Historicamente, quais são os países responsáveis pela mudança climática?


Uma análise feita pela Carbon Brief revela o total de emissões cumulativas de combustíveis fósseis, cimento, desmatamento e mudança no uso da terra de 1850 a 2020. Países como China, EUA, Rússia e Brasil são as nações com maior responsabilidade histórica pela emergência climática do mundo!

No Reino Unido, um dos dez primeiros da lista dos maiores poluidores cumulativos, acontecerá a COP26 – UN Climate Change Conference em outubro. Entre os países da lista que estarão presentes na COP, apenas os EUA, Alemanha, Grã-Betanha e Canadá, mostraram seus planos para reduzir as emissões.

Algumas promessas foram feitas, como por exemplo maiores contribuições para o financiamento do clima. Mas em comparação com as metas propostas na COP de Paris em 2015, a situação da Rússia foi considerada “criticamente insuficiente” pelo grupo Climate Action Tracker (Cat), enquanto Brasil, Indonésia e Japão não melhoraram o que foi prometido. China e Índia sequer fizeram novas promessas.

Mohamed Nasheed, embaixador do Fórum Vulnerável ao Clima (CVF) diz que houve contribuições maiores de financiamento, mas ainda está muito abaixo do que o CVF pede.

Para a Carbon Brief, autora da análise produzida, é impressionante ver o Brasil entre os maiores poluidores do mundo:

“Nossa nova análise coloca um foco vital nas pessoas e países mais responsáveis pelo aquecimento do nosso planeta. É realmente impressionante ver o Brasil e a Indonésia entrando no top 10.”

A derrubada de florestas e o desmatamento no Brasil aumentaram durante a atual gestão do presidente Jair Bolsonaro, como aponta o The Guardian.

Para o presidente da COP26, Alok Sharma, os grandes emissores têm a responsabilidade de mostrar que estão trabalhando para desenvolver ações contras as mudanças climáticas.

A análise produzida começa em 1850 através de dados coletados deaCarbon Dioxide Information Analysis Center (CDIAC), Our World in Data, Global Carbon Project, Carbon Monitor e de estudos sobre emissões de desmatamento e mudanças no uso da terra.

Top 5 países mais poluidores

Os Estados Unidos foram o maior poluidor cumulativo até os dias atuais. A Rússia foi o segundo maior até 2007, quando suas emissões foram superadas pela China. O Reino Unido foi o terceiro maior emissor de 1870 a 1970, quando foi ultrapassado pelo Brasil.

Tom Athanasiou, parceiro do Climate Equity Reference Project, afirma que as nações ricas têm capacidade diferenciada de financiar ações climáticas do que as nações pobres.

“A responsabilidade histórica é um princípio fundamental de equidade, mas não o único. Considerar a capacidade é essencial se quisermos evitar que a ação climática aconteça nas costas dos pobres.”

Talvez te interesse também:

Greta Thunberg critica líderes globais: é tudo blá, blá, blá”

Não à inclusão das florestas brasileiras na compensação de carbono

Nobel da Física vai para pesquisa sobre modelagem do clima e aquecimento global




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...