Flamboyant: tudo sobre essa linda árvore. Como plantar e outras infos

Flamboyant: tudo sobre essa linda árvore. Como plantar e outras infos

O flamboyant é uma árvore de copa abundante e irregular que costuma exibir suas exuberantes flores de forma vigorosa na época do verão. Não tem como passar por essa árvore sem admirá-la, pois, além de bela é radiante com suas flores vermelhas levantando qualquer astral! Esta árvore é considerada uma das mais belas do mundo, devido ao colorido intenso de suas flores. É muito frondosa, possui tronco forte e um pouco retorcido e sua copa é muito ampla, cuja largura pode ser maior do que a própria altura da árvore.

Para saber mais e conhecer essa exótica árvore sigam o índice deste conteúdo:

{index}

Informações e características do Flamboyant

As flores do flamboyant possuem cor acentuada, de um vermelho vivo, que dão em ramos numerosos, os galhos muito longos e de crescimento irregular.

O nome dessa árvore é estrangeiro, tem origem do francês, Flamboyant e significa – flamejante devido à rigorosa coloração vermelha de suas flores.

A árvore é oriunda da costa leste da África, de Madagáscar e de ilhas do Oceano Índico. No Brasil pode ser encontrada em qualquer parte.

As primeiras mudas dessa árvore foram trazidas para o Brasil, no início do século XIX, na época do reinado de D. João VI.

Aqui, no Brasil as mudas se adaptaram bem ao clima e solo brasileiro.

É bem comum encontrar o flamboyant na região Sudeste.

Essa árvore é muito utilizada em projetos paisagísticos, arborizações em vias públicas como: praças, orquidários, jardins botânicos e calçadas. É indicada para áreas abertas com grandes espaços que possibilitem o seu crescimento, principalmente, por causa de suas enormes e grossas raízes, por isso em calçadas ou áreas acimentadas muito estreitas não é recomendável seu plantio, pois suas raízes podem rompê-las e sair para fora ou afetar construções próximas.

Embora a cor vermelha flamejante das flores do flamboyant deu origem ao seu nome, existem outras variedades com flores em tonalidades mais claras, como alaranjado-claro e salmão-amarelado. A variedade do flamboyant que possui flores amarelas é chamada de “Flavida”.

A copa do flamboyant lembra um grande guarda-sol, pois seus galhos são espalhados e caídos, tendem a se encurvarem para baixo, havendo necessidade de poda em alguns períodos.

Se esta árvore estiver em uma via próxima de tráfego de veículos, seus galhos podem dificultar a passagem de carros com o capô alto ou caminhonetes.

O ideal é plantá-la em parques, praças públicas, jardins e campos abertos.

Plantio da árvore Flamboyant

Para se cultivar o flamboyant através de mudas é recomendável fazer o plantio delas com no máximo um ano de idade. Um bom cultivo e desenvolvimento do flamboyant requer plantá-lo sob pleno sol, em solo fértil e realizar irrigações periódicas no primeiro ano.

Quem for plantá-la em seu quintal, sítio ou fazenda serão necessários certos cuidados, tais como:

  • Esta árvore pode ser cultivada tanto em terreno seco quanto úmido, mas o melhor é que a terra seja bem porosa e com boa drenagem.
  • Para favorecer bom crescimento é bom colocar adubo no fundo da cova onde a muda será plantada.
  • O flamboyant é originário de lugares quentes, necessita de muito sol para crescer, mas também suporta frio rigoroso.
  • Esta árvore é tolerante à salinidade do solo, por isso se adapta bem em regiões litorâneas.
  • Antes de plantá-la é bom saber que ela desfolha no Inverno e que suas flores caem no outono e lugares como calçadas ou quintais.
  • Quem está sempre querendo manter a limpeza do chão, seja do jardim ou calçada é melhor não optar pelo flamboyant, pois irá ter trabalho de recolher as folhas, vagens secas ou flores de acordo com a época. Este é um trabalho que vale muito a pena por poder desfrutar da presença dessa linda árvore no ambiente, mas se a pessoa não dispõe de muito tempo para limpezas periódicas é melhor não plantar o flamboyant.
  • Os frutos são vagens enormes e achatadas de até 60 centímetros de comprimento com sementes graúdas.
  • A primeira florada do flamboyant ocorre entre três e quatro anos após o plantio.
  • Para cultivar o flamboyant através das sementes, antes de plantá-las é necessário “acordá-las”, por apresentarem leve dormência, para isso é indicado emergi-las em água quente, por cinco a dez minutos, duas semanas depois de plantadas, estarão germinando.
  • O crescimento do flamboyant é bastante rápido, chegando a 1,5 metro por ano, até a fase adulta.

Classificação e dados botânicos

  • Família: Fabaceae
  • Sub-família Caesalpinioideae, a mesma do pau-brasil
  • Nome científico: Delonix regia
  • Nomes Populares: Flamboyant, Acácia-rubra, Árvore-flamejante, Flamboiant, Flor-do-paraíso, Pau-rosa eárvore flamejante
  • Categoria: Árvores Ornamentais
  • Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
  • Luminosidade: Sol Pleno
  • Ciclo de Vida: Perene
  • Tempo de Vida:Mais de 70 anos,dependendo das condições climáticas e do tipo do solo

Distribuição

Mesmo não sendo nativa do Brasil, é possível encontrá-la tanto no interior, como no litoral e sua ocorrência é maior na região Sudeste.

Descrição da árvore

O tronco do flamboyant é um pouco tortuoso, espesso na base, ereto e ramificado apenas na parte superior. Esta árvore pode atingir até 15 metros de altura e 90 centímetros de diâmetro. A casca externa desta árvore apresenta sulcos, tem coloração castanho-acinzentada. As folhas não ficam verdes o ano todo, geralmente caem no período seco (outono/inverno).

As flores apresentam cinco pétalas de coloração vermelho-escarlate ou alaranjada, formam grandes cachos. O período de floração acontece nos meses de outubro a dezembro (Primavera/Verão). Os frutos são grandes vagens, de formato alongado, que variam de 40 a 60 centímetros de comprimento por cinco a sete centímetros de largura.

As sementes são numerosas, de formato ovalado e dispostas de forma transversal no fruto. A frutificação ocorre entre os meses de março e julho (Outono/Inverno).

Uso da árvore Flamboyant

Esta árvore é utilizada na arborização e ornamentação de locais amplos, além de servir para dar sombra para o gado nos campos de pastagem e em casas de praia.

Suas vagens e sementes servem para confeccionar artesanato e bijuterias.

Locais marcados pela beleza do Flamboyant

O flamboyant marca presença em várias partes do mundo, embelezando praças e avenidas de:

  • Moçambique
  • Jamaica
  • Nigéria
  • Bornéu
  • África do Sul
  • Egito
  • Tanzânia
  • Uganda
  • Sri Lanka
  • Mianmá
  • Sul da Flórida e Califórnia
  • Bermudas
  • México

No Brasil, o flamboyant deixa sua marca inesquecível nos seguintes lugares:

  • na Ilha de Paquetá na Baia de Guanabara, cujas paisagens com o flamboyant foram colocadas em telas pelo pintor Pedro Bueno.
  • Cachoeiro do Itapemirim, lugar onde o cantor Roberto Carlos nasceu e homenageou com uma música onde cita as belas lembranças de sua infância, uma delas, a árvore do flamboyant.

A Beleza do Flamboyant em vídeo

Neste vídeo é apresentada a beleza desta árvore que além de tudo atrai pássaros, se tornando mais bela e magnífica.

Flamboyant, árvore prodigiosa!

Agora, quando vir um flamboyant não só veja, mas o contemple pois sua presença é marcante e de muita energia! O flamboyant geralmente é espaço de outras espécies vegetais, como orquídeas e plantas rasteiras que vivem em troncos, além de ser abrigo e morada de vários animais, principalmente pássaros.

Ah, e quem já se sentou debaixo de um flamboyant em um dia de calor sabe como sua sombra traz frescor e é revigorante!

Realmente o flamboyant é uma árvore prodigiosa!

Leia mais sobre árvore:

ABRAÇAR UMA ÁRVORE PARA SENTIR-SE BEM

AS 10 ÁRVORES MAIS ANTIGAS DO MUNDO

MAIS ÁRVORES PARA O CONFORTO E A SAÚDE HUMANA

10 ÁRVORES PARA AS RUAS: LINDAS E COLORIDAS! FOTOS

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

7 comentários em “Flamboyant: tudo sobre essa linda árvore. Como plantar e outras infos”

  1. Avatar
    Daniele Einloft

    Olá. Morro no RS região serrana com um inverno mito rigoroso com frequentes geadas, tenho cinco flamboyant plantados com mais de oito anos mas não floriram ainda. O clima frio está interferindo na sua floração?

    1. Avatar

      Moro no litoral do RS, meus pais tem um pé na frente de casa. Ele sofre um pouco com o frio e demora mais para crescer. Esses número de anos que eles dizem corresponde a regiões tropicais, pode colocar o dobro do tempo para o sul do Brasil.
      O daqui levou uns 20 anos até ficar uma árvore “completa”.
      Por outro lado temos a vantagem de ver eles hibernarem no inverno que o resto do Brasil não vê.
      O nosso está atualmente com 30 anos e floresce na semana do Natal e ano Novo.

  2. Avatar
    maria da penha sousa de oliveira

    Aqui na minha terra, os flamboyant são lindos! Estou com uma dúvida, respondam por gentileza; qual a distância segura entre uma árvore flamboyant e uma casa?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *