COP26: o que é e qual sua importância para o mundo hoje

COP26: o que é e qual sua importância para o mundo hoje

A COP26, que começa amanhã, 31, e vai até o dia 12 de novembro, em Glasgow, na Escócia, é considerada crucial para a humanidade, pois pretende-se com esta reunião chegar a acordos  eficazes para controlar o aumento da temperatura global que está causando  as mudanças climáticas.

Mas o que exatamente é a COP26 e qual é sua importância para o mundo atual?

É o que veremos a seguir. Confira!

O que é a COP26?

A COP26 é uma “Conferência entre as Partes” (COP), onde as “partes ” se referem às 197 nações que concordaram com a Convenção-quadro das Nações Unidas sobre a Mudança Climática em uma reunião em 1992.

Esta é a 26ª vez que os países se reúnem sob as convenções, portanto COP26. A primeira, a COP1, aconteceu em 1995 em Berlim, Alemanha.

Nesta COP, 200 países irão expor seus planos de corte das emissões dos gases causadores do efeito estufa e do aquecimento global, com metas até o ano de 2050.

A meta é de neutralidade nas emissões de carbono até 2050, como uma redução significativa até 2030.

Em 2015, na COP21, todos os países que assinaram o Acordo de Paris concordaram em gerar mudanças para manter o aquecimento global muito abaixo do patamar de 2°C mais quentes se comparado aos níveis pré-industriais. Também se comprometeram a tentar alcançar no máximo 1,5°C, para evitar uma catástrofe climática.

Qual a importância da COP26?

A ação humana, por meio da emissão de combustíveis fósseis, tem causado o processo de aquecimento na Terra. Ondas de calor, incêndios florestais, secas, aumento do nível do mar com o derretimentos das geleiras polares e alagamentos são alguns dos eventos climáticos extremos relacionados às mudanças climáticas.

Agora, nesta COP26, os países participantes deverão entregar seus planos para a redução de emissões bem como fazer os cálculos para definir quem vai pagar a conta do aquecimento global, dado que os países mais pobres são os que menos emitem e os que mais sofrem as consequências do aquecimento global.

Há luz no fim do túnel?

Muitos especialistas e participantes importantes duvidam do sucesso da COP26 acreditando que, na melhor das hipóteses vai ter muito blablablá e pouca ação até porque, para muitos, já é tarde para evitar a catástrofe do aquecimento global que já se vê por aí, e só tende a piorar.

Talvez te interesse ler também:

COP26: Fracasso da Cúpula Pode Resultar em Caos e Conflitos Globais

O Planeta pede socorro: concentração de gases de efeito estufa atinge recorde

O futuro das crianças? Cenas assim serão o novo normal se nada for feito

Relatório sobre clima global alerta para extinção da humanidade

Joaquim Phoenix, Moby, Billie Eilish e outros artistas pedem: parem de ignorar que a pecuária é a causa da crise climática!

Historicamente, quais são os países responsáveis pela mudança climática?

ONU reconhece o direito humano a um meio ambiente saudável

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *