Significados dos sonhos mais comuns em pessoas ansiosas


Os sonhos podem projetar nossos estados internos, como por exemplo, a ansiedade. Por isso, pessoas ansiosas são propensas a ter sonhos perturbadores, como os de perseguição, fuga ou de situações de tensão, o que pode piorar ainda mais o seu quadro de ansiedade.

Pensando nisso, este conteúdo traz esclarecimentos sobre os sonhos mais comuns em pessoas ansiosas, como entendê-los para lidar melhor com a ansiedade e evitar ter esses sonhos de forma recorrente, além de outras informações.

Leia também:

Estudo sobre pessoas ansiosas e seus sonhos

Um novo estudo publicado na revista Dreaming analisou os sonhos de pessoas com transtornos de ansiedade.

O estudo sinalizou que esses sonhos, em geral perturbadores, podem intensificar a ansiedade da pessoa.

O principal autor desse estudo é o psicólogo Anton Rimsh, da Universität Düsseldorf, na Alemanha.

“Os resultados do nosso estudo revelam que o conteúdo dos sonhos de pacientes com ansiedade difere significativamente do conteúdo dos sonhos de pessoas saudáveis, contendo mais elementos negativos e desagradáveis”, diz Rimsh para a Psychology Today

Conteúdo dos sonhos de pacientes com ansiedade

Para chegar a essa conclusão, o estudo rastreou o conteúdo dos sonhos de 38 pacientes com ansiedade por meio de diários de sonhos, questionários e análise individual dos sonhos.

O estudo descobriu que vários temas de sonhos são mais prevalentes em pacientes com ansiedade em comparação com pessoas saudáveis.

Os temas mais recorrentes nos sonhos de pessoas ansiosas foram:

  • Ser perseguido
  • Sofrer agressão e lutar para se defender
  • Levar um susto e ficar paralisado ou congelado
  • Brigar, ser xingado e xingar
  • Sentir muito medo de enfrentar o ataque de pessoas
  • Cair de algum lugar
  • Ser excluído e rejeitado em situações sociais
  • Falecimento de pais e familiares
  • Acidentes de carro ou avião
  • Enfrentar desafios e se dar mal

Características predominantes dos sonhos de ansiosos

Além dos eventos recorrentes em sonhos de ansiosos, também foram notadas características comuns, como:

  • Ver ex-parceiros ou ex-cônjuges
  • Os sonhos ocorrem em alta velocidade, com personagens, objetos, transporte e veículos em movimento rápido.
  • Terem maior intensidade emocional, refletindo tensão e exacerbação de emoções como medo, raiva, vergonha e ódio, por exemplo.

Ansiosos se preocupam mais em entender seus sonhos

Outro apontamento desse estudo é que uma pessoa ansiosa tem mais preocupação e propensão a analisar e entender seus sonhos, já que sofre mais ansiedade por conta deles.

De acordo, com esse estudo existem 2 razões para essa tendência:

  1. Indivíduos que sofrem de transtornos de ansiedade geralmente tendem a estar preocupados com experiências e eventos de sua existência.
  2. Indivíduos ansiosos têm a predisposição de ver seus sonhos como chaves para seus problemas no estado de vigília (acordado).

A preocupação em interpretar seus sonhos torna-se uma necessidade e uma forma de resolver problemas que eles vivenciam enquanto estão acordados.

Alerta do estudo

Esse estudo também faz um alerta advertindo que pessoas ansiosas podem ficar presas em ciclos negativos entre os estado de vigília e onírico (sonho), ou seja, os sonhos negativos podem piorar os sintomas de ansiedade no estado de vigília, o que leva a ter sonhos ainda mais perturbadores, criando um ciclo incessante e recorrente de ansiedade.

“Esse processo pode ser representado como um ‘círculo vicioso’, que não é tão fácil de romper.

Para fazer isso, um indivíduo precisa de ajuda profissional e qualificada de um psicoterapeuta experiente.”– explica Anton Rimsh

Conselho do psicólogo, autor do estudo

O psicólogo Anton Rimsh aconselha que o sonhador com esse tipo de problema procure ajuda especializada.

“O melhor conselho que eu poderia dar a uma pessoa que vive esses sonhos regularmente é consultar um psicólogo, ou melhor, um psicoterapeuta experiente, de preferência, um psicanalista experiente.

Isso ocorre porque eles geralmente têm a experiência, as habilidades e o conhecimento necessários para trabalhar não apenas com transtornos de ansiedade, mas também com os sonhos de uma pessoa.”

Saiba mais em:

Padrões dos sonhos de pessoas ansiosas

Os sonhos de pessoas ansiosas possuem padrões comuns, como:

  • muitos personagens, diversas atividades e interações sociais em contextos adversos
  • maior número de interações agressivas e de forte impacto
  • maior frequência de situações embaraçosas e infortúnios
  • situações perigosas e ameaçadoras
  • maior prevalência de fracassos
  • emoções mais negativas e densas

Os sonhos dos ansiosos podem ter outros aspectos distintos, conforme a realidade e contexto emocional do sonhador, no entanto ainda assim perturbadores.

Mesmo que o sonho seja algo muito pessoal, que retrata questões intrínsecas e individuais de cada ser humano, os significados gerais, baseados nos arquétipos (símbolos psicológicos universais) podem facilitar a sua interpretação.

Significados dos sonhos comuns de pessoas ansiosas

Para interpretar o sonho é preciso se concentrar na emoção predominante e estabelecer uma analogia com a vida real.

É necessário associar os significados gerais à realidade pessoal do sonhador, para interpretar de forma personalizada.

Para tal, veja a seguir os significados de sonhos envolvendo ansiedade:

Perseguição

Ver-se no sonho sendo perseguido, com desespero de escapar reflete muito medo e ansiedade com relação à alguma resolução que precisa tomar, ou um contexto que está enfrentando.

Situações espinhosas e difíceis que o sonhador está vivendo podem se projetar nos sonhos com um perseguidor ou uma perseguição.

Perdendo os dentes

Os sonhos de dentes caindo projetam ansiedade, insegurança e temor.

Ninguém sente-se bem em estar banguela, por isso, este tipo de sonho pode ter relação com preocupação de perda de poder e controle, já que precisamos dos dentes para nos alimentar e nos projetar no mundo através do sorriso.

Pode ser também uma ansiedade provocada por problemas nos dentes (bruxismo). Nesse caso, é necessário a visita ao dentista.

Estar nu em público

Sonhar que está nu em público pode significar  medo e ansiedade de exposição, ou projetar vergonha e sentimento de humilhação por alguma situação vivenciada no mundo real.

Ver-se nu no sonho evidencia estado de vulnerabilidade por ter sido exposto ou temer uma situação constrangedora.

Em suma, dependendo da sensação vivida no sonho, sonhar de estar nu mostra ansiedade em lidar com a própria vulnerabilidade.

Sonhar de estar caindo

Sonhar de estar caindo geralmente está ligado a sentimentos de perda de controle ou medo do fracasso sobre uma determinada situação. Atente-se ao sentimento de queda se é prazeroso ou assustador.

Estar se afogando ou enfrentar uma grande onda

Mudanças repentinas, situações tensas e momentos difíceis costumam reverberar nos sonhos através de situações de estar enfrentando uma enorme onda ou se afogando.

A água é símbolo de nossas emoções e sentimentos, dessa forma, ondas gigantes ou estar se afogando podem representar a tensão emocional que o sonhador está vivendo.

Fim do Mundo

Sonhar com o apocalipse ou o fim do mundo pode significar que o sonhador está vivendo o fim de um ciclo que lhe está provocando muita ansiedade.

Esquecer algo importante

Esquecer algo ou alguém importante no sonho, expressa o temor de perda, separação, adversidade, ou medo de não conseguir solucionar alguma situação necessária.

Estar atrasado

Sonhar que está atrasado reflete ansiedade e medo de perder uma oportunidade, temor em tomar uma decisão errada ou preocupação por não conseguir realizar algo que se tem vontade.

Veículo fora de controle

Sonhar que está em um carro ou outro transporte desgovernado pode significar a sensação de falta de controle sobre a própria vida ou que não está assumindo a responsabilidade pelas suas ações.

Ser alvo de zombaria

Ver-se no sonho sendo alvo de zombaria pode ser um sinal de ansiedade por medo de ser ridicularizado em alguma situação ou que o sonhador teme ser descoberto de algo que tem vergonha.

Esse tipo de sonho pode estar atrelado à preocupação do sonhador pelo o que as pessoas pensam sobre ele.

Entender a ansiedade para evitar que se projete nos sonhos

Como visto, a ansiedade é capaz de tumultuar até os sonhos e disturbar o sono que é tão importante para a saúde, intensificando mais ainda a tensão emocional do indivíduo ansioso.

Identificar o contexto, reconhecer as causas e perceber as reações associadas a esse transtorno é um caminho para se libertar das emoções que refletem a ansiedade.

Fontes:

Para mais conteúdos sobre sonhos e seus significados, consulte:

O que significa sonhar com sequestro ou de ser sequestrado?

O que significa sonhar com bolsa, mochilas e afins?

O que significa sonhar com gravidez?

O que significa sonhar com gatos?

O que significa sonhar com morte?

Significados de sonhar com ladrão e roubo

Significado de sonhar com aranhas 

Sonhar com dinheiro: veja TODOS os significados

Sonhar com cobra: o que significa?

Sonhar com criança o que significa? Como interpretar o sonho?




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...