21 de Setembro – Dia da Árvore: Ipê-amarelo é árvore-símbolo do Brasil


Com a chegada da primavera, nada mais coerente do que comemorar também um dia só para a árvore!

O Dia da Árvore é celebrado, anualmente, em 21 de setembro em todo o Brasil com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental.

Ipê-amarelo: árvore-símbolo do Brasil

O país tem a sua própria árvore-símbolo: o ipê-amarelo pois, além de ser encontrado em todas as regiões do Brasil, quando a árvore floresce, fica sem folhagem formando uma copa amarelada que se destaca de todas as demais árvores ao seu redor, lembrando o amarelo da nossa bandeira em meio ao verde representante das nossas matas.

Em 1961, o então presidente Jânio Quadros declarou o ipê-amarelo a Flor Nacional. A partir daquele ano, o ipê-amarelo passou a ser a flor-símbolo do Brasil, segundo informa a ONG Apremavi (Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida).

Atualmente, a maioria das espécies de ipês brasileiros está incluída no gênero Handroanthus, e não mais no gênero Tabebuia.

Entra várias espécies do gênero Handroanthus, os ipês-amarelos mais conhecidos são:

  • Ipê-amarelo-gigante  (Handroanthus vellosoi)
  • Ipê-amarelo-da-serra (Handroanthus albus)
  • Ipê-amarelo-flor-de-algodão (Handroanthus serratifolius)

Nomes populares e etimologia

Ipê é uma palavra de origem tupi que significa árvore cascuda.

“Pau-d’arco”, um outro nome popular para o ipê, se refere ao uso da madeira pelos povos nativos do Brasil para confeccionar arcos.

Outro nome, “ipeúva” do tupi ip’ïwa, significa “árvore da casca”.

Tabebuia, o nome do antigo gênero, significa madeira que flutua. De fato a madeira é usada para fazer navios e embarcações pois é resistente à agua e a insetos como os cupins.

Floração e simbologia

As flores que parecem trombetas são um símbolo brasileiro e, coincidentemente ou não, estão sempre exuberantes na Semana da Pátria, de norte a sul do país.

A cor amarela nos remete ao Sol e à alegria de viver, sendo o ipê-amarelo uma ótima simbologia para o Dia da Árvore que é comemorado no mês do combate ao suicídio: o Setembro Amarelo.

 

ipê amarelo 2

vários tipos de ipê – com flores brancas, amarelas, rosas, roxas ou lilás -, mas o amarelo é o mais encontrado na nossa vegetação, além de ser o mais cultivado nos parques e ruas das cidades brasileiras.

Isso se deve porque o seu porte, que vai de 8 a 10 metros, facilita a arborização das ruas, sem prejuízo para a rede elétrica.

A coloração das flores produz em efeito belíssimo, tanto nas copas como quando as flores caem no chão, formando uma espécie de tapete nas calçadas.

No inverno, as folhas do ipê-amarelo caem e, no início da primavera, a árvore fica toda coberta de flores amarelas. A intensidade da florada é proporcional ao frio e à seca durante o inverno.

Você sabia que as flores de ipê são comestíveis?

Beleza e resistência

O ipê é mais comum em florestas tropicais, mas também está presente no Cerrado e na Caatinga.

É uma árvore notória por sua beleza e resistência.

Lamentavelmente, quase não se encontram mais ipês em matas nativas por causa do desmatamento. Em seus habitats naturais, os ipês podem alcançar 30 metros de altura, destacando-se das demais árvores do entorno.

Que tal comemorar o Dia da Árvore plantando um ipê?

Fontes:

  1. Wikipedia
  2. Nativas Digitais

Talvez te interesse ler também:

PROJETO IPÊ: DOAÇÃO DE SEMENTES PARA QUEM QUISER CULTIVAR ESSA ÁRVORE

10 LIÇÕES DE VIDA QUE PODEMOS APRENDER COM AS ÁRVORES

O GAROTO QUE PLANTOU 1 MILHÃO DE ÁRVORES PARA SALVAR O NOSSO PLANETA DO AQUECIMENTO GLOBAL

BRASIL – MAIOR DIVERSIDADE DE ÁRVORES DO PLANETA, DIZ ESTUDO DA BGCI




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...