Água de coco: paixão nacional de 1001 benefícios para a saúde


Quem resiste a uma água de coco no verão? Por sorte, o Brasil é a terra do coco e podemos encontrá-lo até mesmo nas cidades onde não há praia. Mas é muito melhor tomar água de coco contemplando o mar, não é mesmo? Além do sabor delicioso, a água de coco ainda guarda muitos benefícios para a nossa saúde.

Muitos profissionais da área de nutrição já tiveram “maus olhos” para o consumo da água de coco, por ela conter frutose e gordura saturada, o que pode provocar aumento de peso e consequentes problemas para a saúde.

Entretanto, atualmente, a água de coco é recomendada, já que novas pesquisas atestaram os seus benefícios. Ela é rica em vitaminas, minerais, aminoácidos e antioxidantes, que ajudam o organismo a funcionar melhor, além de ser um reidratante natural, já que repõe os eletrólitos, uma substância que evita a cãibra nos praticantes de atividade física.

Saiba quais são as propriedades nutricionais da água de coco (valores para um copo de 200 ml):

Valor energético: 33 calorias

Carboidratos: 6,6 g

Proteínas: 1,65 g

Gorduras totais: 0,33 g

Gorduras saturadas: 0 g

Fibra alimentar: 1,65 g

Sódio: 252 mg

Potássio: 600 mg

Busque sempre tomar a água de coco fresca e natural, e não aquela de caixinha vendida em supermercados, a fim de que não se percam as suas qualidades nutricionais.

Confira alguns dos seus muitos benefícios para o organismo:

Mantém o corpo hidratado

A água de coco repõe minerais mais rapidamente do que as bebidas energéticas: são 294 mg de potássio com apenas 25 mg de sódio e 5mg de açúcar natural em um copo de 200 ml.

Ela também é indicada em casos de desidratação, por causa dos seus aminoácidos, enzimas e ácidos gordos, sem fazer com que a pessoa ingira sódio, como outros soros.

Ajuda em dietas para a perda de peso

A água de coco alimenta, tem poucas calorias, é rica em nutrientes e contém alto teor de fibras.

Tem propriedades antienvelhecimento e previne o câncer

As citocininas da água de coco, assim como a cinetina e a transzeatina, têm propriedades antienvelhecimento, além de prevenirem contra câncer e trombose, já que é rica em antioxidantes, os quais combatem os radicais livres e evitam e o envelhecimento precoce da pele.

Auxilia na digestão

Os sais minerais magnésio e potássio contidos na água de coco ajudam na digestão e fazem com o que intestino funcione melhor.

Fortalece os músculos

O potássio ajuda o organismo a estocar glicogênio, uma combinação molecular de glicose que fornece energia imediatamente para os músculos. Isso ajuda a não dar cãibras e espasmos musculares, além de repor os minerais gastos durante a prática de atividade física.

Se sabor e refrescância já eram boas razões para tomar água de coco, sabendo de todos esses benefícios vale a pena incluí-la na alimentação já.

Especialmente indicado para você:

ÓLEO DE COCO: 10 EXTRAORDINÁRIOS USOS ALTERNATIVOS

CONHEÇA 10 FORMAS DE FAZER O SEU INTESTINO FUNCIONAR MELHOR

LEITE DE COCO: TANTAS PROPRIEDADES E USOS

Fontes: minhavida, mundoboaforma, gnt




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...