COP 26: venda de carros a combustível fóssil deve acabar até 2040


24 países e um grupo de importantes fabricantes de automóveis se comprometeram a pôr fim à era dos veículos movidos a combustíveis fósseis até 2040 ou mesmo antes, em um novo compromisso importante estabelecido na COP26.

O acordo

O acordo para vender apenas veículos com emissões zero a partir desta época, revelado na cúpula climática da ONU em Glasgow, inclui Canadá, Nova Zelândia, Holanda, Irlanda e Reino Unido, que já haviam concordado em eliminar gradualmente as vendas de novos carros a gasolina e diesel até 2030.

Ford, Mercedes, Volvo e Mercedes-Benz foram alguns dos fabricantes de veículos que assinaram o acordo em que se comprometem a atingir a meta até 2035 em “mercados líderes”, assim como em diversas cidades e governos regionais, incluindo Nova Iorque, Londres, Barcelona e o Território da Capital Australiana.

Um outro grupo de países, entre eles Índia e Quênia, concordaram em “trabalhar intensamente para uma proliferação acelerada” de veículos com emissões zero, enquanto um grupo de financiadores e proprietários de frotas também se comprometeram a eliminar gradualmente os carros movidos a combustíveis fósseis.

As ausências e as negociações

O acordo também se destaca por suas ausências, com gigantes da indústria automobilística mundial como EUA, China e Alemanha, se recusando a assinar. Volkswagen e Toyota tampouco colocaram seus nomes no acordo, enquanto a BMW está “pensando”. 

Nas negociações, os membros esperavam anunciar um acordo abrangente, envolvendo governos e fabricantes de automóveis, que os obrigasse a atingir 100% de zero emissões em carros e vans até 2035.

A COP26 termina daqui a dois dias. Vamos acompanhando o que vai acontecer até lá.

Talvez te interesse ler também:

COP26: Fracasso da Cúpula Pode Resultar em Caos e Conflitos Globais

Poucas pessoas estão dispostas a mudar o comportamento para salvar o planeta, revela pesquisa com 10 países

David Attenborough na COP26: nova revolução industrial para criar um mundo igualitário

COP26: o principal objetivo é evitar que o aquecimento global ultrapasse 1,5 °C

Greta na COP26: “podem enfiar a sua crise climática no…”

Mais de 1 bilhão de pessoas sofrerão com o calor extremo, diz pesquisa

Precificação global do carbono: pagar por cada tonelada de CO2 emitida para conter o aquecimento global




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...