neurológicos, doenças respiratórias e problemas vasculares, podem impactar a função cerebral e a memória.

Medicamentos

Alguns medicamentos têm efeitos colaterais que prejudicam a função cognitiva e a memória.

Fatores genéticos

Em alguns casos, a predisposição genética pode aumentar o risco de problemas de memória, especialmente em relação a doenças neurodegenerativas.

Envelhecimento

À medida que envelhecemos, é normal que haja uma diminuição gradual na capacidade de memória. Isso geralmente afeta a memória de curto prazo e pode resultar em lapsos ocasionais ou frequentes de memória.

Uso de substâncias prejudiciais

O consumo excessivo de álcool e drogas ilícitas podem afetar a função cerebral e a memória.

Estilo de vida

Um estilo de vida sedentário, falta de exercícios físicos, má alimentação e outros hábitos maléficos podem contribuir para problemas de memória.

Deficiências nutricionais

A falta de certos nutrientes pode afetar a função cerebral e a memória.

Nutrientes essenciais para ter uma boa memória

Com relação à nutrição, existem alguns nutrientes essenciais que podem contribuir para uma melhor memória e função cognitiva. São eles:

Ácidos graxos ômega-3

Os ômega-3 têm sido associados a melhorias na função cerebral e na memória.

Vitaminas do Complexo B

Vitaminas como B6, B9 (ácido fólico) e B12 desempenham um papel importante na saúde cerebral e na produção de neurotransmissores relacionados à memória.

Vitamina D

A vitamina D é conhecida por seu papel na saúde dos ossos, mas também está ligada à função cerebral. Ela pode ser obtida a partir da exposição ao sol e de algumas fontes alimentares, como por exemplo, os cogumelos.

Vitamina K

A vitamina K está associada à melhoria da função cognitiva.

Antioxidantes

Antioxidantes, como as vitaminas C e E, ajudam a combater o estresse oxidativo no cérebro, o que pode contribuir para uma melhor função cognitiva e memória. Frutas e vegetais coloridos são boas fontes de antioxidantes.

Colina

A colina é um nutriente essencial que pode ser encontrado em alimentos como o brócolis. Esse nutriente é um componente importante para a produção de um neurotransmissor chamado acetilcolina, que está relacionado à memória e à função cognitiva.

Minerais

Minerais como zinco, magnésio e ferro desempenham papéis essenciais na função cerebral. Eles podem ser obtidos a partir de uma dieta equilibrada que inclui alimentos como nozes, sementes, legumes e grãos integrais.

Água

A hidratação adequada é fundamental para a função cerebral. A desidratação pode afetar a concentração e a memória.

Fitoquímicos com propriedades anti-inflamatórias

Alguns alimentos contêm compostos naturais que têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Alguns exemplos incluem: curcumina (açafrão), flavonoides (frutas vermelhas, uvas, chá) e resveratrol (uvas vermelhas e vinho tinto).

Proteínas

As proteínas são fontes de aminoácidos que são essenciais para a função cerebral.

Gorduras saudáveis

As gorduras saudáveis, como as encontradas em abacate, nozes, sementes e azeite de oliva, são importantes para a estrutura das membranas celulares do cérebro e podem contribuir para a saúde cognitiva.

Alimentos vegetais bons para o cérebro e memória

Certos alimentos vegetais são fontes dos nutrientes mencionados acima, por isso são benéficos para a saúde cerebral e a memória. Seguem alguns desses alimentos:

Mirtilo

Ricos em antioxidantes, os mirtilos podem ajudar a melhorar a função cerebral e a reduzir o estresse oxidativo, o que pode ser benéfico para a memória.

Bagas vermelhas

Além de mirtilos, outras bagas vermelhas como morangos e framboesas também são ricas em antioxidantes e vitamina C, que podem ajudar na função cerebral.

Abacate

Contém vitaminas saudáveis como gorduras ômega-3, que são essenciais para a saúde cerebral.

Nozes

Nozes e amêndoas são boas fontes de ácidos graxos ômega-3, além de conter vitamina E e antioxidantes que podem promover a saúde cerebral.

Espinafre

Rico em antioxidantes e vitaminas como a vitamina K, que melhora a capacidade cognitiva.

Brócolis

Contém compostos antioxidantes e anti-inflamatórios, como o sulforafano, que podem ajudar a proteger o cérebro e melhorar a memória.

Cúrcuma

A curcumina, um composto ativo na cúrcuma, tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que podem beneficiar a saúde cerebral.

Sementes de abóbora

Fonte de magnésio, ferro, zinco e ácidos graxos ômega-3, que são importantes para a saúde do cérebro.

Feijões e leguminosas

São fontes de proteína vegetal, fibras e nutrientes essenciais que fornecem energia ao cérebro.

Linhaça

Rica em ácidos graxos ômega-3 e fibras, a linhaça pode ser benéfica para a saúde cerebral.

Cacau

O cacau com seus compostos químicos auxilia no aumento do fluxo sanguíneo para o cérebro, contribui para aumentar o foco e ajuda na melhora do humor, depressão e ansiedade.

Os 3 alimentos mais poderosos para turbinar a memória

A bióloga especialista em biologia molecular Olivia Machado destaca no vídeo abaixo os poderes benéficos das sementes de abóbora, da levedura (nutricional) de cerveja e do abacate para promover uma boa memória:

@oliviabio Alimentação saudável é tudo! Por que não melhorar a memória? #saude #qualidadedevida #memoria #alimentos #alimentossaudaveis#abacate #sementedeabobora ♬ Friendships – 舒琪淏

Estilo de vida saudável e hábitos benéficos

Relembramos que a memória e a saúde do cérebro são influenciadas por uma soma de fatores, incluindo dieta geral, atividade física, sono adequado, saúde mental e bem-estar emocional. Portanto, se você estiver interessado em melhorar sua memória e função cerebral, é aconselhável adotar um estilo de vida saudável.

No caso de estar com problema de memória persistente e acentuado, recomendamos consultar um profissional de saúde ou nutricionista para obter orientação e tratamento personalizados.

Fontes:

  1. Livekindly
  2. Olivia Machado

Para mais informações voltadas à saúde do cérebro, veja;

Hip Hop Therapy: Como a música rap pode ajudar a saúde do cérebro

Jejum de dopamina: Zero sexo, álcool e redes sociais para reiniciar o cérebro

Crescer em meio ao verde muda o cérebro para melhor. Palavra da ciência

Água de alecrim rejuvenesce o cérebro em 11 anos: O estudo

Estudo confirma: Atividade física faz bem ao cérebro e reduz a depressão




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...