Greta Thunberg critica líderes globais: é tudo “blá, blá, blá”


As promessas dos líderes e tomadores de decisão para enfrentarem a emergência climática são apenas “blá, blá, blá”.

Ontem, 29, em Milão na Itália, na cúpula da Youth4Climate 2021, Greta Thunberg disse que os líderes fingem escutar a juventude. O evento é uma oportunidade dos jovens apresentarem ideias e ações para o enfrentamento das mudanças climáticas.

“É claro que precisamos de um diálogo construtivo”, disse @gretathunberg. “Mas eles já tiveram 30 anos de blá, blá, blá e onde isso nos levou? Ainda podemos reverter isso – é perfeitamente possível. Isso exigirá reduções de emissões anuais drásticas e imediatas. Mas não se as coisas continuarem como hoje. A falta de ação intencional de nossos líderes é uma traição a todas as gerações presentes e futuras.

Falsos e traidores: como vocês se atrevem?

Não é a primeira vez que Greta solta o verbo e diz o que pensa. Em 2019, na Cúpula de Ação Climática da ONU, ela perguntou “Como vocês se atrevem?”, repudiando os discurso comercial dos líderes presentes.

A cúpula do clima COP26 vai começar em Glasgow, Reino Unido, dia 31 de outubro com os líderes dos maiores poluidores do planeta juntos, para cumprirem as promessas feitas na COP21 em Paris. A promessa principal era a de reduzir as emissões do CO2 a fim de limitar o aquecimento global a 1,5°C.

A meta é bem difícil, considerada até impossível para alguns especialistas que já estão prevendo o fiasco desta cúpula. Isso porque, em Paris, os países prometeram cortar emissões mas as propostas apresentadas foram tão ineficientes que teriam levado a Terra a um aquecimento catastrófico de pelo menos 3°C.

As emissões de carbono devem aumentar 16% até 2030, de acordo com a ONU, em vez de reduzir pela metade, que seria o corte necessário para manter o aquecimento global abaixo do limite de 1,5 ° C.

O Acordo de Paris, como ficou conhecido o resultado da COP 21, foi também uma promessa de “a gente se vê daqui a 5 anos” para fazermos novos cálculos e novas promessas ou seja, novos bla-bla-blas.

Futuro incerto

Os líderes parecem estar pouco preocupados com o futuro e muito preocupados com a economia, como se o dinheiro pudesse comprar um mega ar-condicionado extra-terrestre que soprasse bons ventos à Terra.

Uma pesquisa publicada nesta segunda-feira mostrou que crianças nascidas hoje sofreriam muito mais desastres climáticos que seus avós, mesmo se os países cumprirem as atuais promessas de redução das emissões de gases de efeito estufa. Somente uma ação rápida e de corte dramático nas emissões poderiam limitar os danos.

O futuro promete secas, ondas de calor insuportáveis, aumento do nível do mar, eventos climáticos extremos, inundações, migrações pelo clima, extinção de espécies, desequilíbrio ambiental total.

Quem viver verá.

Talvez os líderes não estejam de fato preocupados porque não estarão aqui para ver, mas o jovens de hoje tanto verão como já estão vendo o que está acontecendo. Por isso, a justíssima reclamação da Greta Thunberg:

“Eles convidam jovens escolhidos a dedo para reuniões como esta para fingir que nos ouvem. Mas eles claramente não nos ouvem. Nossas emissões ainda estão aumentando. A ciência não mente.

“Não podemos mais deixar que as pessoas no poder decidam o que é politicamente possível. Não podemos mais deixar que as pessoas no poder decidam o que é a esperança. A esperança não é passiva. A esperança não é blá, blá, blá. A esperança está dizendo a verdade.  A esperança está entrando em ação. E a esperança sempre vem das pessoas. ”

Talvez te interesse ler também:

Governo da Coreia do Sul quer proibir o consumo da carne de cachorro 

Joaquim Phoenix, Moby, Billie Eilish e outros artistas pedem: parem de ignorar que a pecuária é a causa da crise climática!

O que diz o laudo sigiloso da PF sobre crime ambiental em Brumadinho

Exploração de mão de obra em frigoríficos para vender carne barata




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...