Os carros elétricos Tesla Model 3 poluem mais que os motores a diesel?

Os carros elétricos Tesla Model 3 poluem mais que os motores a diesel?

Um carro elétrico pode produzir mais CO2 que um motor a diesel? Segundo especialistas sim, se for considerado todo o ciclo de vida do carro, e se não for usada energia limpa para recarregar as baterias.

O motor de um carro elétrico, na verdade, não polui durante o seu uso e isso inegavelmente representa uma vantagem sobre os motores tradicionais.

Mas, para calcular a poluição produzida por um veículo e suas emissões de CO2, é necessário avaliar todo o ciclo de vida do carro, bem como a fonte de onde vem a energia que o alimenta.

Um estudo recentemente publicado pelo Instituto Alemão de Pesquisa IFO Institut, calculou o impacto dos carros elétricos, comparando a poluição produzida por um Testa Model 3 e um Mercedes C220d com um motor turbodiesel.

Para avaliar as emissões totais de CO2 dos dois carros, os pesquisadores incluíram o processo de produção de baterias que consomem muita energia e consideraram de onde vem a eletricidade usada para recarregar essas baterias.

De acordo com os cálculos dos pesquisadores, na Alemanha, um Tesla 3 é responsável pela introdução na atmosfera de uma quantidade de dióxido de carbono entre 156 e 181 gramas por cada quilômetro percorrido, enquanto um Mercedes C220d liberaria apenas 141 gramas de CO2 por quilômetro.

Considerando a produção de eletricidade na Alemanha, o Tesla 3 emite 82,5 g / km de CO2, ao qual devem ser adicionados entre 73,3 e 98 g / km de dióxido de carbono liberado para produzir e descartar baterias de lítio.

Os valores podem variar bastante de país para país, dependendo da fonte de energia. Em países que usam fontes de energia renováveis, como Noruega, Suíça e Suécia, o CO2 emitido pode ser reduzido em até dez vezes, tornando a Tesla muito mais sustentável que a Mercedes.

Portanto, o estudo conclui que um carro elétrico é mais ecológico que um carro movido a diesel, somente se a energia usada para recarregar suas baterias for derivada de fontes renováveis.

Isso mostra que, sem uma política a montante destinada a reduzir o uso de combustíveis fósseis com o objetivo de reduzir as emissões de CO2, os esforços da pesquisa e da tecnologia poderiam ser em vão.

No Brasil, com a nossa fonte energia mormente hidrelétrica, os carros elétricos venceriam a corrida ecológica. Nossos pulmões agradeceriam! Chega de poluição!

Talvez te interesse ler também:

ULTRAPASSAMOS OS NÍVEIS DE EMISSÃO DE CO2 NA TERRA

TESLA CYBERTRUCK: A EMPRESA DE ELON MUSK DESENVOLVE O 1° CARRO ELÉTRICO, BLINDADO E FUTURISTA COM 800KM DE AUTONOMIA

AS ÁRVORES VÃO SALVAR O PLANETA: PLANTAR 1 BILHÃO DELAS PODE ELIMINAR 10 ANOS DE EMISSÕES DE CO2

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *