Locomover-se

Na Suíça chegam os caminhões movidos a hidrogênio

caminhão hidrogênio
  • por Redação

Um basta ao petróleo: a Hyundai irá testar seus caminhões movidos a hidrogênio nas estradas suíças, em colaboração com a start-up H2 Energy. Uma frota de 1000 caminhões será vendida para o estado suíço, dando vida ao primeiro conjunto de veículos comerciais do mundo, movidos a combustíveis que não a gasolina e o diesel. A maioria dos mil veículos começará a circular até o final de 2019.

A primeira ciclovia do mundo feita de plástico reciclado do lixo

ciclovia plástico
  • por Redação

Uma verdadeira revolução. A nova ciclovia feita com os resíduos plásticos do nosso lixo, resolve todos os problemas de segurança derivados dos buracos e irregularidades no asfalto, além de favorecer o defluxo de água da chuva em excesso.

22 de setembro - Dia Mundial Sem Carro: vamos a pé, de bike...

dia mundial sem carro
  • por Gisella Meneguelli

Após a greve dos caminhoneiros ocorrida este ano, muita gente deixou o carro na garagem e passou a usar transporte público, bicicleta ou as próprias pernas. Há quem tenha continuado nessa onda, já que a economia pode ser grande, sem falar os ganhos para a saúde.

Dentro de 10 anos devemos dizer tchau à gasolina. O estudo europeu

chega-de-carro
  • por Redação

A frota de carros tem que mudar na Europa, mas também no mundo. Isso não seria nenhuma novidade, mas um novo estudo conduzido pelo Centro Aeroespacial Alemão (DLR), a pedido do Greenpeace, descreveu dois cenários para limitar o aquecimento global a 1,5 graus.

Conheça Emilia 4, o primeiro carro italiano movido à energia solar

Carro movido energia solar
  • por Redação

Chama-se Emilia 4 o carro que será movido à energia solar. É o primeiro 100% italiano, feito com materiais derivados de naves aeroespaciais, que poderá alcançar emissões zero a uma velocidade de 110 quilômetros por hora e que consome uma quantidade de energia igual a de um secador de cabelo!

O que a greve dos caminhoneiros nos ensinou sobre a descarbonização da mobilidade?

eletroposto de Curitiba
  • por Redação

A falta de gasolina e o caos generalizado por conta da greve do caminhoneiros ocorridas nas últimas semanas evidenciaram que as políticas públicas e obras de infraestrutura focadas na eletromobilidade poderiam atacar diretamente a dependência brasileira do petróleo e a emissão de CO2 na atmosfera em nossas cidades. Esperamos que com esta greve, uma bandeira cidadã tenha ganhado notoriedade: a descarbonização da mobilidade!