Físico forte, coração saudável e menos estresse com a vitamina D


A vitamina D é essencial para a nossa saúde e, especialmente no verão, costumamos nos expor mais ao sol, um hábito simples, mas muito importante se pensarmos que a vitamina D dificilmente está presente nos alimentos que consumimos.

A deficiência desta vitamina pode nos levar a desenvolver vários problemas e, ao contrário, bons níveis de vitamina D podem fazer com que a gente se sinta muito melhor. Novos estudos demonstraram, por exemplo, como esta vitamina melhora a forma física, uma vez que atua sobre os níveis de cálcio e de fósforo no sangue e é também capaz de evitar as mais comuns das doenças cardíacas, graças ao seu poder de redução da pressão arterial.

O estudo, realizado por uma equipe da Queen Margaret University em Edimburgo e apresentado na Conferência da Sociedade de Endocrinologia na Escócia, investigou os efeitos da administração de suplemento de vitamina D em um pequeno grupo de pacientes adultos que receberam, todos os dias durante duas semanas, 50 microgramas de vitamina D ou um placebo, para que se pudessem monitorar as diferenças.

Os resultados demonstraram que aqueles que tinham tomado a vitamina D (que atua simultaneamente como um hormônio) apresentaram pressão arterial mais baixa e tiveram os níveis de cortisol (o hormônio do estresse) mais baixos em relação àqueles que tinham tomado um placebo.

Os participantes foram convidados a fazer atividades físicas e aqueles que tomaram a vitamina D pedalaram 20 minutos com menos esforço por 6,5 ​​km e, em comparação ao início do experimento, tiveram seus desempenhos melhorados (antes tinham feito apenas 5 km).

“O próximo passo é a realizar os testes por um período maior e em uma amostra mais ampla de pessoas, seja em saúde que em atletas, como ciclistas e corredores”, explicou a pesquisadora Raquel Revuelta Iniesta.

É de fato uma pesquisa ainda pequena para tirar conclusões definitivas e precipitadas indo correndo à farmácia para comprar suplementos de vitamina D.

Enquanto isso, a recomendação é se expor ao sol da manhã, sem filtros, por 15 – 20 minutos por dia para garantir as doses e os benefícios desta vitamina.

Leia também:

OS 10 NUTRIENTES FUNDAMENTAIS QUE TODA MULHER PRECISA

TOMAR SOL É MAIS PERIGOSO DO QUE SE PENSAVA




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...