O “Trem Infinito”: movido à energia gravitacional, não emite CO2


Um trem que se move em direção ao infinito pois se recarrega sozinho, usando a força da gravidade, emitindo ZERO CO2.

O trem infinito será construído na Austrália por uma mineradora chamada Forterescue para transportar grandes quantidades de ferro das minas para as indústrias sem consumir diesel e, portanto, sem emitir de CO2.

Inédito no mundo, será o primeiro de uma série de mudanças que marcará a transição da empresa para energias renováveis em um movimento que promete criar até mil novos empregos, e gerar grandes investimentos em iniciativas de descarbonização nos próximos anos, segundo a mineradora.

Mas como é possível recarregar um trem apenas com a força da gravidade?

Como funciona

O “segredo” está nas baterias de última geração, que se recarregam sozinhas à medida que o trem desce os trilhos da ferrovia (das minas às fábricas) e durante a frenagem. As baterias usarão a gravidade para recarregar, permitindo que o trem tenha energia para a subida de volta (das fábricas às minas) sem consumir uma única gota de diesel.

Graças às baterias recarregáveis ​​de alto desempenho, a necessidade de instalar infraestruturas de energia renovável ao longo do caminho não será necessária.

“O Infinity Train tem capacidade para ser a locomotiva elétrica à bateria mais eficiente do mundo. A regeneração de eletricidade nas seções carregadas em declive eliminará a necessidade de instalação de geração de energia renovável e infraestrutura de recarga, tornando-se uma solução eficiente de capital para eliminar o diesel e as emissões de nossas operações ferroviárias.”

A empresa quer ser um exemplo de que é possível mudar a fonte para a geração de energia limpa, e de que  o combustível fóssil é apenas uma das tantas fontes, pois há muitas outras, como a energia gravitacional por exemplo, que está emergindo rapidamente, que é mais eficiente e tem menor custo, segundo Andrew Forrest, fundador e presidente da Fortescue.

Claro, se a empresa pode pagar pelo investimento, que ele seja bem-vindo. Lembrando que estamos falando de uma mineradora, portanto, está fazendo a sua parte em uma atividade que não é nada amiga do planeta.

O futuro promete! Veja outras possibilidades nos links abaixo.

Talvez te interesse ler também:

Objetivo zero emissões: Reino Unido lança trem movido a hidrogênio

Primeiro Trem Solar está em implementação na América Latina!

O primeiro trem solar do mundo em funcionamento

Trem de levitação magnética, solução econômica e sustentável para o trânsito, será desativado




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...