Projeto Ipê: doação de sementes para quem quiser cultivar essa árvore


Um projeto bem bacana, criado pelo comerciante Eduardo Polesi, vem distribuindo gratuitamente kits de sementes nativas de Ipês roxo, amarelo e branco.

Essa iniciativa voluntária se tornou o Projeto Ipê e teve início em agosto do ano passado, quando o empresário Eduardo Polesi, durante o período da quarentena, teve a ideia de se dedicar a distribuir sementes de ipês aos amigos.

Ao G1, ele contou, como tudo começou:

“Eu sempre tiro fotos de árvores, entre elas os Ipês, e compartilho nas redes sociais.

Um amigo, certa vez, me pediu sementes e aí pensei que seria legal proporcionar isso às pessoas, gostaria que elas tivessem o prazer que eu também tenho ao contemplar essas espécies.”

Daí em diante, a procura foi tanta que logo no começo do projeto já havia mais de 100 pessoas solicitando as sementes.

A iniciativa foi ultrapassando a fronteiras de Terra Roxa-SP, com o envio das sementes de Ipês para outros estados pelos Correios, e tudo por conta dele.

Parcerias e apoiadores

No ano passado, Eduardo Polesi conseguiu distribuir 500 kits e, como a procura aumentou, ele passou a ter ajuda de parcerias para as despesas desse empreendimento solidário e sustentável.

Com a repercussão, o projeto ficou tão conhecido que virou notícia e foi ganhando espaço na mídia. Até famosos, como os atores Juno Andrade, Bruno Gissoni e Hugo Bonemer resolveram apoiar e divulgar essa nobre ação.

2ª Edição do Projeto Ipê

Com o progresso dessa iniciativa, esse ano já está acontecendo a 2ª edição do projeto Ipê, e a intenção é aumentar mais ainda a distribuição das sementes.

Como funciona

Para poder viabilizar toda essa distribuição, Eduardo Polesi colhe as sementes, sai para fotografar as árvores, organiza os endereços de envio, administra a parte gráfica.

Cada kit de sementes vem dentro de saquinho de papel com a foto da respectiva espécie de Ipê.

Na parte de organizar e montar os kits, Eduardo Polesi conta com ajuda da esposa e dos seus meus filhos.

Como solicitar as sementes?

Quem tiver interesse em obter os kits de sementes de Ipês é só entrar em contato com Eduardo Polesi através de seu Instagram ->@edupolesi, solicitando pelo direct e enviando o endereço completo.

Assista ao vídeo do canal Grupo Girassol, apresentando Eduardo Polesi falando sobre o desenvolvimento do Projeto Ipê:

Trilha sonora

A novidade dessa 2ª edição do Projeto Ipê é uma música exclusiva, dedicada a este projeto, criada pelos compositores Rafael Valverde e Ricks de Carvalho, que são amigos de Eduardo Polesi.

Ouça um trechinho da música neste vídeo de divulgação da 2ª edição do Projeto Ipê:

Homenagem às vítimas da Covid

Além desse trabalho maravilhoso de distribuição de sementes de Ipês, Eduardo Polesi planeja doar mais de 30 mudas dessa árvore para que sejam plantadas em homenagem às vítimas de Covid-19 em Terra Roxa, cidade onde vive.

Como plantar as sementes de Ipê?

Em seu Instagram, Eduardo Polese dá dicas de como germinar as sementes do Ipê, através dos destaques de seus stories.

Basicamente, é necessário seguir os seguintes passos:

  1. Quebrar a dormência das sementes, por isso, é preciso deixá-las 48 horas imersas em água e cobertas com um papel toalha ou guardanapo.
  2. Depois, pode colocá-las em uma bandeja que sirva de sementeira, cobrindo-as com uma fina camada de substrato fino e poroso. Sugestão: Pode-se fazer um substrato caseiro misturando 1 parte de terra, 2 partes de adubo vegetal, 1 parte de folhas secas trituradas e 1 parte de areia.
  3. Coloque-as em local sempre úmido e bastante iluminado, sem incidência de luz solar direta.
  4. Após algumas semanas, aparecem as primeiras mudinhas.
  5. Depois de 20 dias, após a semeadura, pode transferir as mudinhas, junto com o substrato, para vasos individuais, tomando cuidado para não romper as raízes. Atenção: mantenha o substrato umedecido.
  6. Quando as mudas atingirem 30 cm devem ser transplantadas em um vaso maior ou local definitivo, no jardim, por exemplo. Regue quando necessário, ou seja, quando a terra estiver sem umidade.

Os Ipês (Tabebuia) podem ser plantados em vários tipos de locais, até em calçadas. Inclusive, é comum ver o Ipê na arborização de cidades, já que seu porte e raízes favorecem isso, pois são diferentes de árvores como flamboyant, cujos tronco e raízes são muito robustos e, por isso, podem acabar rompendo cimentados e pisos, próximos onde foi plantado.

Se você gosta de cultivar árvores como forma de terapia, aproveite esta oportunidade de plantar Ipês no seu jardim!

Os Ipês são árvores encantadoras e também possuem propriedades medicinais.

Vamos espalhar amor, plantando Ipês!

Nossa planeta merece!

Saiba porque plantar é um gesto de amor para com nosso planeta nos links abaixo.

Talvez te interese ler também:

24 árvores derrubadas a cada segundo, 99% por desmatamento ilegal

30% das árvores do mundo estão ameaçadas de extinção, aponta novo estudo

2 milhões de árvores plantadas em 20 anos: a maior iniciativa de restauração florestal do estado do Rio de Janeiro

As árvores vão salvar o planeta: plantar 1 bilhão delas pode eliminar 10 anos de emissões de CO2




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...