Significado dos sonhos: aprenda aqui como realmente interpretar seus sonhos

Significado dos sonhos

Muito além da adoção de técnicas místicas e esotéricas, é possível interpretar os sonhos psicologicamente para obter respostas para nossa vida prática. Veremos que há sonhos comuns (como a sensação de estar caindo) que todos sonham, assim como sonhos que aparentam não ter sentido algum, mas que podem revelar muito sobre nós. Vamos conhecer um pouco mais sobre o significado dos sonhos.

O que é um sonho

Segundo Carl Yung, “o sonho é uma série de imagens que aparentemente são contraditórias e absurdas, mas surgem, na realidade, a partir de material psicológico que possui um significado claro”.

Isso significa, em termos práticos, que tudo o que sonhamos pode ser considerado um reflexo de material psicológico inconsciente. Enquanto dormimos, nosso inconsciente está trabalhando para encontrar soluções para o que vivenciamos no consciente.

Carl Yung surge como alternativa às interpretações de sonho freudianas que tratam o conteúdo dos sonhos como eivados e baseados na natureza sexual do ser humano.

Os significados dos sonhos

É necessário diferenciar os sonhos que têm significado real daqueles que expressam meramente uma condição externa, afetando a realidade do sonho. Por exemplo, sons externos como interfones ou despertadores podem nos levar a sonhar com algo relacionado, como o sino de uma igreja batendo ou mesmo o próprio telefone tocando no sonho.

Embora possa parecer impressionante acordar com o despertador tocando de um sonho onde se ouviu o despertador tocar, é, na verdade, um mero reflexo da mente.

Os sonhos com significados mais importantes geralmente ocorrem quando estamos em sono profundo, normalmente entre 2 e 7 horas da manhã. Nesses sonhos, é importante se atentar a minúcias e não no todo.

Por exemplo, ao sonhar que se está no escritório trabalhando não deve se associar ao mero fato de trabalhar (“sonhei que estou trabalhando porque vou ter que trabalhar amanhã”), mas sim aos detalhes, como se estava trabalhando nesse sonho, o que se sentia, era confortável? Era uma boa sensação? Era ruim? Quais as sensações de ambiente? Que objetos foram visualizados no sonho que marcaram a percepção?

Assim como quando sonhamos que estamos caindo e acordamos assustados.

Esse, aliás, é um sonho muito comum que frequentemente significa um mero impulso do corpo ao perceber algum membro (como a perna) caindo para fora da cama.

significado dos sonhos 2

Tendo em mente que o todo junto aos detalhes é muito importante, podemos classificar os sonhos recorrentes em 7 categorias e interpretações:

Factual

Sonhos factuais são a própria afirmação do fato. Sonhar com um fato da própria vida é uma afirmação de si mesmo ou de outro alguém. Pode revelar verdades ocultas sobre nós mesmos, por isso atenção aso detalhes.

Inspirador

Um sonho inspirador normalmente aponta caminhos que podem ser tomados pelo sonhador para resolver problemas pessoais ou mesmo empresariais. Deve-se atentar ao detalhes para compreender o caminho correto.

Cumprimento

Sonhos de desejo de cumprimento significam nosso desejo. Há quem sonhe com riqueza a vida toda ou mesmo em ganhar na loteria. Sonhar com isso é afirmação do desejo de cumprimento, não significando necessariamente o que acontecerá.

Reconciliação

Muitas vezes temos relações inacabadas para nosso inconsciente, resultando em sonhos de reconciliação. Nesses sonhos, geralmente sonhamos que alguém que tivemos uma ruptura inesperada. Nosso inconsciente encontra a forma de trabalhar esta falta com o sonho de reconciliação.

Compensatório

Sonhos compensatórios são similares aos de desejo de cumprimento. Manifestam-se como forma de compensar o que está faltando em nossas vidas. Por exemplo, quando a vida sexual não tem sido praticada com regularidade, nosso inconsciente pode trazer à tona o sonho compensatório onde estamos em pleno exercício do ato sexual.

Aviso

Sonhos de aviso são as formas que nosso inconsciente encontra para nos avisar de perigos em nossa vida. Por exemplo, sonhar que está perdido na mata pode significar que nosso inconsciente está avisando que estamos tomando caminhos errados em nossas vidas. Devemos entender os detalhes para saber como mudar o caminho.

Precognitivos

Sonhos precognitivos são também similares ao desejo de cumprimento, mas muitas vezes podem ter origem no medo. Cientificamente, não têm poder premonitório, mas demonstram um alerta de nosso inconsciente para o que acreditamos (de forma inconsciente) que irá acontecer. Se for ruim, devemos nos atentar aos detalhes para apaziguar o medo. Se for bom, pode significar um caminho correto que estamos tomando.

Alguns temas comuns que todos sonharão em algum momento da vida:

 

Saúde

Sonhar com doença pode realmente significar a presença de algo que foi detectado pelo inconsciente. É no mínimo prudente fazer um check up geral com o médico.

Objetos limpos ou sujos

Sonhar com objetos limpos pode significar bom presságio do inconsciente. Objetos sujos, mau presságio.

Sonhar que está subindo

Significa que o inconsciente está interpretando uma ascensão social e profissional.

Fracasso

Sonhar com fracasso pode ser um alerta de caminho profissional inadequado. Detalhes devem ser observados para entender os motivos.

Para reforçar, mais importante do que se atentar ao todo é se atentar ao todo com os detalhes. É necessário primeiro entender as sensações dos sonhos e buscar respostas nos símbolos visualizados e nos potenciais significados que possam ter.

Muito além do misticismo, sonhar é uma evidência que nosso inconsciente dá sobre nós mesmos. É possível também buscar a orientação de um profissional, tal qual o psicólogo, a fim de obter maiores informações na interpretação de seus sonhos.

Especialmente indicado para você:

setaOS 10 SONHOS MAIS COMUNS E SEUS SIGNIFICADOS

seta10 DICAS ÚTEIS PARA SE LEMBRAR DOS SONHOS

setaSONHOS: 9 INFORMAÇÕES INTERESSANTES QUE DESCONHECEMOS SOBRE ELES