SowerX, o aplicativo que transforma cidadãos em semeadores de árvores


Os ambientalistas não sabem mais o que fazer para que as autoridades entendam que estamos à beira de um colapso ambiental devido a tantos desmatamentos e emissões de gases efeito estufa. É preciso agir com urgência e não com blá-blá-blá.

Pensando nisso, iniciativas e campanhas que buscam revitalizar o planeta com o plantio de árvores sempre são bem-vindos, e recebem nosso apoio.

Neste contexto, este conteúdo traz um empreendimento ambiental e ecológico que une tecnologia, parcerias com instituições ambientalistas, distribuição de sementes e plantio de árvores.

Uma das ações desse empreendimento ocorreu através do plantio de mais de 25 árvores na praça Comunidade Espanhola de Santo Amaro – SP em comemoração ao Dia da Árvore, 21 de setembro.

Este evento envolveu a parceria da startup SowerX, cujo CEO é Thalles Bueno, com Felipe Becari, vereador de São Paulo e responsável pelo Projeto Eu luto pelos Animais, tendo o apoio da subprefeitura de Santo Amaro.

Veja o registro desse momento neste vídeo do canal SowerX:

Cada árvore, uma história

O plantio dessas árvores teve um diferencial, pois cada uma recebeu um cartão de QR Code, através do qual pode-se acessar informações como história, benefícios, data de plantio, localização e por quem foi plantada.

Acessar essas informações é possível graças à tecnologia do SowerX, um aplicativo de sustentabilidade que oferece um banco de dados com informações botânicas e registros do georreferenciamento relativo ao plantio das árvores.

Finalidade da SowerX

O nome Sower significa semeador, em alusão à proposta de incentivar cada cidadão a ser um semeador e plantar árvores.

Através desse aplicativo, qualquer pessoa, seja no campo ou na cidade, terá condições de colaborar com a revitalização dos biomas brasileiros e com a regeneração ambiental.

Para tal fim, uma das propostas do SowerX é promover a venda de sementes nativas, coletadas por indígenas do Xingu, aos usuários desse aplicativo e, através do cartão QR Code, dar as informações sobre suas espécies, procedência e forma de plantio.

Assista neste vídeo como é essa proposta:

Dessa maneira, o SowerX pode ser uma ferramenta de plantio e educação ambiental em diferentes vertentes, como em escolas, associações, empresas e instituições, ajudando no combate ao desmatamento e às mudanças climáticas!

Como participar desse Projeto?

Para participar dessa iniciativa e ser um Sower (semeador), sigas as seguintes etapas:

  1. Baixe gratuitamente o aplicativo SowerX, em seu celular Android ou iPhone, pela respectiva loja virtual. 
  2. Após isso, é necessário ter um Card da SowerX, através do qual é possível escanear o QR Code impresso no card, ou digitar o código de oito dígitos para poder usar todas as funções do aplicativo e receber pontuação.
  3. O próximo passo é preencher um cadastro bem rápido, com nome, telefone e e-mail, tirar uma selfie e enviar a localização, tornando-se assim mais um semeador SowerX.
  4. Em seguida, através do código inserido, o usuário poderá conhecer mais sobre a espécie que pretende plantar, como: identificação da árvore (nome científico e popular), características botânicas, importância na natureza, bem como um breve tutorial em vídeo, de como plantar sua semente ou muda. Também, aparecerá no visor o total de pontos que serão acumulados com esse plantio.
  5. A partir daí, o semeador SowerX  escolhe o local do plantio.
  6. Depois do plantio realizado, o semeador poderá poderá verificar a quantidade de pontos acumulados e o saldo poderá ser revertido, a qualquer momento, para um dos projetos parceiros da SowerX integrados no aplicativo ou se converterem em recompensas como materiais digitais educativos inclusos no próprio aplicativo.

Os projetos parceiros do SowerX são engajados em causas socioambientais, direcionadas à educação e conscientização ambiental, coleta e distribuição de sementes nativas, limpeza de praias e reflorestamento.

Entidades ambientais parceiras desse Projeto

Convertendo os pontos para os projetos parceiros, o usuário estará apoiando as causas das seguintes entidades ambientais:

Saiba mais sobre essas entidades parceiras neste vídeo do canal SowerX:

Uma boa iniciativa merece ser apoiada e valorizada, que tal fazer parte do SowerX e ser um semeador?

Afinal, plantar árvores é promover vida!

Saiba porque é tão importante plantar árvores, em:

Conheça outras iniciativas em prol da Natureza, em: 

Projeto Ipê: doação de sementes para quem quiser cultivar essa árvore

REFLORESTA: Gilberto Gil e Sebastião Salgado se unem para reflorestar o Brasil

Sebastião Salgado e sua esposa Lélia replantam uma floresta inteira

A Mulher dos Bosques: a história da indiana que plantou cerca de 10 mil árvores

Virado do plantio: Um mutirão para plantar árvores no Cerrado




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...