O que significa sonhar com ex? Nem sempre é o que parece!


Você sabia? De acordo com uma recente pesquisa, sonhar com ex é um dos 5 sonhos mais comuns em todo o mundo! O que será que sonhos com ex significam?

Segundo Sigmund Freud, os sonhos e seus elementos são resultados de projeções do inconsciente. Freud acreditava que os sonhos são como porta de entrada para a mente inconsciente, que podem revelar informações profundas sobre o sonhador.

Para outras linhas de pensamento, os sonhos são descargas de impressões armazenadas na memória. Seja como for, é possível extrair significados e mensagens do que sonhamos.

Significados dos sonhos com ex

Levando em conta que os sonhos podem revelar emoções reprimidas, sentimentos guardados e ou situações sobre o estado emocional atual de uma pessoa, seguem os vários significados que podem ser interpretados, de acordo com o contexto do sonhador.

É importante saber que a interpretação do sonho é feita pelo próprio sonhador, e que os significados dependem do contexto do sonho e das sensações nele vividas: se o ex é uma boa recordação, um trauma ou enfim. Não há como fazer uma interpretação generalizada para todos.

Leia mais:

Dito isso, seguem algumas possíveis interpretações que irão te ajudar a desvendar o mistério do aparecimento do ex em teus sonhos!

Sentimentos mal resolvidos

Quando houver sentimentos mal resolvidos no relacionamento anterior, é normal que os ex apareçam nos sonhos. E não precisa ser apenas sentimentos de amor: raiva, frustração, tristeza e sensação de ter perdido o tempo, também podem surgir das profundas águas do inconsciente.

Trauma

Traumas vividos em relações podem aparecer em forma de sonhos e de maneiras muito diversas. Podem aparecer inclusive com o escopo de cura. Um bom psicanalista ou um terapeuta experiente pode te ajudar a explorar os significados desses sonhos e te ajudar a processar dores e traumas vividos em relacionamentos. Não precisa necessariamente ser trauma de traição ou de relacionamento abusivo. Doenças e mortes também figuram traumas.

Simples lembranças

Ver o ex passar ou reencontrar com ele depois de um tempo, ainda que virtualmente, pode ser simplesmente lembranças da memória extravasando no sonho.

Medo de traição

Quem sofreu traição em relacionamentos, é normal ter sonhos com os ex. Nestes casos, o sonho pode denotar medo de ser vítima de uma infidelidade novamente e a necessidade de cura.

Nostalgia

Existem relacionamentos que deixam saudades e, nesse contexto, sonhar com ex pode representar simples nostalgias do que se viveu no passado.

Arrependimento ou culpa

Se aconteceu de quem sonha ter feito algo que se arrependeu ou sente culpa em relação ao ex, isto pode se refletir no sonho ao se ver corrigir este erro, como gostaria de ter feito no passado.

Rejeição

O sonho pode significar rejeição se o sonhador tiver passado por esse trauma em relacionamentos passados, e tenha medo de sofrer de novo, pelo mesmo motivo, no relacionamento atual.

Conflito

Brigar no sonho com o ex pode significar que quem sonha vive em conflito com seus próprios sentimentos, ou que viveu uma relação difícil no passado.

Paixão

Sonhar tendo intimidade com o ex pode revelar carência de ter um relacionamento íntimo com alguém, ou que o relacionamento com o ex foi marcado por muita paixão.

Insatisfação

Reviver no sonho algo que detestava no ex, pode denotar que essa situação está se repetindo em um relacionamento atual ou que a própria pessoa tem esse aspecto que não gosta dela em si e a deixa insatisfeita.

Preocupação

Sonhar que terminou com o ex pode ser uma preocupação que isso aconteça novamente, ou que carrega a dor de um término de relacionamento.

Dependência emocional

Sonhar de estar salvando o ex pode refletir que a pessoa gostaria de ser menos dependente afetivamente, ou que vive ou viveu um relacionamento do tipo vítima-salvador.

Aprendizado

Sonhar de receber presente do ex pode significar sentimento de aprendizado e boas experiências com essa relação do passado.

Mudança interna

Sonhar que um ex está te matando pode indicar que ele provocou uma grande mudança, uma transformação, na vida do sonhador. Também pode representar medo real, se o ex era violento.

Necessidade de perdoar

Se acontece o inverso e a pessoa que sonha se vê matando o ex, pode ser que ela tem o desejo inconsciente de matar algo em si que lhe incomoda e faz mal, como uma dor, um ressentimento ou frustração nascido dessa relação.

Superação

Ver no sonho que se separou novamente do ex, pode simbolizar ruptura com o passado e abertura para novas experiência no presente.

Solidão

Estar no sonho com o ex e sua família pode ser saudades dos momentos vividos com eles ou que sente falta de pessoas a sua volta.

Comparação

Ver no sonho o ex e, ao mesmo tempo a pessoa com quem está se relacionando, pode significar que quem sonha vem  fazendo comparação entre estes dois relacionamentos.

Nessa comparação, pode-se evidenciar melhorias ou pioras entre um e outro.

Preocupações gerais

Sonhar com o ex pode representar paralelos em sua vida atual. Pode não ter a ver com o ex em si, mas trazer à tona sentimentos vividos no passado com ele. Por exemplo, se seu ex te traía, você pode estar desconfiado da honestidade de seus amigos ou colegas de trabalho. O mesmo vale para outros tipos de sentimentos, porque as emoções são semelhantes e se confundem nos sonhos.

O principal não é o ex

Para entender o significado de sonhar com ex, considere como você se sente com relação a essa pessoa do passado e quais memórias você associa a esta.

Suas emoções podem ser o componente principal do sonho, e não o ex em si. Por exemplo, se o ex traz sentimentos de tristeza ou frustração, considere o que em sua vida atual está causando essas mesmas emoções.

Através das respostas a estas questões, evidenciadas no mundo onírico, é possível extrair mensagens reveladoras sobre o momento atual do sonhador.

RESUMO: O QUE SIGNIFICA SONHAR COM EX

Sonhar com ex pode significar

  • Qualidades ou defeitos do ex parceiro que ainda atrai a pessoa.
  • Padrões recorrentes nos relacionamentos, que podem ter relação com crenças limitantes.
  • Lições que foram aprendidas através do relacionamento com o ex.
  • Emoções que ainda se revive no mundo interno.
  • Feridas  emocionais que se revelam nos sonhos

E você já sonhou com o ex? Foi bom? Conseguiu entender seu sonho?

Fontes:

Para mais conteúdos sobre sonhos, veja:

Conheça os sonhos mais comuns no mundo (e no Brasil)

Significados dos sonhos mais comuns em pessoas ansiosas

Os 10 sonhos mais comuns e seus significados

O que é um sonho? Curiosidades, tipos de sonhos e seus significados

10 Sonhos Estranhos e Seus Significados

Significado dos sonhos: conhece a ti mesmo anotando os teus sonhos

Significado de Sonhar com Sapo: geralmente é um sonho bom

O que significa sonhar com elevador?

Sonhar com escadas: conheça os impressionantes significados

O que significa sonhar com comida?




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...