GERGELIM: 15 Benefícios para a saúde e 5 receitas para usá-lo

GERGELIM: 15 Benefícios para a saúde e 5 receitas para usá-lo

Sua aparência discreta, o faz passar quase desaparcebido. Muitas pessoas conhecem suas sementes apenas como elemento decorativo de pães, principalmente em sanduíches. No entanto, o gergelim merece toda a atenção, seja por sua importância nutritiva, como por seus muitos benefícios à saúde.

Consumido desde a antiguidade, o gergelim é uma semente muito versátil: sua capacidade de consumo vai muito longe, ele pode ser consumido salpicado sobre as saladas, como óleo, em bolos, biscoitos, pães, manteiga, leite, entre outros.

Para começar, olha só quanta diferença essa sementinha pode fazer na sua saúde.

Por que o gergelim faz bem?

O gergelim é uma planta com propriedades nutricionais incríveis que favorecem o organismo humano.

É muito rico em ferro, cálcio, tripfotano, cobre, magnésio, vitaminas do complexo B, fósforo, manganês e zinco, além de fibras e proteínas.

Benefícios da semente e do óleo de gergelim

Graças a todos os nutrientes e propriedades da semente (e consequentemente do óleo), o gergelim traz inúmeros benefícios para a nossa saúde.

Dentre os seus benefícios podemos destacar:

  1. Emagrece
  2. Previne doenças cardiovasculares
  3. É bom para a pele
  4. Combate a anemia
  5. É bom para os dentes
  6. É um anti-inflamatório natural
  7. Tem poder calmante
  8. Fortalece ossos e músculos
  9. Ajuda no controle da diabetes
  10. Previne a queda e o embranquecimento precoce dos cabelos
  11. Protege a estrutura DNA
  12. Previne câncer
  13. Melhora o sistema respiratório
  14. Reduz a pressão arterial
  15. Essencial para dietas vegetariana e vegana

Conheça um pouco sobre cada um deles:

Emagrece

O gergelim pode ser um ótimo auxiliar na perda de peso. Por conter muitas fibras, o gergelim auxilia no correto metabolismo dos alimentos, prevenindo problemas de saúde, como prisão de ventre e hemorroidas. Além disso, sua casca demora a ser digerida e absorvida pelo organismo, promovendo sensação de saciedade por mais tempo.

Suas propriedades ajudam também na circulação sanguínea das paredes intestinais, já o cálcio presente nas sementes auxilia na quebra de gorduras, e os ácidos graxos presentes nele podem reduzir a inflamação, prevenindo a famosa “barriguinha”.

Previne doenças cardiovasculares, melhora a saúde do coração

A presença de gorduras boas faz do gergelim um excelente alimento para ajudar na redução do colesterol ruim – o LDL. A semente possui ainda fitoesterois, que impedem a passagem do colesterol para o sangue, prevenindo uma série de doenças, como AVC e infartos, e regulando a pressão arterial.

O óleo da semente de gergelim é um excelente aliado na prevenção de lesões ateroscleróticas, pois possui compostos anti-inflamatórios e antioxidantes que trazem estes benefícios para a saúde.

É bom para a pele

O gergelim é rico em antioxidantes e em zinco. Os antioxidantes previnem o envelhecimento precoce e protegem dos efeitos nocivos dos raios solares. Já o zinco atua na produção de colágeno, responsável por dar elasticidade a pele.

Combate a anemia

Rico em ferro, as sementes de gergelim também ajudam na prevenção da anemia, tendo em vista que o ferro é responsável por levar o oxigênio para o sangue.

É bom para os dentes

O gergelim também atua evitando a formação de placas bacterianas, quando usado em forma de óleo. O fósforo presente nos grãos ajuda a manter os ossos e dentes mais fortes.

É um anti-inflamatório natural

As sementes de gergelim também tem potencial anti-inflamatório, prevenindo assim dores nos ossos e músculos.

Tem poder calmante

Entre os nutrientes presentes no gergelim, estão o triptofano e a tiamina, dois importantes estimulantes da produção de serotonina, hormônio responsável pelas sensações de bem estar do cérebro. Já o cálcio e o magnésio atuam reduzindo os sintomas da ansiedade.

Fortalece ossos e músculos

O cálcio presente no gergelim ajuda na proteção e fortalecimento ósseo, bem como o cobre, que auxilia nas atividades do organismo, responsáveis por dar estrutura, elasticidade e resistência às articulações, ossos e vasos sanguíneos.

Ajuda no controle da diabetes

O gergelim é recomendado na regulação dos níveis de açúcar no sangue. Um estudo publicado no Journal of Medicinal Food mostrou redução nos índices glicêmicos de 40 pessoas participantes da pesquisa, que passaram a consumir óleo de gergelim regularmente. Além da redução da glicemia, houve ainda uma série de outras mudanças positivas, como redução da pressão arterial.

Previne a queda e o embranquecimento precoce dos cabelos

O óleo de gergelim, por conter uma gama de vitaminas e minerais, como o cálcio, magnésio e fósforo, é usado em diversos produtos de beleza, justamente por seu potencial de fortalecer os fios da raiz às pontas, bem como atuar como um “escurecedor” natural dos cabelos, prevenindo, inclusive, o branqueamento precoce deles.

Protege a estrutura DNA

Graças ao sesamol presente nas sementes de gergelim, elas se demonstraram capazes de proteger as estruturas de DNA do corpo contra possíveis e danosos efeitos da radiação. Além disso, um estudo mostrou que camundongos que receberam doses de sesamol tiveram suas vidas prolongadas, mesmo após a exposição à radiação.

