Significado dos sonhos: como interpretar seus sonhos?


Muito além da adoção de técnicas místicas ou esotéricas, é possível interpretar os sonhos psicologicamente para obter respostas para nossa vida prática, através do estudo do significado dos sonhos.

Existem sonhos comuns, que provavelmente todo mundo já sonhou um dia (por exemplo sonhar com cachorro), assim como sonhos estranhos (como sonhar de estar caindo em queda livre ou de estar nu em público) que aparentemente não têm sentido algum, mas que podem revelar muito sobre nós.

O mundo dos sonhos é incrivelmente interessante, porque nos permite navegar nas águas profundas do inconsciente, para trazer à tona o nosso consciente escondido, camuflado, ou seja, algumas verdades que talvez nos recusamos a enxergar.

Mas os sonhos podem ser também organizadores de pensamentos, podem conter insights  inspiradores, criativos e muito mais.

Vamos conhecer um pouco mais sobre o significado dos sonhos para o nosso autoconhecimento.

O que é um sonho

Sonho é o conjunto de imagens e ideias que aparecem durante o sono. De maneira metafórica, sonho significa desejo, devaneios e fantasias, sendo também sinônimo de beleza, maravilha, esplendor, encantamento e esperança.

A palavra sonho vem do latim somnium = sono, que por sua vez vem do sânscrito svap– (svapnja em sânscrito significa sono). Em grego, ὕπνος (ypnos) = sono.

Originalmente, portanto, sonho e sono eram a mesma coisa. Hoje, sonho é a parte do sono em que o inconsciente produz imagens e cria histórias, na maior parte das vezes desconexas e sem sentido aparente.

O que é um sonho segundo a psicologia

Na psicologia, existem dois autores principais sobre o estudo dos sonhos: Carl Jung e Sigmund Freud.

Freud explica

Freud publicou sua famosa obra A interpretação dos sonhos em 1900. O livro é um marco para a humanidade, pois os sonhos até então eram vistos como fenômenos simbólicos ou premonitórios. Com Freud, os sonhos passaram a ser vistos como atos psíquicos que trazem consigo informações do inconsciente, um local obscuro da mente, de difícil acesso.

Na teoria freudiana, como ensina o psicanalista, psicólogo e filósofo Pedro de Santi neste vídeo da Casa do Saber, o sonho é uma metáfora do EU porque ele mostra através de símbolos e imagens, informações que se chegassem até nós de maneira consciente, seriam demasiado dolorosas.

No sonho, verdades não ditas, segredos impensáveis, conceitos vergonhosos que temos sobre nós mesmos, acordam durante o sono, justamente porque o EU dorme.

Para Freud, o sonho é a “via régia para o inconsciente”, uma rua que leva o sonhador ao autoconhecimento porque lhe revela verdades suprimidas pela consciência, seja porque dolorosas, seja porque vergonhosas. E, como tal, apesar de a interpretação do sonho ser pessoal, subjetiva, o sonho nos ajudaria a interpretar essa metáfora do EU.

Portanto, para Freud os sonhos teriam de alguma forma um caráter informativo e, provavelmente falariam de desejos de realização, ou medos de realização, principalmente de natureza sexual.

Mas não é assim que Carl Jung interpreta os sonhos.

O sonho para Jung

Segundo Jordan Peterson, professor de psicologia na Universidade de Toronto, ao contrário de Freud, para Jung, o inconsciente que aflora no sonho não tem esse caráter medonho suprimido pela consciência, esse caráter repressor.

Os sonhos seriam simplesmente ideias desorganizadas que a mente tenta organizar da sua melhor maneira possível como se fosse uma chuva de criatividade.

Para Jung “o sonho é o nascimento do pensamento” um local onde imagens fantasiosas buscam, da melhor maneira possível, elaborar um pensamento.

Tendo visto as principais diferenças sobre a definição do que é um sonho, vejamos como interpretá-los.

Tipos de sonhos e seus significados

É necessário diferenciar os sonhos que têm significado real daqueles que expressam meramente uma condição externa, afetando a realidade do sonho. Por exemplo, sons externos como interfones ou despertadores podem nos levar a sonhar com algo relacionado a isso, como o sino de uma igreja batendo ou mesmo o próprio telefone tocando no sonho.

Embora possa parecer impressionante acordar com o despertador tocando de um sonho onde se ouviu o despertador tocar, isso é, na verdade, um mero reflexo da mente.

Os sonhos com significados mais importantes geralmente ocorrem quando estamos em sono profundo, normalmente entre 2 e 7 horas da manhã. Nesses sonhos, é importante se atentar às minúcias e não somente no todo.

Por exemplo, ao sonhar que se está no escritório trabalhando não deve se associar ao mero fato de trabalhar (“sonhei que estou trabalhando porque vou ter que trabalhar amanhã”), mas sim aos detalhes, como se estava trabalhando nesse sonho, o que se sentia, era confortável? Era uma boa sensação? Era ruim? Quais as sensações de ambiente? Que objetos foram visualizados no sonho que marcaram a percepção?

Assim como quando sonhamos que estamos caindo e acordamos assustados.

Esse, aliás, é um sonho muito comum que frequentemente significa um mero impulso do corpo ao perceber algum membro (como a perna) caindo para fora da cama.

significado dos sonhos 2

Tendo em mente que o todo juntamente aos detalhes é muito importante, podemos classificar os sonhos recorrentes em 7 categorias e interpretações:

Factual

Sonhos factuais são a própria afirmação do fato. Sonhar com um fato da própria vida é uma afirmação de si mesmo ou de outro alguém. Se consideramos Freud, um sonho factual poderia revelar verdades ocultas sobre nós mesmos, por isso atenção aos detalhes. Já na teoria junguiana um sonho factual poderia dar ideias para solucionar problemas do cotidiano.

Sonhos são interpretáveis de maneira muito pessoal e subjetiva. Na verdade nem um psicólogo nem um psicanalista o interpretam, apenas guiam o sonhador a encontrarem luz nessa “via régia para o inconsciente”.

Inspirador

Um sonho inspirador normalmente aponta caminhos que podem ser tomados pelo sonhador para resolver problemas pessoais ou mesmo empresariais. Deve-se atentar aos detalhes para compreender o caminho correto.

Realização

Sonhos de desejo de realização significam nosso desejo. Há quem sonhe a vida toda em estar se casando, em estar grávida ou em ganhar na loteria. Sonhar com isso pode ser a afirmação de um desejo de realização, não significando necessariamente o que acontecerá.

Reconciliação

Muitas vezes temos relações inacabadas para nosso inconsciente, resultando em sonhos de reconciliação. Nesses sonhos, geralmente sonhamos com alguém com quem tivemos uma ruptura inesperada ou indesejada. Nosso inconsciente encontra a forma de trabalhar esta falta com o sonho de reconciliação.

Compensatório

Sonhos compensatórios são similares aos de desejo de realização. Manifestam-se como forma de compensar o que está faltando em nossas vidas. Por exemplo, quando a nossa anda vida social anda parada, nosso inconsciente pode trazer à tona o sonho compensatório onde estamos participando de festas, viagens, shows, espetáculos.

Aviso

Como saber se o sonho é um aviso? Sonhos de aviso são as formas que nosso inconsciente encontra para nos avisar de perigos em nossa vida. Por exemplo, sonhar que está perdido na mata pode significar que nosso inconsciente está avisando que estamos tomando caminhos errados em nossas vidas. Devemos entender os detalhes para saber como mudar o caminho.

Muita gente acredita nos sonhos, como se pensava antes de Freud, de que eles são avisos ou premonições. Dado que a nossa mente é um universo a ser descoberto, tudo pode ser. Para as pessoas que se perguntam se Deus ou o seu anjo da guarda estariam lhes avisando sobre algo através dos sonhos, o médico psiquiatra Ismael Sobrinho explica como distinguir o sonho da mente, do sonho que poderia ser um aviso:

  • Sonhos que seriam aviso seriam claros, não confusos
  • Falariam do presente e do futuro, não do passado
  • Não causa aflito ou sofrimento pois a palavra de Deus nunca aflige
  • É um sonho organizado, claro, líquido, traz paz, direção, clareza, futuro.

Precognitivos

Sonhos precognitivos são também similares ao desejo de realização, mas muitas vezes podem ter origem no medo. Cientificamente, não têm poder premonitório, mas demonstram um alerta de nosso inconsciente para o que acreditamos (de forma inconsciente) que irá acontecer.

Se for ruim, devemos nos atentar aos detalhes para apaziguar o medo. Se for bom, pode significar um caminho correto que estamos tomando.

Agora vejamos alguns temas comuns que todos sonharão em algum momento da vida.

O significado dos sonhos mais comuns, segundo a psicologia

Todos sonham, mas alguns se lembram mais, menos, ou nada sobre os sonhos.

Os sonhos na psicologia têm significados comuns a todos nós enquanto representam símbolos do nosso inconsciente coletivo segundo Jung. A interpretação dos sonhos, porém, deve ser feita considerando a individualidade de cada um, bem como os momentos de vida que a pessoa está passando.

Vejamos, resumidamente, alguns dos sonhos mais comuns e suas simbologias na psicologia.

Sonhar com dentes

Os dentes são um símbolo da agressividade na psicologia mas também representam a beleza do sorriso. Sonhar que se perde um dente pode representar problemas com a autoestima, vontade de agredir, de morder ou arrependimento por ter sido agressivo. O proprio sonhador deve contextualizar o que o sonho representa para si. Pode ser, por exemplo preocupação com cárie, com perda de dente, etc.

Sonhar de estar nu

As roupas simbolizam os aspectos visíveis da personalidade de uma pessoa e, estar nu pode significar estar despido de disfarces, ser sincero. Observe se no sonho você se sente bem ou mal em estar nu em público, e interprete-o com base nesta simbologia.

Sonhar com a morte

Em psicologia, a morte significa transformação, o fim de um ciclo e o começo de um outro. Sonhar com morte pode representar o desejo de mudanças e o renascimento para novos estilos e pensamentos de vida.

Sonhar com árvore

O símbolo árvore em psicologia nos reporta à criação, ao Jardim do Éden, ao centro do mundo. Diz-se ser também um símbolo fálico, representar o arquétipo materno e estar ligado ao desenvolvimento, à transformação, ao renascimento. A árvore também remete à segurança (criar raízes).

Sonhar com fogo

O fogo simboliza purificação, transformação, força e consciência. Em algumas culturas também está ligado à sexualidade, bem como ao trabalho (o fogo deve estar sempre acesso). A interpretação de um sonho com fogo deve considerar o que se está queimando, situações fora de controle, desejos de transformação completa, purificação, morte.

Andar de bicicleta

Na psicologia, diz-se que a bicicleta é um símbolo de autonomia e também de equilíbrio. Sonhar com esta imagem pode representar um processo de individuação, de seguir a própria vida com seus próprios meios.

Sonhar de dirigir carro ou outro meio de transporte

Assim como a bicicleta, o carro é um meio de transporte, um símbolo compreendido pela psicologia como uma representação do modo pelo qual o ego se dirige e se movimenta na vida. Se no sonho a direção era gostosa, livre, pode ser que o inconsciente esteja contente com os rumos que tua vida está tomando.

Ao contrário, problemas na direção (também no caso da bicicleta) podem representar problemas ou desejos de mudança na direção que a vida toma.

O sonho de dirigir também pode se apresentar – além de carro e bicicleta que são os mais comuns – com outros meios de transporte (aviões, navios, helicópteros, etc).

Considere as seguintes simbologias ao interpretar seus sonhos de dirigir outros meios de transporte. Por exemplo, aviões voam rápido por longas distâncias; navios levam à longas distâncias mas de maneira bem devagar; helicópteros são usados para supervisionar situações especiais e assim por diante.

Sonhar com água

A água é a representação da vida, um símbolo do nascimento. Pode estar ligada à vida uterina e, nos sonhos, pode representar os aspectos mais íntimos do ego como medo, aceitação, descobertas e emoções. Atente-se para o aspecto da água, se limpa, lodosa, se calma ou agitada.

Leia mais:

Sonhar com cachorro

O cachorro em nosso inconsciente costuma representar fidelidade pois é conhecido como o melhor amigo do homem. A interpretação do sonho vai depender de como este cachorro se apresentava, dócil, feroz, etc. Mas o cachorro também tem uma simbologia de morte em várias culturas antigas. Veja mais significados aqui -> todos os significados possíveis sobre sonhar com cachorro.

