Nobel da Física vai para pesquisa sobre modelagem do clima e previsão do aquecimento global


O Comitê do Prêmio Nobel acaba de anunciar nesta terça-feira, 05,  que Syukuro Manabe, nascido no Japão, Klaus Hasselmann, da Alemanha, receberam o Prêmio Nobel da Física 2021  juntamente com o italiano Giorgio Parisi.

O prêmio ficou dividido em 1/4 para o alemão, 1/4 para o japonês e 1/2 para o italiano.

Syukuro Manabe e Klaus Hasselmann receberam o prêmio por seus estudos sobre modelagem física do clima da Terra, quantificando de maneira confiável a variabilidade e a previsão do aquecimento global.

O italiano Giorgio Parisi recebeu a honraria por sua análise sobre a interação das desordens e flutuações em sistemas físicos desde a escala atômica até a planetária.

O Prêmio Nobel de Física 2021 foi concedido “por contribuições inovadoras para a nossa compreensão de sistemas complexos” com uma metade juntamente com Syukuro Manabe e Klaus Hasselmann “pela modelagem física do clima da Terra, quantificando a variabilidade e prevendo com segurança o aquecimento global” e a outra metade a Giorgio Parisi “pela descoberta da interação da desordem e das flutuações nos sistemas físicos de escalas atômicas a planetárias.”, informa o site oficial do Nobel Prize.

Quem são os premiados

  • Giorgio Parisi, nasceu em 4 de agosto de 1948, em Roma, na Itália, é professor da Sapienza Universidade de Roma.
  • Klaus Hasselmann, nasceu em 25 de outubro de 1931, em Hamburgo, na Alemanha, é professor no Instituto Max Planck de Meteorologia, em Hamburgo.
  • Syukuro Manabe, nasceu em 21 de setembro de 1931, em Shingu, no Japão, é professora na Princeton University, Estados Unidos.

Parabéns aos laureados!

Talvez te interesse ler também:

Invasão de javalis em Roma: atraídos por lixo, animais tomam conta da cidade eterna

SowerX, o aplicativo que transforma cidadãos em semeadores de árvores

Como saber se uma espécie não existe mais? Acompanhe o caso do pica-pau que inspirou o desenho




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...