Deficiência de minerais: sintomas, efeitos à saúde e fontes


A falta de minerais pode resultar em uma variedade de consequências negativas no corpo humano, uma vez que essas substâncias desempenham um papel fundamental no funcionamento adequado do organismo. Considerando a importância de cada mineral para o bom funcionamento do corpo, este conteúdo apresenta informações sobre os principais minerais, os impactos associados à sua deficiência e as fontes alimentares de cada um deles.

Sintomas e efeitos da deficiência de cada mineral

Descubra os possíveis sintomas da deficiência de cada mineral e aprenda a prevenir essa situação, identificando as fontes em que eles podem ser encontrados:

Ferro

A deficiência de ferro pode causar anemia ferropriva, desencadeando sintomas como: fadiga, palidez, fraqueza, dores de cabeça e dificuldade de concentração.

Fontes de ferro:

Cálcio

A falta de cálcio pode provocar osteoporose, espasmos musculares e cãibras.

Os sintomas da deficiência de cálcio no organismo são variados e podem incluir fraqueza óssea, aumento do risco de fraturas, espasmos musculares, cãibras, formigamento nas extremidades, unhas quebradiças e maior propensão a desenvolver osteoporose.

Fontes de Cálcio:

Iodo

A escassez de iodo no organismo leva a problemas como: bócio (aumento da glândula tireoide). Em casos graves, pode resultar em hipotireoidismo.

Os sintomas da deficiência de iodo no organismo são amplamente reconhecidos, incluindo problemas na glândula tireoide, como hipotireoidismo, ganho de peso não explicado, fadiga, pele seca, queda de cabelo, sensação de frio constante, além de afetar negativamente o desenvolvimento mental e físico, especialmente em crianças.

Fontes de Iodo:

  • sal iodado
  • algas marinhas

Zinco

A falta de zinco causa o enfraquecimento do sistema imunológico e atraso no crescimento e desenvolvimento em crianças.

Os sintomas da deficiência de zinco no organismo podem incluir recorrência de enfermidades, atraso no crescimento e desenvolvimento infantil, cicatrização lenta de feridas, perda de apetite, perda de cabelo, problemas de pele, distúrbios no paladar e olfato, além de afetar a saúde reprodutiva e hormonal.

Fontes de Zinco:

  • nozes e sementes (amêndoas, sementes de abóbora)
  • grãos integrais (aveia, trigo)

Magnésio

A deficiência de magnésio pode causar uma variedade de sintomas e condições, dado que este mineral participa de inúmeras funções vitais no organismo, incluindo a regulação muscular, a saúde óssea, a produção de energia, a função cardiovascular e a saúde do sistema nervoso, entre outros.

Os sintomas da deficiência deste importante mineral no organismo podem incluir fadiga, fraqueza muscular, cãibras, espasmos musculares, formigamento ou dormência, ritmo cardíaco irregular, pressão arterial elevada, alterações de humor, distúrbios do sono e comprometimento da função cognitiva.

Fontes de Magnésio:

  • nozes (amêndoas, castanhas)
  • sementes (abóbora, girassol)
  • espinafre
  • banana
  • feijão

Potássio

A deficiência de potássio no organismo pode levar a uma série de complicações, uma vez que esse mineral desempenha um papel fundamental na manutenção do equilíbrio eletrolítico, na função muscular e cardíaca, além de estar envolvido na transmissão de sinais nervosos.

A deficiência deste mineral pode resultar em sintomas como fraqueza muscular, fadiga, cãibras, ritmo cardíaco irregular, pressão arterial elevada e até distúrbios gastrointestinais.

É crucial garantir um consumo adequado de potássio por meio de uma dieta balanceada e diversificada para evitar esses problemas de saúde.

Fontes de Potássio:

Selênio

O selênio possui ação antioxidante e sua carência pode causar danos nas células e no sistema imunológico, aumentando o risco de doenças.

Os sintomas da deficiência de selênio no organismo podem incluir fraqueza muscular, fadiga, comprometimento do sistema imunológico, desequilíbrios hormonais, alterações na saúde da pele e cabelos, além de potencialmente contribuir para o desenvolvimento de condições de saúde mais sérias, como problemas cardíacos e disfunções da tireoide.

Fontes de Selênio:

Manganês

O manganês é essencial para o metabolismo de carboidratos e proteínas além de ser um cofator para várias enzimas.

Quando ocorre a falta desse mineral podem acontecer problema como: distúrbios ósseos e articulares; atraso no crescimento e no desenvolvimento de crianças; problemas neurológicos, como convulsões, alterações no humor, dificuldade de concentração e distúrbios do movimento; dificuldade na cicatrização de feridas; problemas reprodutivos; distúrbios metabólicos; fragilidade óssea e cartilaginosa.

Fontes de Manganês:

  • nozes e sementes
  • cereais integrais
  • leguminosas: feijões, lentilhas, ervilhas e grão-de-bico
  • chás: verde e preto
  • frutas:  abacaxi, mirtilos, framboesas, amoras, morangos e bananas.
  • verduras: espinafre e couve
  • legumes: batata-doce, abóbora, beterraba e cenoura

Fósforo

A falta de fósforo no organismo, conhecida como hipofosfatemia, pode levar a uma série de problemas de saúde.

Alguns dos principais sintomas da falta de fósforo incluem: fraqueza muscular; cáries e enfraquecimento do esmalte; dificuldades respiratórias; fadiga e cansaço; distúrbios neurológicos como dificuldades de concentração, alterações do humor e problemas de memória; problemas cardíacos; redução da função renal; anemia.

Fontes de Fósforo:

  • nozes e sementes
  • grãos integrais

Cobre

A presença de cobre é vital para a absorção e eficaz utilização do ferro no corpo. Quando há deficiência desse mineral, pode ocorrer a formação de glóbulos vermelhos menores e mais pálidos, caracterizando a anemia hipocrômica microcítica. Adicionalmente, a ausência de cobre pode desencadear distúrbios no funcionamento do sistema nervoso.

Os sintomas da deficiência de cobre no organismo são variados e podem incluir anemia, fragilidade óssea, problemas no sistema nervoso, alterações na pigmentação da pele e cabelo, bem como comprometimento do sistema imunológico e cardiovascular.

Fontes de Cobre:

  • nozes e sementes
  • leguminosas
  • cereais integrais
  • chocolate amargo
  • vegetais de folhas verdes
  • batatas: especialmente as de pele vermelha ou roxa,
  • frutas secas: passas, tâmaras e damascos

Cromo

Os efeitos e os sintomas da deficiência de cromo podem ser: intolerância à glicose; aumento dos níveis de glicose no sangue; dislipidemia que leva à alterações nos níveis de lipídios no sangue, incluindo aumento dos triglicerídeos e do colesterol LDL (“colesterol ruim”) e diminuição do colesterol HDL (“colesterol bom”); ganho de peso; fadiga; fraqueza muscular; problemas de pele; dificuldade no metabolismo de proteínas.

Fontes de Cromo:

  • cereais integrais como trigo integral, cevada, aveia, arroz integral e milho
  • frutas: maçã, laranja e uva.
  • nozes, castanhas, amêndoas e sementes de girassol
  • brócolis
  • batata

Flúor

O flúor é um mineral essencial para a formação e manutenção dos dentes e ossos. A deficiência de flúor pode ter efeitos negativos na saúde bucal e óssea.

Quando há falta de flúor podem ocorrer os seguintes problemas: cáries dentárias, desmineralização dentária, hipoplasia do esmalte (condição em que o esmalte não se forma) e osteoporose.

Fontes de Flúor:

  • chá verde
  • algas marinhas

Saiba mais:

A importância e os benefícios dos minerais

Neste vídeo do seu Tik Tok, Ricardo Hernádez Valdés, Doutor em Química de Produtos Naturais, explica a importância e benefícios dos principais minerais:

@drvaldesricardo Minerais Importantes Para Nossa Saúde. . Magnésio = Energia/Sono/Ossos Potássio = Pressão Arterial Sal = Hidratação/Digestão Cobre = Colágeno/Ferro Selênio = Imunidade Crômio = Sensibilidade Insulina/Glucose Iodo = Tiroides Ferro = Oxigênio Cálcio = Músculos/Saúde Óssea Zinco = Imunidade . Quer saber mais sobre saúde? Clica no link da Bio ☝🏾 . #vivalavida #vidasaudavel #aprender #brasil #bahia #salvador #stellamaris #dicasdorico #micronutrientes #nutricaofuncional #nutricaocelular ♬ som original – Ricardo Valdés

Prevenção à deficiência de minerais

Como visto, é importante manter uma alimentação equilibrada e variada para garantir uma ingestão adequada de minerais.

É necessário ressaltar que a deficiência de minerais pode ser evitada por meio de uma dieta constituída por alimentos ricos em nutrientes essenciais.

Caso haja suspeita de deficiência de algum mineral, é recomendado procurar um médico ou nutricionista para realizar uma avaliação adequada e prescrever o tratamento nutricional, com dieta alimentar e/ou suplementação, se necessário.

Fontes:

  1. Wikipedia
  2. Dr. Ricardo H. Valdés

Veja outras informações nutricionais em:

Imunonutrição: 10 regras para curar-se à mesa

10 alimentos e dicas para aumentar a imunidade

Conheça os alimentos rejuvenescedores e mantenha sua vitalidade em dia!

Como prevenir e combater o envelhecimento precoce?

Antioxidantes naturais: Quais são, as fontes e os seus benefícios para o organismo




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...