O que significa sonhar com sequestro ou de ser sequestrado?


De vez em quando temos alguns sonhos bizarros e ficamos buscando algum sentido para eles na vida real. Em algum momento você já sonhou que estava sendo sequestrado? O que será que esse sonho significa?

Os sonhos de ser sequestrado podem parecer vívidos e aterrorizantes. De acordo com os profissionais em saúde mental, esses sonhos geralmente se relacionam a sinais de ansiedade e estresse.

Vamos entender.

O que significa sonhar de ser sequestrado ou sonhar com sequestros?

Segundo os especialistas, fontes cotidianas de estresse, desde uma ruptura em relacionamentos românticos até preocupações com as tarefas diárias se acumulando podem estar relacionadas com sonhos de sequestro.

Para a Dra. Nereida Gonzalez-Berrios, médica e psiquiatra, esse tema pode ser especialmente comum entre pessoas que se sentem ansiosas diariamente.

As pessoas que se sentem ansiosas em suas vidas reais podem ser mais propensas a sonhar em serem sequestradas ou ver alguém que amam ser sequestrado.

Vamos entender algumas interpretações possíveis de sonhos de sequestro?

Você pode estar se sentindo preso ou controlado

Se você está tendo sonhos que está sendo sequestrado, isso pode significar que talvez você esteja enclausurado ou preso em alguma coisa na vida acordado.

O sonho pode ser um sinal e estar lhe dizendo para se libertar de um vínculo tóxico e, esse vínculo, pode ser uma situação controladora ou manipuladora no trabalho, família ou relacionamentos amorosos.

Não vá perder noites de sono por falta de definir limites nos relacionamentos, não é?!

Retome o controle da sua vida e cuide para estar ao redor de pessoas que te querem bem!

Você pode tentar:

  • sair de onde não se sente bem;
  • priorizar sua saúde;
  • definir limites nas relações;
  • não ficar disponível o tempo todo;
  • tomar as rédeas da sua vida.

Medo de perder o(a) filho(a)

Sonhos com crianças ou outro ente querido sendo sequestrado podem representar o medo de perder alguém próximo a você.

Também pode pode envolver preocupações com a segurança do(a) filho(a).

Se isso estiver acontecendo, o que você pode tentar?

Certificar-se de que essa criança ou adolescente saiba como lidar com as interações com estranhos pode ajudar a aliviar um pouco o medo.

Dica: você pode, por exemplo, estabelecer uma palavra-código que só sua família conhece para que seus filhos nunca entrem no carro com alguém alegando conhecê-lo.

Um medo intenso de sequestro que causa angústia contínua e atrapalha a vida cotidiana pode ser uma fobia específica chamada abductofobia.

As fobias vão além da simples preocupação e medo. Se sonhos como esse continuarem, busque tratamento com um terapeuta.

Muitas coisas pra fazer

Sonhos com sequestro podem significar que você está vivendo como um refém na vida real.

Mas refém de quê?

Esse sentimento pode se manifestar a partir de uma tarefa que você não conseguiu concluir, algo que você não fez e que é prioridade ou uma conversa que gostaria de ter com alguém especial.

Lutando para começar uma tarefa que inspira ansiedade? Tente dividi-la em etapas menores. Sem pressão! Você não precisa resolver tudo de uma vez.

Vá buscando a resolução aos poucos. Devagar também é pressa.

Passou por um trauma

Sonhos sobre sequestro podem estar relacionados a medos e memórias que sua mente consciente reprimiu. Então, um sonho como este pode sugerir um trauma não processado.

Um sonho de sequestro também pode refletir os esforços de sua mente inconsciente para aceitar o evento traumático e crescer a partir dele.

Pesadelos como esses são um sintoma central do transtorno de estresse pós-traumático (TEPT).

Até 96% das pessoas com TEPT têm pesadelos frequentes, em comparação com apenas cerca de 3% da população geral.

Um trauma envolvendo sequestro ou qualquer outra experiência com risco de vida ou aterrorizante (como um acidente grave, emergência médica ou abuso infantil), pode levar a um complexo transtorno de estresse pós-traumático (C-PTSD), que um terapeuta pode ajudar a diagnosticar e tratar.

Se você tiver sintomas de TEPT, como flashbacks, evitação ou sentimentos negativos sobre o que aconteceu, procure um profissional e tente:

  • trabalhar para desafiar crenças inúteis relacionadas ao seu trauma;
  • liberar os sentimentos de culpa;
  • reprocessar a experiência traumática de uma maneira mais empoderada.

