Sintomas da anemia: 11 sinais claros que não devem ser subestimados


Mucosas esbranquiçadas, tonturas fora de hora, pele sem cor e viço, estes são alguns dos sintomas mais comuns da anemia mas, tem mais do que isso – taquicardia, fadiga, dificuldade em respirar – e você, que é vegetariana ou vegana, precisa conhecê-los bem pois, este é um problema que afeta, em maior proporção, a quem não consome carne vermelha.

Bom, não vamos entrar em pânico! Basta você conhecer, ficar atento e, saber reconhecer os indícios que seu organismo dá quando falta algum nutriente – no caso da anemia estamos falando, especificamente, do ferro.

Veja este artigo: Quer virar vegetariano? veja um passo a passo que pode facilitar tua decisão

e saiba que, se eventualmente faltar ferro na tua alimentação vegetariana, você poderá evitar essa falta (rapidinho – com folhas verde escuras que contêm ferro porém, este só será assimilado pelo nosso organismo se forem acompanhadas de um limãozinho espremido).

Quando acontece a anemia?

Anemia pode ser resultado de diversas condições fisiológicas: verminose, úlceras, deformações dos glóbulos vermelhos, deficiência de plaquetas, desnutrição generalizada, má absorção intestinal, perdas sanguíneas graves ou algumas alterações congênitas, genéticas ou hereditárias como é o caso da talassêmia, doença bastante comum nos povos de origem mediterrânea.

Mas, a forma mais comum da anemia, ou a que existem em maior proporção, é derivada de uma alimentação deficiente em ferro – só que não se trata de qualquer tipo de ferro e sim, uma formulação que nosso organismo consiga absorver. E esse tipo de anemia não depende da sua genética ou origem étnica mas sim, do cuidado que você tem com tua alimentação e saúde.

Quais os sintomas que podem te levar a pensar em anemia?

1) Fadiga

Sensação de cansaço súbito ou inexplicável “quebra” na sua energia é um dos sintomas mais comuns de quem está sofrendo de anemia. Também pode se apresentar como sonolência fora de hora e sem razão que explique.

2) Taquicardia

Ou seja, o aumento da frequência cardíaca, em repouso. É normal que a nossa frequência cardíaca aumente quando fazemos um esforço grande, ou exercício ou, quando estamos com febre, por exemplo mas, a taquicardia em repouso não é normal – pode ser derivada de anemia pois, no caso o organismo tem que se esforçar mais da conta para oxigenar o cérebro.

3) Queimação da língua e mucosas

É resultado de uma inflamação de toda a língua, de nome glossite, derivada da anemia – você sentirá queimação, desconforto, dificuldades de engolir. É possível que junto com a mucosa bucal você também sinta desconforto em outras mucosas como a anal, vaginal, ocular ou que estas se apresentem esbranquiçadas.

4) Unhas e cabelos quebradiços

Deformações da superfície da unha (que pode se apresentar côncava ou plana) podem indicar que seu organismo não está conseguindo absorver o ferro contido nos alimentos que você come.

5) Palidez e falta de viço na pele

É uma das características das pessoas anêmicas pois indicará problemas de circulação sanguínea também resultantes da anemia. Nas crianças, observa-se a coloração das mucosas da boca, gengivas, olhos e unhas que é onde mais cedo aparecem esses sintomas.

6) Cãibras

Podem ser originadas de esforço abrupto, de falta de potássio ou magnésio na sua alimentação e também, pode ser um dos sintomas de anemia.

7) Boca seca

É um sintoma típico de carência do mineral ferro. Também o são as feridinhas e rachaduras nos lábios e cantos da boca.

8) Perda de tato

Formigamento de pés e mãos, dificuldades para andar e rigidez nos membros, inferiores ou superiores, são indicativos tanto de anemia quanto da deficiência da vitamina B12.

9) Dor abdominal combinada com pele amarelada

Urina escura ou avermelhada, problemas renais e até convulsões são sintomas urgentes que indicam anemia profunda por destruição das células vermelhas do sangue.

10) Dificuldades respiratórias

Sem outros motivos é indicativo de anemia severa, especialmente em crianças.

Dificuldades de aprendizado

Alterações comportamentais também são indicativos de anemia severa em crianças.

Então, caso você observe algum desses sintomas em seus filhos ou familiares, é preciso que os encaminhe ao médico para que este faça os exames correspondentes e ajuste suplementos ou medicação necessários. Sem cuidados, a anemia pode matar.

Especialmente indicado para você:

Anemia: 10 remédios naturais para suprir a carência de ferro

Anemia: diversas causas, a mais comum é a deficiência de ferro




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...