Sonhar com cobra

Um sonho comum que nos remete a tantos significados dado que a cobra representa muitas coisas: saúde, traição, pecado, etc.

Leia mais:

Sonhar que está subindo

Significa que o inconsciente está interpretando uma ascensão social e ou profissional. Geralmente, no sonho aparecem escadas, elevadores, mas podem aparecer subidas em árvores, fazer grandes saltos, etc.

Elevador

O elevador, sendo um objeto que sobe e desce, pode representar em nosso inconsciente ascenção e queda em nossas vidas, preocupações financeiras ou desejos de ascensão social.

Sonhar com doenças

Sonhar com doença pode realmente significar a presença de algo que foi detectado pelo inconsciente. Mas também pode ser medo de desenvolver a doença sonhada. Para os mais desconfiados, pode ser prudente fazer um check up geral com o médico.

Sonhar com objetos limpos ou sujos

Sonhar com objetos limpos pode significar bom presságio do inconsciente, ou pelo menos aquela frase feita: “estar com a consciência limpa”. Sonhar com objetos sujos, ao contrário pode denotar culpa ou consciência suja.

Sonhar com fracasso

Sonhar de estar tendo fracasso pode ser um alerta de caminho profissional inadequado ou medo de estar tomando decisões erradas na vida. Detalhes devem ser observados para entender os motivos, porque o inconsciente pode ajudar a revelar informações importantes para o autoconhecimento.

Como interpretar seus sonhos. Atenção aos detalhes

Para reforçar, mais importante do que se atentar ao todo é se atentar ao todo com os detalhes. É necessário primeiro entender as sensações  vividas nos sonhos e buscar respostas nos símbolos visualizados e nos potenciais significados que possam ter.

Sonhar é por si só uma maravilha da mente, porque no sonho não temos controle sobre o que pensamos, e isso nos ajuda ou a nos conhecermos melhor (Freud) ou a organizar melhor as ideias (Jung) acessando nossa capacidade criativa.

Já para os místicos, sonhar pode ser viajar por mundos desconhecidos para receber mensagens e orientações espirituais.

Mas as teorias sobre o significado dos sonhos são muitas e talvez infinitas, porque a mente humana é deveras um mistério!

É claro que a interpretação dos sonhos é um caminho para o autoconhecimento e o ideal seria contar com a ajuda de um profissional para poder decifrá-los em todas as suas possíveis nuances.

Mas de sonho em sonho, buscando os significados de cada símbolo sonhado, vai-se adquirindo um conhecimento bem revelador.

De fato, o sonho é um assunto que nos encanta!

Talvez te interesse ler também:

O que Significa Sonhar com Fezes? Veja Algumas Interpretações

O que significa sonhar com urina ou urinar?

Sonhos com banheiro: o que eles significam?

O que Significa Sonhar com Rato (não é só traição e doença) 

10 dicas úteis para se lembrar dos sonhos

Sonhos: 9 informações interessantes que desconhecemos sobre eles

Sonhar com criança: como interpretar significados psicológicos

Sonhar com aranha o que significa?




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 65 comentários

  1. Daia Florios
    Publicado em 01/03/2021 às 9:15 am [+]

    Medo ou desejo de ter herdeiros? Tente entender buscando o autoconhecimento <3


  2. nayara
    Publicado em 15/03/2021 às 4:54 pm [+]

    Eu sonhei com uma cobra verde atacando um sapo verde e na hora q ela deu o bote eu acordei assustada, tentei ver o significado mais não achei


  3. Daia Florios
    Publicado em 21/03/2021 às 8:49 pm [+]

    Nayara o significado é você mesma quem vai dar. Você tem medo ou nojo de cobra? E de sapo? O verde significa vida, natureza. Ambos animais sa7o muito sensíveis. A cobra tem a ver, no inconsciente coletivo, com traição, fofoca (língua de cobra), mas também tem a ver com a cura (tanto que é símbolo na medicina). O sapo tem aquela coisa de beijar e virar príncipe. Será que você receia que alguém esteja falando mal de você para alguém que você gosta? A interpretação é você mesma quem que dar conhecendo sua situação atual e sua sensação no sonho. Deixo dois links que podem te ajudar na interpretação dos sonhos depois de conhecer melhor estes animais <3 https://www.greenme.com.br/informarse/significados/66837-a-simbologia-da-cobra-e-seus-varios-significados/
    https://www.greenme.com.br/informarse/animais/65138-a-importancia-mundial-dos-sapos-que-ate-tem-um-dia-especial-para-eles/


  4. Alessandra
    Publicado em 25/05/2021 às 12:53 am [+]

    E vc não fez nada? Só se assustou ? Aceite que algumas situações não estão no seu controle e se vc não quer fazer nada então assuma as consequências quando vierem


  5. Eduardo Carlos Rodrigues
    Publicado em 15/04/2021 às 7:35 am [+]

    Sonhei que estava dormindo na rua com minha ex mulher aí veio um policial e pediu pra gente sair daquele lugar ( sonho chato e pesado)


  6. Daia Florios
    Publicado em 20/04/2021 às 8:30 am [+]

    Os sonhos devem ser interpretados pelo próprio sonhador. Deixamos apenas algumas dicas para você pensar. Como o policial representa a ordem, a lei, talvez haja desejo por um lado, e repressão por outro em estar com a ex. Pense nisso! Um abraço!


  7. Alessandra
    Publicado em 25/05/2021 às 12:54 am [+]

    Exatamente pq vc busca o que não deve e ainda quer aceitação,comece a agir com coerência


  8. CÁSSIA
    Publicado em 16/04/2021 às 6:02 am [+]

    Pode me ajudar na interpretação de um sonho.
    Assistindo Tv na cama com meu marido dando risada, ouço barulho, chamo ele levantamos correndo até a porta da cozinha. Uma pessoa tenta abrir eu empurro a porta, não consigo, seguro na mão dele com uma arma preta, rodo com a minha mao e a dele q aponta quase pro meu pé e consigo desarma-lo, falo vai embora e ele pede a arma e meu marido fala pode devolver e ele vai embora.


  9. Daia Florios
    Publicado em 20/04/2021 às 8:24 am [+]

    Oi Cássia, a interpretação do sonho é feita pelo próprio sonhador. Você andou preocupada que alguém pudesse atrapalhar sua felicidade com o marido? Pense nisso, porque você estava se divertindo e alguém aparece com uma arma para interromper. A arma para Freud é um símbolo fálico. Então talvez fosse um homem vindo a interromper. São apenas sugestões, pense sobre o que poderia ser, de acordo com o teu sentimento ea sua intuição. Um abraço!


  10. Alessandra
    Publicado em 25/05/2021 às 12:56 am [+]

    Cassia vc é muito forte sabia , infelizmente é difícil dizer mas se o seu marido não se posicionar com mais eficiencia vai te deixar numa situação complicada onde vc terá realmente que se defender sozinha .


  11. Luís Matias
    Publicado em 13/05/2021 às 5:32 pm [+]

    O outro sonho foi que sonhei que tinha encontrado a moça com quem andei a trocar sms durante 2 anos e depois tivemos uma discussão que não acabou como eu queria. No sonho esta estava com o marido e perguntei a ela se não foi com ela andei trocar sms com ela e ficou a olhar muito seria pra mim,e veio a a prostituta Camila,a Xuxa,e eu com esta começamos aos beijos.Depois fomos os 4 pra esplanada do meu cafe e a moça dos sms fechou a porta da esplanada e acabou. O que significa?


  12. Daia Florios
    Publicado em 19/05/2021 às 12:43 pm [+]

    Por acaso, você terminou a conversação no SMS porque achava que ela queria algo muito sério? No sonho ela era casada e você estava em companhia…


  13. Luís Matias
    Publicado em 20/05/2021 às 6:36 pm [+]

    Não. Eu pensava que ela era pra ser minha namorada,mas ela fez -me uma coisa que não gostei e depois eu fiz aquilo que não devia.Depois mandou-me apagar o numero de telemovel e o email dela.


  14. Alessandra
    Publicado em 25/05/2021 às 12:59 am [+]

    Como eu disse baixo estima vc precisa procurar na sua vida real o que te convém ser mais realista e buscar melhor seu nível de busca


  15. Alessandra
    Publicado em 25/05/2021 às 12:51 am [+]

    Necessidade de se completar busque isso


  16. Alessandra
    Publicado em 25/05/2021 às 12:57 am [+]

    Necessidade biológica ,e infelizmente baixa estima


  17. joabe
    Publicado em 10/06/2021 às 11:55 am [+]

    Olá sonhei com dois símbolos os dois no mesmo sonho. Primeiro símbolo eu vi três árvores uma ao lado da outra, só que a do meio era um tronco podre e girava no chão sem mover a terra, eu vi duas vezes isso, na segunda vez essa arvore saiu do lado das outras e parou na minha frente.
    O segundo simbolo estava no mesmo cenario e um homem me fala sobre as formigas que tinham ali, e começa a pisar nelas, depois ele me leva até o formigueiro e faz a mesma coisa, eu faço o mesmo, mato todas as formigas. Uma hora eu para de matar e reparo que elas saem do formigueiro pequena anda por um caminho e depois se juntam em um círculo no chão, agora bem maiores de quando saíram. Obrigado


  18. Daia Florios
    Publicado em 10/06/2021 às 1:58 pm [+]

    Nossa que sonho Joabe, bom, eu vejo aí 3 símbolos: o do número 3, o das árvores e o das formigas. O número 3 representa a santíssima trindade, triângulo, além de criatividade e comunicação. A árvore, resumidamente, significa criar raízes para ter força para crescer e as formigas simbolizam principalmente o trabalho e a vida em comunidade. Pode ser que esse sonho tenha a ver com família, trabalho, traição (número 3)… Não que seja um aviso ou uma previsão do futuro mas pode ser um medo, um receio, uma força de manter essas árvores e essas formigas que nelas habitam fortes, alguma coisa assim, porque um homem te convence a matá-las mas elas retornam mais fortes. Também pode parecer um desejo ou necessidade de mudança em família. Pense nisso e em outras possibilidades pois somente você mesmo pode interpretar teu sonho. Deixamos abaixo alguns links para você se aprofundar.

    https://www.greenme.com.br/informarse/animais/65901-formigas-15-curiosidades-bizarras-que-vao-mudar-a-sua-opiniao-sobre-esse-inseto/

    https://www.greenme.com.br/informarse/significados/66689-arvore-da-vida-os-significados-celta-e-biblico/

    https://www.greenme.com.br/informarse/significados/60352-significado-das-horas-iguais-o-fenomeno-dos-numeros-repetidos-e-recorrentes/


  19. Luís Matias
    Publicado em 17/06/2021 às 12:56 pm [+]

    Há uns tempos sonhei que estava num videoclip do YouTube a cantar com tenor espanhol Plácido Domingo e noutro com o tenor italiano Andrea Bocelli . O que significa?


  20. Daia Florios
    Publicado em 21/06/2021 às 12:42 pm [+]

    Dizem que sonhar com pessoa famosa pode significar baixa autoestima ou vontade de ser famoso…


  21. Juliana Kappel
    Publicado em 27/06/2021 às 11:10 pm [+]

    minha avó teve um sonho um pouco esquisito, e isso nos deixou intrigada, se souber nos falar agradeço mt!

    ela sonhou que estava em um campo, onde havia uma arvore muito muito grande, era larga, e ela sabia que tinha que subir na arvore, ao chegar ao topo, tinha um pé de espinhos, e ela tinha que passar pelos espinhos, pegou sua roupa para proteger encapando a sua mão com a manga, assim passando pelos espinhos, viu uma criança, porem ela não estava triste, com medo, abaixo da arvore havia um idoso, assim ela pega a criança e alcança ao senhor, logo em seguida ela desce da arvore, e ah varias pessoas, e ela ouve elas falando ”achava que ela não ia conseguir, ela é velha”…. estre isso

    se souber oq significa e puder nos dizer agradeço


  22. Daia Florios
    Publicado em 28/06/2021 às 4:00 pm [+]

    Nossa que interessante. Acho que esse conteúdo tem tudo a ver com o sonho, dá uma lida e comenta, por favor -> https://www.greenme.com.br/informarse/significados/66689-arvore-da-vida-os-significados-celta-e-biblico/


  23. Luís Matias
    Publicado em 29/06/2021 às 11:03 am [+]

    Tebho uma coisa a contar sobre o sonho que meu pai(1937-2015)Deus tem teve. Sonhou que eu namorava com uma rapariga mais velha que eu 3 ou 4 anos,e morava longe da minha aldeia. Eu usava bigode e o meu sogro também usava. A minha sogra estava vestida de preto,e ao pé da casa da minha suposta namorada havia um barbeiro que tinha escrito por cima da porta leões famintos. O que significa?


  24. Daia Florios
    Publicado em 30/06/2021 às 10:04 am [+]

    Luís leia esse artigo sobre o arquétipo do leão que apareceu no seu sonho: https://www.greenme.com.br/informarse/significados/69246-leao-o-rei-da-selva-significado-simbolico-e-da-tatuagem/


  25. Luís Matias
    Publicado em 29/06/2021 às 11:06 am [+]

    Tenho uma coisa a dizer:ás vezes sonho com meu pai(1937-2015) Deus tem. O que significa?


  26. Luís Matias
    Publicado em 30/06/2021 às 1:07 pm [+]

    Tenho uma coisa interessante pra contar. O irmão (1965-2009),tinha por hábito fazer mal a cães e a gatos. Uma vez sonhei que estava aticar um cão rafeiro de rodas baixas pra atacar o irmão do meu cunhado, e o cão começou a correr atras deste. Quando o cão estava o apanhar,acordei. E mal acordei,soltei uma gargalhada. O que significa?


  27. Daia Florios
    Publicado em 02/07/2021 às 7:49 am [+]

    Vou te deixar o link sobre o significado de sonhar com cachorro para que você possa interpretar teu sonho: https://www.greenme.com.br/informarse/significados/73225-sonhar-com-cachorro-todos-os-significados-possiveis/


  28. virginia theophilo
    Publicado em 30/06/2021 às 6:30 pm [+]

    Eu sonhei com uma agua escura, não tinha barro, dava até pra ver o fundo mais era tipo uma agua de coca-cola, tinha muitos galhos dentro dessa agua, quando surgiu duas cobras pretas, e uma delas foi até a superficie e põs a cabeça pra fora, a segunda cobra foi fisgada na cabeça por alguém que não consegui ver quem era, o que significa isso?


  29. Daia Florios
    Publicado em 02/07/2021 às 7:45 am [+]

    Meu deus Virginia, vamos lá, a água representa sentimentos. Serpentes têm vários significados, geralmente as pessoas vêm traição mas serpentes têm muito a ver com cura também. Você está preocupada com a saúde de alguém? Água escura é sentimento ruim, medos, angústias. Para entender o significado das cobras, deixo este link, ligue os dois arquétipos, da água e da serpente, e veja o que faz mais sentido para você <3 https://www.greenme.com.br/informarse/significados/66837-a-simbologia-da-cobra-e-seus-varios-significados/


  30. Denyse
    Publicado em 15/07/2021 às 6:09 pm [+]

    Minha mãe estava em casa. Dormiu e sonhou que debaixo da minha cama havia uma cobra e dois filhotes. E que eu pegava a cobra pela cabeça. O que significa?


  31. Daia Florios
    Publicado em 19/07/2021 às 12:30 pm [+]

    Oi Denyse, o arquétipo da cobra tem vários significados, o mais famoso é o da traição mas cobras também significam mudanças (porque mudam de pele) e cura (é um símbolo da medicina e da farmácia). Cobras também têm a ver com sabedoria. Pelo fato de sua mãe sonhar que você pegava a cobra pela cabeça, talvez ela, por mais preocupada que esteja com você, acredita na tua capacidade de resolver sozinha teus problemas, parece que ela te acha corajosa. É só uma ideia, a interpretação é do próprio sonhador. Veja mais sobre os significados da cobra neste link -> https://www.greenme.com.br/informarse/significados/66837-a-simbologia-da-cobra-e-seus-varios-significados/


  32. Rogerio
    Publicado em 25/08/2021 às 6:15 pm [+]

    De uma coisa não da para pensar diferente: Todo sonho frente ao sujeito que sonha tem relação ao individuo que sonha. Ou seja, no sonho virá sempre o emitido adjunto ou inserido a interpretação em si. Toda sugestão por mais válida que seja…por mais interpretativa ou apelativa a simbolos possiveis que seja. Serão insuficientes, já que o envoltório que clama interpretação no sonho só tem um endereço Aquele(a) que sonha. Depende muito do contexto em relação há muita coisa…depende se a casa é em região rural, se é no apartamento, se é numa casa de material bem isolado de animais rastejantes. Contudo, pode ser que o sonho tenha mais carater simbolico do que de um fato de natureza real de zoogenia ou de concretude zoologica. Cabe perceber o envoltorio que evidenciam tal cobra e seus filhotes em relação a quem sonhou e qual sentido o tenha….


  33. Aidan Larama
    Publicado em 17/08/2021 às 9:48 pm [+]

    Por favor me ajude sonhei que uma pessoa conhecida pegou uma arma para me matar e eu pedia encarecidamente que não me tirasse a vida. Em simultâneo eu orava pedia perdão a Jesus e ela olhou para mim e disse você já morreu no dia 20 de M e deu me o tiro e morri acordei com um aperto enorme no peito. Ajudem me a interpretar, por favor.


  34. Aidan Larama
    Publicado em 17/08/2021 às 9:50 pm [+]

    Por favor me ajude sonhei que uma pessoa conhecida pegou uma arma para me matar e eu pedia encarecidamente que não me tirasse a vida. Em simultâneo eu orava pedia perdão a Jesus e ela olhou para mim e disse você já morreu no dia 20 de M e deu me o tiro e morri acordei com um aperto enorme no peito. Ajudem me a interpretar, por favor.


  35. Daia Florios
    Publicado em 20/08/2021 às 11:03 am [+]

    Oi Aldan, calma, não significa que ninguém vai te matar não. A interpretação do sonho é você mesmo quem vai dar, ok? A linguagem do insconsciente nunca é direta, é sempre cheia de subterfúgios. A arma, para Freud, é um símbolo fálico, ou seja, tem relação com o órgão sexual masculino. Teu sonho pode ter a ver com algum receio, medo, teu, relacionado com alguém do sexo masculino na tua família ou amigo, por exemplo preocupação com a saúde de um pai, um irmão. Também pode ser medo, receio de traição por um outro homem ou até medo de amar se fosse o caso de o sonhador ser homossexual. São sugestões, faça sua autoanálise e procure sobre o símbolo da arma na psicologia e psicanalise. Um abraço


  36. Livily
    Publicado em 21/08/2021 às 4:44 pm [+]

    Eu sonhei que estava em um supermercado grande, olhando os produtos e de repente começou um assalto, eu não vi quem estava assaltando, apenas corri para fora. Alguém para dizer-me o significado?


  37. Daia Florios
    Publicado em 22/08/2021 às 10:19 am [+]

    Tem muito pouco elemento para interpretar exceto o medo de assalto. Um abraço


  38. Rogerio
    Publicado em 25/08/2021 às 6:02 pm [+]

    A principio, devamos saber que não somos tão simples humanos como pensamos. Sim estamos sob principios do esquecimento ou do tratato-cósmico. No entanto no orbe-terreno é algo tipico prisão cósmica velada. Sendo assim, a magna expressão é verdadeira: Há muita coisa entre o ausente e presente, entre as pendencias de outrora em relação o aqui e agora…entre o céu e a terra há tanta coisa que agora não podemos dominar por completo. Existe sim a ideia de que somos controlados por uma SINERGIA-CÓSMICA que não perde um traço ou rastro de vista de nossos atos. Os sonhos são uma pequenissima demonstração disso…


  39. cifronte
    Publicado em 25/08/2021 às 6:32 pm [+]

    Esses dias sonhei com trem e moedas no mesmo sonho…moedas de 0,50 centavos. Fiquei aprenssivo mas, fazer o que, somos limitados para saber algo instantaneamente


  40. Daia Florios
    Publicado em 27/08/2021 às 3:46 pm [+]

    Cifronte, procure pelo significado do número 5, é um número que representa mudanças, entre outros significados. Quanto ao trem, é sempre um meio de transporte, que leva e traz. Sobre o significado dos números dá uma olhada nesse artigo que talvez te ajude: https://www.greenme.com.br/informarse/significados/60352-significado-das-horas-iguais-o-fenomeno-dos-numeros-repetidos-e-recorrentes/
    O teu sonho pode, entre outras coisas, representar mudança rápida ou devagar dependendo do tipo de trem. Um abraço.


  41. Juliana Kappel
    Publicado em 08/11/2021 às 1:39 pm [+]

    minha avó faleceu dia 17 de maio de 2021, des de então tive sonhos com ela, não seguidamente, mais tive a qual podia interagir com ela, tinha ficado mais de 4 meses sem sonhar com ela, e hoje sonhei, e queria entender o significado.
    eu estava com um grupo de jovens da minha idade indo apresentar um trabalho, pelo oq percebi parecia ser em um condominio cheio de prêdios, eu tinha decorado tudinho, até q chegou a hora de apresentar, um predio na esquerda, um gramado no meio e outro predio na direita, estavamos apresentando no gramado, quando chegou a minha vez de ler, já tinha decorado tudo de cor, sabia ler de traz pra frente, olhando pra plateia vi minha avó lá me assistindo, eu tentava falar com ela mais não conseguia, nem ela falar comigo, muito menos nos tocar, quando começei a gaguejar e sai correndo fugindo da apresentação, foi ai q eu dei a volta de um lado do predio e minha avó deu a volta do outro lado, quando enfim chegamos a parte de traz do predio conseguiamos nos falar, nos tocar e interagir, eu sai correndo indo aos braços dela, abraçei abraçei abraçei, não me lembro muita coisa do que falei a ela, mais eu tenho certeza que disse que meu irmão Rafael, esta prestes a nascer, em que o outro sonho que sonhei com ela a mais de 4 meses falei que minha mãe estava gravida, e era um menino, bom (o rafael surgiu bem na semana em que minha avó foi entubada e ela não sabia dele ainda, ele aguentou tanta coisa com a minha mãe, fomos saber da existencia dele em julho-junho mais ou menos) e acabou o sonho, o Rafael esta para nascer dia 23 de dezembro, e nos consideramos ele um presente de natal mandado pela minha avó.. eu não considero isso um sonho e sim que realmente aconteceu mais em outra dimensão… queria entender melhor o que significa..


  42. Daia Florios
    Publicado em 08/11/2021 às 2:53 pm [+]

    Nossa, que emocionante, que amor o teu pela tua avó e creio dela também para você. O sonho mostra a consideração, o amor e o respeito à sua avó, o desejo que ela estivesse viva para assistir às coisas boas que estão acontecendo (você ótima aluna, o nascimento do irmão, etc). Para quem acredita, pode ser mesmo que tua avó tenha vindo te visitar. A conexão de vocês é firme como os prédios representados no sonho <3


  43. neide
    Publicado em 11/11/2021 às 12:04 pm [+]

    sonhar que uma pessoa que você ama morreu queimada mas você não viu, esconderam de você e só te contaram depois


  44. Daia Florios
    Publicado em 12/11/2021 às 11:45 am [+]

    Neide, a interpretação é muito pessoal. O fogo representa a vida, a energia vital, a purificação, a transformação mas também representa a morte. Considere a possibilidade de esta pessoa que você sonhou estar ardendo de alguma maneira (por preocupação, problema ou até de paixão, de alegria) e você não estar dando a devida atenção (dado que a pessoa morre no sonho e você fica sabendo depois). Tem alguém precisando de ajuda e você está fingindo não ver? Um abraço!


  45. Gabriela
    Publicado em 12/01/2022 às 7:55 pm [+]

    Poderia me ajudar eu sempre sonho com a mesma pessoa, neste ultimo sonho estava numa festa e ele estava dentro da psicina com outra pessoa, então eu cheguei fui ate a piscina e a gente se encontrou abraçou e depois esta pessoa veio conversar comigo, porém eu sempre sonho encontrando esta pessoa em escola, faculdade ou outros lugares..


  46. Daia Florios
    Publicado em 13/01/2022 às 8:47 am [+]

    Oi Gabriela, a interpretação é muito pessoal e sonhar com estranhos é um sonho comum e difícil de interpretar. Aqui vai apenas uma sugestão. Piscina é água e água representa sentimento, emoção. A pessoa estava com outra pessoa mas depois vinha para você. Isso pode representar o teu desejo ou a tua certeza inconsciente de que existe alguém que você ainda não conhece mas que está nos teus caminhos e um dia irá aparecer. Isso se a pessoa for do sexo oposto e você heterossexual, mas pode representar um amigo, enfim, alguém que você gostaria de conhecer e sabe que conhecerá. Também pode ser uma representação inconsciente de que existe sempre alguém no teu caminho, um anjo da guarda ou alguém que já partiu que está “disfarçado” de desconhecido.Pense nas possibilidades e das próximas vezes se atente também ao detalhes. Sonhos com desconhecidos do mesmo gênero sexual do sonhador, muitas vezes é interpretado como o “próprio eu” disfarçado. Esperamos ter ajudado. Um abraço <3


  47. Keviny
    Publicado em 03/02/2022 às 2:13 pm [+]

    Hoje tive um sonho horrível, eu sonhei com um recém-nascido (que parecia mais o meu irmão mais novo) e eu tentava me livrar dele para ficar com uma mulher com intuito primordialmente sexual, qual o verdadeiro significado desse sonho?


  48. Daia Florios
    Publicado em 04/02/2022 às 9:38 am [+]

    Leia qui sobre sonhar com crianças -> https://www.greenme.com.br/informarse/significados/76188-sonhar-com-crianca/


  49. bianca
    Publicado em 16/02/2022 às 9:30 pm [+]

    Olá, Poderia me ajudar? hoje tive sonho muito ruim, estava indo trancar o portão de casa, ja era noite, a rua estava coberta com uma neblina branca e densa, no meio da neblina passou um homem e uma mulher de branco eles estava cantando e pareciam muito felizes, depois que o casal desapareceu na neblina apareceu algo assustador era uma espécie de homem transformado em gato, ele estava de quatro no meio da rua e me olhava com muita raiva, quando começou a correr em minha direção eu tranquei o portão e sai correndo para dentro de casa, só que de alguma forma ele conseguiu entrar, mas quando passou pela porta não era mais um homem transformado em gato e sim um gatinho normal que continuava rosnando. Eu estava assustada e tentando pedir ajuda, mas não conseguia gritar, ate que minha mãe percebeu que eu não estava bem e me acordou, graças a deus kkk.
    Se puder me ajudar eu agradeço, eu não entendi nada e detalhe gosto tanto dos animais…


  50. Daia Florios
    Publicado em 17/02/2022 às 9:44 am [+]

    Oi Bianca, realmente difícil, o sonho tem muitos detalhes. Aqui vão algumas sugestões de possíveis interpretações por meio dos arquétipos apresentados. A interpretação é sempre o próprio sonhador que deve fazer. Considere por exemplo a neblina. Ela é sempre algo que impede a visão clara das coisas, mas no teu sonho a neblina é branca (poderia ser fumaça cinza). Tem um casal vestido de branco. O branco representa paz, a pureza. Depois o homem que se parece um gato feroz. O gato representa mistérios, ocultismo, o agir de noite com discrição (sem que ninguém perceba). Se você tem um relacionamento pode inconscientemente estar com medo que alguém esteja agindo contra você, porque o casal pode ser você como pode ser alguém que você conhece. Também pode ser receio de não ser feliz no amor por causa de alguém. Por fim, o gato que de feroz vira manso e inócuo pode ser a sua crença inconsciente de que é o medo e não a realidade a te impedir de ser feliz no amor (ou alguém que você conhece, pode ser seus pais, irmãos, amigos, etc). Isso é tudo muito subjetivo. Estas foram apenas algumas dicas tentando te ajudar a desvendar esse caminho de névoa. Leia neste link o significado do gato -> https://www.greenme.com.br/informarse/significados/66601-o-gato-e-sua-maestria-com-seus-misterios-e-sabedoria/#O_arquetipo_do_gato <3 Esperamos ter ajudado. Um abraço


  51. Gabriela
    Publicado em 29/04/2022 às 12:52 pm [+]

    Poderia me ajudar a interpretar o sonho, sonhei com varias cobras brancas que estava nadando em uma piscina, e um rapaz saiu de dentro gritando que estava a 4 m e 30 embaixo de agua, e as cobras começou a atacar as pessoas que estavam ao meu redor, e lembro que uma das cobras ficou olhando para mim fixamente.


  52. Daia Florios
    Publicado em 18/05/2022 às 8:56 am [+]

    Oi Gabriela, o sonho é angustiante, então o significado das cobras nesse contexto parece ter a ver com traição, mentiras, fofocas ou medos. Cobras também têm uma simbologia boa pois representam cura (é símbolo da medicina e da farmácia), transformação (porque mudam a pele). A cor branca representa pureza, verdade, transparência. A água nos remete às emoções (repare se água da piscina era clara ou escura). Um possível significado é você estar vivendo em meio à pessoas que têm medo de doenças (pode ser a pandemia, dado que o sonho também traz números) e você se sente tranquila pois a cobra não te ataca, apenas te olha, te desafia. Outro possi2vel significado pode ter a ver com traições pois cobras é um dos símbolos fálicos mais conhecidos e representa tentação (a cobra de Adão e Eva).
    Para se aprofundar nos símbolos apresentados em teu sonho. deixamos 3 links sobre significado da cobra, da água e das cores. Comenta se alguma coisa fez sentido para você. Um abraço.

    https://www.greenme.com.br/informarse/significados/66837-a-simbologia-da-cobra-e-seus-varios-significados/

    https://www.greenme.com.br/informarse/significados/73899-significado-das-cores-sua-cor-predileta-revela-muito-sobre-voce-descubra/#Branco

    https://www.greenme.com.br/informarse/significados/89599-o-que-significa-sonhar-com-agua/


  53. Luís Matias
    Publicado em 11/05/2022 às 12:35 pm [+]

    Esta noite sonhei com a minha professora de trabalhos manuais do 6 ano em 1988/89. Ela na realidade era muito severa com os alunos preguiçosos e os que não faziam as coisas bem feitas e era uma grande besta. O que significa sonhar com ela?


  54. Luís Matias
    Publicado em 11/05/2022 às 12:43 pm [+]

    Esta noite sonhei com a minha professora de trabalhos manuais do 6 ano que foi minha professora no ano letivo 1988/89. Ela era severa com os alunos preguiçosos e os que não faziam as coisas bem feitas. O que significa sonhar com ela?


  55. Daia Florios
    Publicado em 13/05/2022 às 7:58 am [+]

    Pode significar desejo inconsciente de ser repreendido por não estar fazendo as coisas bem feitas


  56. Gabriela
    Publicado em 17/05/2022 às 5:23 pm [+]

    Poderia me ajudar a interpretar o sonho, sonhei com varias cobras brancas que estava nadando em uma piscina, e um rapaz saiu de dentro gritando que estava a 4 m e 30 embaixo de agua, e as cobras começou a atacar as pessoas que estavam ao meu redor, e lembro que uma das cobras ficou olhando para mim fixamente. QUERO MUITO SABER O SIGNIFICADO !


  57. Luís Matias
    Publicado em 25/07/2022 às 2:35 pm [+]

    Olá. Boa tarde. Em 1997 entrei pro ensino superior no politecnico de Santarém, Portugal, e tive azar no amor com certas moças. Uma delas ja tinha(e se calhar tem) namorado e a seguinte apaixonei-me por outra colega(2 anos mais velha que eu),de nacionalidade marroquina. Disse-lhe que estava apaixonado por ela e disse-me não, só gostava de mim por amizade. Passado um tempo começou a namorar com outro rapaz e isso não me agradou. Com uns tempos soube que ela andava a trabalhar numa loja de artigos pra bebé e eu fui ao site da loja onde ela trabalhava e fui ao botão das reclamações a dizer que ela tinha ferido os meus sentimentos(só por eu não ter sido escolhido) e levou uma descasca do chefe e ficou chateada. Numa noite destas sonhei com essa colega. O que significa?


  58. Daia Florios
    Publicado em 26/07/2022 às 8:37 am [+]

    Você tem muitas questões amorosas para resolver. Já fez psicoterapia ou psicanálise? Procure um psicólogo especialista em sonhos porque vc tem um grande material para trabalhar dado que se lembra dos sonhos. Um abraço


  59. Bruno Sorocaba
    Publicado em 05/08/2022 às 5:50 am [+]

    Eu sonhei umas duas ou três vezes.
    Minha esposa e eu estamos em casa. A casa é diferente de onde moramos na realidade. Aí de repente aparece meu pai e neste momento, eu tomo consciência que minha esposa é minha mãe e ela se dirige na direção do meu pai e fica com ele como esposa. Eu msm sabendo que ela é minha mãe me bate aquele ciúme doloroso e uma decepção enorme em ver ela com meu pai e não comigo. Aí eu acordo neste desespero.

    Estou muito preocupado com isso, pois não sonhei uma vez, foram mais.


  60. Daia Florios
    Publicado em 05/08/2022 às 9:55 am [+]

    Oi Bruno, olha é muito interessante porque Freud dizia que o primeiro amor de toda pessoa é por sua mãe e é um amor impossível. Pesquise sobre o complexo de Édipo e sobre o amor para Freud. Tem um canal no Youtube muito bacana chamado A Casa do Saber. Você vai gostar de estudar um pouco Freud, teu sonho é 100% Freud 🙂 Vou deixar um link de pesquisa do canal, tem sobre o complexo de Édipo também: https://www.youtube.com/c/casadosaber/search?query=freud Um abraço <3


  61. Bruno Sorocaba
    Publicado em 07/08/2022 às 4:48 am [+]

    Muuuito grato pelo feedback. Vou acessar este link conforme orientação. O que me deixa preocupado é que nosso casamento não está em crise, estamos super bem. Claro que já tivemos uma baixa,mas no momento, considero a melhor fase. Estranho né? Ela e meu pai se dão super bem, sem desavenças, tudo dentro do conformes como deve ser, sogro e nora, nora e sogro. Não vejo motivos pra eu sonhar/fantasiar este tipo de situação.l


  62. Luís Matias
    Publicado em 14/08/2022 às 1:29 pm [+]

    Em 2004 realizou-se no meu país, Portugal o europeu de futebol. Naquela altura houve músicas populares portuguesas cantadas em inglês. Eu naquele ano numa noite sonhei que estava a cantar com a rapariga com quem andava trocar sms (com quem eu tive o desentendimento)a canção cartas de amor em inglês. O que significa?


  63. Sandy
    Publicado em 02/03/2023 às 11:11 am [+]

    Sonhei essa noite que meu primo e sua esposa vinha pra uma festa na minha vaidade, eles trouxeram dois bebê, logo em seguida que conversamos meu pai chegou da rua, não lembro se ele estava bebado ou bom, sei que ele entrou no quarto querendo Marta os bebês, eu o reprimir e protegi os bebês, meu pai ficou dentro da casa e eu e o restos das pessoas saímos, chegando lá fora apareceu mais familiares, quando saímos os resto dos familiares saíram pra ver como era os lotes de onde a gente mora, e aí minha mãe começou a chamar atenção do meu pai pra sair e eu fazendo sobra com uma arma branca na mão, quando ele saiu tinha uma pessoa que não lembro o rosto comigo e minha mãe ele agrediu minha mãe, tirei ela pra longe, ela saiu correndo e eu bate nele com algo ele caiu e eu matei ele a facadas, logo em seguida apareceu um primo bem distante que eu também ama-tei, essa pessoa que eu não lembrava o rosto levou o corpo para um buraco que tinha atrás da minha casa, colocou eles em um buraco que já parecia uma cova, meus familiares se aproximar e eu caía no chão chorando, mais antes de acorda veio a ideia de tacar fogo pra ninguém saber que eu tinha matado eles.


  64. Daia Florios
    Publicado em 06/03/2023 às 1:23 pm [+]

    Muitos elementos, mas morte nem sempre significa coisa ruim. A morte também representa transformação. Crianças também têm um significado interessante. Leia mais aqui -> https://www.greenme.com.br/informarse/significados/76188-sonhar-com-crianca/


  65. Luís Matias
    Publicado em 08/04/2023 às 7:50 am [+]

    Em 2004 realizou-se no meu pais,Portugal o europeu de futebol Naquela altura havia musicas populares portuguesas cantadas em inglês. Numa sonhei que estava a cantar cartas de amor em inglês com rapariga com quem andava trocar sms(mais tarde tive o desentendimento). O que significa?


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...