Decifrando os sonhos

Os sonhos não têm um significado específico.

Mas, aqui estão algumas teorias comuns sobre por que você sonha:

  1. Sigmund Freud acreditava que os sonhos se relacionam com pensamentos reprimidos e inconscientes da infância, incluindo medos, desejos e impulsos que aparecem nas horas de vigília. Por exemplo, Freud sugere que sonhar sobre sequestro decorre de se sentir reprimido ou emocionalmente “refém” por seus pais durante a infância;
  2. De acordo com a psicóloga Clara Hill, os sonhos muitas vezes refletem a vida desperta. Ela sugere que as imagens dos sonhos têm um significado único para cada pessoa e a interpretação dessas imagens pode fornecer informações úteis. Com base na teoria de Hill, um sonho de sequestro pode vir de uma leitura de notícias sobre sequestro e, em seguida, a preocupação de que vai acontecer com você ou com alguém próximo;
  3. Carl Jung sugeriu que, sonhar ajuda a pessoa a refletir sobre experiências recentes ou problemas atuais e suas possíveis soluções. Ao contrário de Freud, Jung achava que os sonhos não distorcem ou disfarçam significados, então ele pode dizer que seu sonho reflete um medo de ser abduzido e talvez um desejo de entender como você pode se libertar nessa situação.
  4. A neurociência sugere que sonhar ajuda a regular e processar memórias e sentimentos. A fase do sono REM, quando ocorre a maioria dos sonhos, é também quando o cérebro consolida as memórias emocionais. De acordo com isso, você pode sonhar em ser sequestrado após uma experiência traumática que precisa ser reprocessada em sua memória de longo prazo. O reprocessamento cura as lesões mentais do trauma, reduzindo os gatilhos para que você não “reviva” a experiência por meio de pesadelos e flashbacks.

Leia mais:

Gerenciando sonhos de estresse

Se sonhos perturbadores sobre sequestro atrapalham seu sono ou atrapalham sua vida diária, você pode tentar:

  • Manter um diário de sonhos: anotar os temas dos seus sonhos e os possíveis gatilhos do seu dia pode ajudá-lo a entender o que os está causando. Por exemplo, um estudo de 2015 descobriu que 47% dos participantes tiveram sonhos perturbadores depois de comer antes de dormir. Embora possa ser óbvio, assistir a um programa com notícias ruins e violentas antes de dormir também pode desempenhar um papel prejudicial durante o sono;
  • Melhorar a higiene do sono: uma boa higiene do sono pode ajudar a relaxar antes de dormir para um sono mais profundo e reparador. Acordar cedo aumenta a probabilidade de você se lembrar de seus sonhos, então a qualidade do seu sono pode fazer a diferença;
  • Conversar com um terapeuta: um profissional pode ajudá-lo a lidar com pesadelos recorrentes, principalmente aqueles relacionados a um incidente traumático, ou dar sentido a sonhos perturbadores e confusos.

Lembre-se: pensar no sonho e nas possíveis explicações pode ajudá-lo a encontrar uma explicação que faça sentido para você na situação atual que está passando.

Os sonhos não são literais, então um sonho de ser sequestrado pode significar apenas que você se sente preso em algum aspecto de sua vida ou pode não ter nenhum significado específico.

Às vezes, os sonhos são apenas sonhos, mas, em última análise, você decide o que eles significam.

Sua mente não quer te aterrorizar, ela está do seu lado tentando te ajudar.

Preste atenção nos sinais!

Fonte: insider.com

Talvez te interesse ler também:

O que é um sonho? Curiosidades, tipos de sonhos e seus significados

10 dicas úteis para se lembrar dos sonhos

O que significa sonhar com urina ou urinar?




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 1 comentário

  1. Claudia
    Publicado em 28/03/2024 às 10:34 am [+]

    O diário de sonhos irá resultar
    😗😗😗😗😗😗😗😗🤑🤪🤑🤭🤫😙🤗🤪😚😚🫠😚🫠🥲😗🤑🤔🤭😙😗🤐🤗🤫🤗😘🤑🤐🤔🤨🤭😜😙😗😚🤪😙🙃😙🤪🤗🙃🥲😗🤗😙🤪😇😄😚🐱🐆🫎🦄🦄🦄🦄


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...