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Michelin e General Motors anunciaram, nesta semana, o lançamento de Uptis: Sistema Único de Pneu à Prova de Furo, na sigla em inglês. O projeto começou a ser desenvolvido em 2017 e promete colocar no mercado um pneu diferente de tudo o que já foi visto na indústria automotiva.
Para desenvolver Uptis, as empresas trabalharam com um conceito inovador em que os pneus não precisam mais de ar, assim não correm o risco de furar.
Como um pneu sem ar funciona? Uptis é feito com borracha comum combinada com fibras de vidro e outros compostos sustentáveis.
A ideia por trás do produto foi baseada nos veículos lunares. O ar pressurizado é descartado e, em seu lugar, são usados pequenos raios compostos de borracha reforçada com vidro que servem como um apoio para a banda de rodagem.
De acordo com a fabricante de pneus, Uptis já foi testado com sucesso no Chevrolet Bolt e já está pronto para chegar ao mercado.
Em seu site oficial, a Michelin afirma que, uma vez que essa tecnologia sem ar do Uptis diminui o risco de pneus furados e outras falhas de ar, a produção em escala industrial deve diminuir a quantidade de matérias-primas consumidas e geração de resíduos pela fabricação e descarte.
Conforme afirmado pela marca de pneus, cerca de 200 milhões de pneus são descartados antes da hora certa por causa de perfurações, danos causados nas estradas e pressão inadequada de ar.
Uptis, sem ar e com uso de vários materiais sustentáveis para fabricação, é mais uma ideia que pode contribuir para um desenvolvimento sustentável da indústria para o bem do planeta.
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Categorias: Carro
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