Pneus de carro poluem quase 2.000 vezes mais que escapamentos


E agora José? Com toda essa publicidade, com todo esse incentivo aos carros elétricos, eis que um estudo bombástico revela que o que mais polui em um veículo são os pneus.

Testes feitos pela Emissions Analytics, principal empresa independente de testes de emissões, demonstraram que os carros geram 1850 vezes mais poluição por partículas pelo desgaste dos pneus, do que pela fumaça que jogam de seus escarpamentos.

Os testes também revelaram que os pneus produzem mais de 1 trilhão de partículas ultrafinas para cada quilômetro percorrido. Estas partículas também são emitidas pela fumaça do escapamento e são super preocupantes porque nanoscópicas, têm um tamanho talmente reduzido que podem adentrar nos órgãos através da corrente sanguínea.

Um nanômetro é um bilionésimo de um metro. As partículas que os pneus de um veículo podem deixar na atmosfera são menores que 23 nanômetros, são difíceis de medir e atualmente não são regulamentadas na União Europeia ou nos Estados Unidos.

Um grande problema

A poluição do ar causa milhões de mortes precoces por ano em todo o mundo. Na verdade, os danos causados por ela estão sendo revelados com o tempo. Pesquisas recentes mostram que a poluição do ar tem a ver com obesidade, infertilidade e com uma série de outros problemas de saúde.

A fumaça dos escapamentos é uma realidade que se vê e que se sente, ao contrário das nanopartículas dos pneus. Isso fez com que em países desenvolvidos passassem a exigir melhores filtros nos carros novos, o que contribuiu para a redução das emissões de partículas pelos escapamentos.

Alguns países europeus já estão fazendo contagem regressiva para o fim dos carros movidos a combustível fóssil mas, como se vê, o problema não vai se resolver apenas com advento do carro elétrico.

As partículas dos pneumáticos poluem ar, água e solo pois contêm uma ampla gama de compostos tóxicos, incluindo carcinógenos reconhecidos, dizem os analistas.

“Chegamos a uma quantidade desconcertante de material liberado no meio ambiente – 300.000 toneladas de borracha de pneu no Reino Unido e nos EUA, apenas de carros e vans todos os anos”, disse Nick Molden, da Emissions Analytics

Atualmente, não há regulamentação sobre a taxa de desgaste dos pneus e pouca regulamentação sobre os produtos químicos que eles contêm. Feitos de borracha sintética derivada do petróleo bruto, a maioria dos pneus contém centenas de produtos químicos perigosos para a saúde.

“Você poderia fazer muito eliminando os pneus mais tóxicos”, diz Nick Molden. “Não se trata de impedir as pessoas de dirigir ou ter que inventar pneus novos completamente diferentes. Se você pudesse eliminar a pior metade, e talvez alinhá-los com os melhores da classe, você pode fazer uma enorme diferença. Mas, no momento, não há ferramenta regulatória, não há vigilância.”

Leia mais aqui sobre os testes realizados.

Greenwashing

Para quem não conhece, greenwashing é um termo usado para mascarar uma falsa preocupação ambiental. Carros elétricos são maravilhosos! São silenciosos e não soltam fumaça preta pelo escapamento. Mas, como sabemos, não são a solução para a questão ambiental porque suas baterias podem ser um problema de mineração, bem como a matriz energética para abastecê-las pode não ser limpa.

Bom saber essas coisas pois tudo tem dois, ou mais, lados. Por trás de uma promessa de solução ambiental pode haver interesses políticos e econômicos. É carne de laboratório, é energia solar, é veículo elétrico… Basta que não seja greenwashing para trocar 6 por meia dúzia, e continuarmos a poluir e envenenar.

Talvez te interesse ler também:

Carne cultivada pode fazer mais mal que bem à saúde e ambiente

Pneus velhos: 8 formas para reciclar

Pneu sustentável: não fura e não precisa ser trocado. Conheça Uptis

Ecodriving: o que é essa modalidade sustentável de condução de carros?




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...