Pesquisa revela os sonhos mais comuns no mundo (e no Brasil)


Sonhar, um sonho íntimo; e sonhar, um sonho coletivo. Quantos sonhos compartilhamos? Quais são os sonhos mais comuns no mundo e em cada nação? Muito interessante saber!

Sonhar é importante, faz parte do nosso ser e não somos os únicos animais a sonhar. Acredita-se que sonhamos em média por 6 anos consecutivos durante toda a nossa vida, calculando uma média de 2 horas de sono por noite, especialmente na fase do sono REM.

É tanto tempo sonhando que não tem como não se interessar por esse tema. Ademais, sonhos sempre tiveram uma aura mística ou misteriosa, pois há quem acredite que sonhar é andar por dimensões desconhecidas… por outros mundos, por assim dizer.

Para a psicologia, sonhar é simplesmente viajar nas águas profundas e lodosas do inconsciente e, sendo assim, tanto Freud quando Jung tinham razão: pois há sonhos que sonhamos sozinhos, e há outros que sonhamos como nação ou povo (inconsciente coletivo).

Com certeza, os sonhos refletem nossas vidas, o ambiente que nos circunda, nossas histórias, traumas e alegrias. No entanto, existem sonhos recorrentes em todo o mundo, e que nem sempre estão ligados às experiências pessoais do sonhador.

Analisando os dados de pesquisa no Google, uma organização britânica chamada Mornings.co.uk, compilou a lista dos sonhos mais comuns globalmente e por país, chegando a dados interessantíssimos.

Os sonhos mais comum no mundo

Pesquisadores desse  projeto que ajuda a melhorar o sono dos cidadãos britânicos, decidiram investigar os sonhos mais difundidos globalmente e, para isso, exploraram o riquíssimo banco de dados do Google, simplesmente verificando o número de buscas feitas relacionados aos significados dos sonhos.

Sonhar com cobra é o sonho mais comum no mundo inteiro. As cobras lideram a lista dos 10 sonhos mais comuns, sendo o sonho mais procurado em um a cada três países.

Pesquisa revela os sonhos mais comuns no mundo (e no Brasil)

As cobras são sonhadas principalmente em países onde existem espécies venenosas e potencialmente letais. Pode ser que na maioria dos casos não se trate da cobra como um símbolo, mas um animal do qual temos um medo ancestral:

Em segundo lugar, atrás das cobras e também associado ao medo e à preocupação, está outro grande clássico: sonhar com dentes caindo.

Em terceiro lugar está sonhar com gravidez; em quarto o casamento, e em quinto sonhar com ex.

No Brasil, o sonho mais comum é…  cobra!!!

Por curiosidade:

Veja aqui a lista completa.

Os significados dos sonhos mais comuns no mundo

Muito resumidamente, para os pesquisadores desse estudo:

  1. Sonhar de ser mordido por cobra significa medos e preocupações escondidos. O sonho pode ser um alerta sobre problemas dos quais você não está consciente.
  2. Sonhar com dentes caindo significa falta de autoconfiança ou constrangimento sobre suas deficiências.
  3. Sonhar com gravidez significa crescimento ou desenvolvimento de ideias, projetos, objetivos…
  4. Sonhar com casamento significa a união de aspectos opostos em si mesmo ou compromisso, harmonia e transição.
  5. Sonhar com ex significa que alguém do seu presente traz os mesmos sentimentos que sentia com o relacionamento do passado, e pode ser uma alerta para não repetir padrões de relacionamentos.

Se você gosta de significado dos sonhos, está no lugar certo! Pois nós temos muitos artigos sobre esse tema, simplesmente porque nós amamos sonhar!

Talvez te interesse ler também:

O que significa sonhar com cachorro

O que significa sonhar com bolsa

O que significa sonhar com aranhas 

O que significa sonhar com urina ou fazer xixi

O que significa sonhar com fezes ou fazer cocô 

O que significa sonhar com criança 




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...