Previne câncer

Além do magnésio que também auxilia na prevenção do câncer, o gergelim possui um componente natural anticâncer chamado fitato. Comprovadamente, através de estudos, riscos de tumores caem cerca de 12% através da ingestão do magnésio presente no gergelim.

Melhora o sistema respiratório

Ainda devido ao magnésio, o gergelim (em todas as suas formas) é capaz de prevenir doenças respiratórias, como a asma. É também responsável por impedir espasmos das vias respiratórias.

Alivia a artrite

O cobre presente no gergelim tem papel fundamental no alívio de dores da artrite, isso porque é um antioxidante e anti-inflamatório enzimático, fazendo com que a inflamação, inchaço e dores da artrite reduzam.

Leia também: DOR NAS ARTICULAÇÕES: REMÉDIOS E TRATAMENTOS NATURAIS

Gergelim reduz a pressão arterial

O magnésio presente no gergelim é o responsável por reduzir a pressão arterial, garantindo assim a prevenção de complicações mais sérias como um possível ataque cardíaco ou variações de doenças que se abatem sobre esse sistema.

Leia também: PRESSÃO ALTA: SINTOMAS, CAUSAS E REMÉDIOS NATURAIS

Essencial para dietas vegetariana e vegana

O gergelim é um complemento ideal para dietas vegetarianas ou mesmo veganas. Isso é dito pois um simples punhado de gergelim possui enormes quantidades de proteínas necessárias para o corpo humano, sendo então muito recomendado para quem segue estas dietas.

Leia também: DIETAS VEGETARIANA E VEGANA: COMO GARANTIR TODAS AS PROTEÍNAS NECESSÁRIAS

Como usar o gergelim e a quantidade recomendada

A melhor forma de consumir o gergelim é em sua versão integral, cru e com casca, tendo em vista que sua versão natural preserva todos esses nutrientes mencionados.

Apesar de não existir um estudo sobre a quantidade ideal a ser consumida, especialistas sugerem cerca de 30 gramas por dia.

Receitas com gergelim

gergelim receitas

O gergelim pode servir como base para uma diversidade muito grande de pratos, e deve ser utilizado, de modo frequente, tendo em vista todas essas qualidades nutricionais mencionadas anteriormente. Abaixo, confira cinco receitas saborosas e nutritivas, que usam o gergelim como estrela. Tem para todos os gostos!

Tahine

Que tal variar um pouco e usar algo diferente para passar no pão ou na torrada? Aprenda a fazer uma pasta de gergelim conhecida como Tahine, ingrediente usado no Homus Tahine, iguaria originária da culinária árabe.

Muito saborosa e simples, esta receita leva apenas azeite de oliva e o gergelim, claro! A receita é do Canal Cozinha Bach.

Biscoito de gergelim

A nutricionista Verônica Laino ensina neste vídeo a fazer um delicioso biscoito low carb, para aquela hora que a fome aperta. Nessa receita os ingredientes são muito simples: farinha de amêndoa, semente de gergelim crua, sal, azeite e ovos. Confira:

Gersal

Bela Gil, do Canal da Bela, tem uma dica ótima para fazer um temperinho diferente, o gersal. Ele é composto de gergelim e sal. E só. Muito fácil. E serve para temperar saladas, o arroz integral, entre outros pratos. Uma dica é não deixar o gergelim torrar para que ele não amargue.

Leite de gergelim

Existem vários tipos de leites vegetais. Um deles pode ser feito com gergelim. A culinarista Ananda Bastos, adepta da Alimentação Viva, que prega o consumo de alimentos naturais, orgânicos e crus, como forma de se reconectar com a natureza e melhorar a saúde. Nessa receita, o leite de gergelim leva água de coco para ajudar a quebrar um pouco o amargo do gergelim. Além do leite, ela prepara ainda uma deliciosa vitamina de banana.

Pão de gergelim

Muito além do efeito decorativo em cima dos pães de hambúrgueres, o gergelim pode servir como base para fazer um pão muito saboroso e prático, com farinha de gergelim, água, fermento, ovo e bicarbonato. Essa receita da Adriane Ferreti fica pronta em dois minutos, porque utiliza o micro-ondas ao invés do fogão. Experimente!

Recomendações e contraindicações

Como vimos, a semente e o óleo do gergelim podem trazer variados benefícios para nossa saúde.

No entanto, é importante não exagerar e ter em mente que uma dieta só será saudável se for balanceada, variada e preferivelmente orientada por um nutricionista.

Há contraindicações em casos raros de alergias ao gergelim, portanto a opinião do profissional de saúde pode ser muito importante antes de seu consumo, principalmente àqueles que sofrem de algum tipo de alergia alimentar.

Talvez te interesse ler também:

DIABETES: 10 SINAIS BASTANTE COMUNS. FIQUE DE OLHO! 

2 RECEITAS PARA PROBLEMAS DE ARTICULAÇÃO – JOELHOS RENOVADOS

15 ÓLEOS VEGETAIS PRECIOSOS PARA SAÚDE E BELEZA

ÓLEO DE RÍCINO: DIVERSOS USOS PARA CABELOS E PELE

CHIPS PARA TODOS OS GOSTOS: 10 RECEITAS ALTERNATIVAS PARA A BATATINHA FRITA

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

1 comentário em “GERGELIM: 15 Benefícios para a saúde e 5 receitas para usá-lo”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *