Primeiro Trem Solar está em implementação na América Latina!


Já pensou em viajar em um trem movido a energia solar? Isto está ficando cada vez mais próximo de se tornar realidade, pois, o primeiro trem em atividade, movido a energia solar, já está funcionando na Austrália desde 16 de Dezembro de 2017.

E a partir de fevereiro de 2018 deu-se início às instalações das vias que receberão o primeiro trem solar turístico da América Latina. A primeira parte da construção tem previsão de ser concluída em agosto de 2019.

Chamado de “Tren de la Quebrada“, o veículo terá um trajeto com origem na província de Jujuy, na Argentina, região famosa pela bela montanha colorida “Cerro de los 7 Colores”.

A primeira parte das vias em construção unirá a localidade de Volcán com Purmamarca e Maimará, em uma rota de 20 quilômetros pelo norte argentino.

O próximo passo será chegar à Bolívia e, posteriormente, à Cusco com destino final no histórico Machu Picchu, no Peru.

A primeira ferrovia solar da América do Sul, inicialmente terá dimensões reduzidas, com um vagão com capacidade aproximada para 240 passageiros.

Por se tratar de um trem turístico, ele terá uma velocidade de apenas 30 quilômetros por hora. A composição para seu funcionamento, será constituída de painéis fotovoltaicos, acoplados nos telhados.

A propulsão do trem será realizada através de energia solar e também diesel hidráulico.

byronbayrail

Fonte imagem

Essa criação tecnológica envolveu especialistas internacionais que participaram da construção do trem solar de Byron Bay, na Austrália. E o engenheiro Pablo Rodríguez Messina, um dos envolvidos nessa criação, fez a seguinte afirmação à respeito dessa criação:

“Este é um grande desafio, porque estamos desenvolvendo uma nova tecnologia para o transporte ferroviário do futuro.”

E, ainda de acordo com informação dada por ele:

“O trem solar seguirá a ferrovia Belgrano Cargas, que foi desativada há 25 anos na Trilha Inca e que foi a primeira rota comercial na América do Sul”.

E como podemos ver os avanços tecnológicos são cada vez mais palpáveis em nossa vidas e quem sabe, nós brasileiros, possamos em futuro próximo também viajar em um trem solar!?

Talvez te interesse ler também:

AVIÕES DO FUTURO NÃO TERÃO MAIS JANELAS, MAS SIM VISTA PANORÂMICA

VIAJANDO NAS ÁGUAS DA NOVA ZELÂNDIA EM UM IATE SOLAR E AUTOSSUFICIENTE

JÁ PENSOU EM VIAJAR EM UM TREM DE LUXO? AQUI NO BRASIL TEM

Fonte foto




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...