Pneu sustentável: não fura e não precisa ser trocado. Conheça Uptis


Michelin e General Motors anunciaram, nesta semana, o lançamento de Uptis: Sistema Único de Pneu à Prova de Furo, na sigla em inglês. O projeto começou a ser desenvolvido em 2017 e promete colocar no mercado um pneu diferente de tudo o que já foi visto na indústria automotiva.

Como o Uptis funciona?

Para desenvolver Uptis, as empresas trabalharam com um conceito inovador em que os pneus não precisam mais de ar, assim não correm o risco de furar.

Como um pneu sem ar funciona? Uptis é feito com borracha comum combinada com fibras de vidro e outros compostos sustentáveis.

A ideia por trás do produto foi baseada nos veículos lunares. O ar pressurizado é descartado e, em seu lugar, são usados pequenos raios compostos de borracha reforçada com vidro que servem como um apoio para a banda de rodagem.

De acordo com a fabricante de pneus, Uptis já foi testado com sucesso no Chevrolet Bolt e já está pronto para chegar ao mercado.

Como Uptis contribui para a preservação ambiental?

Em seu site oficial, a Michelin afirma que, uma vez que essa tecnologia sem ar do Uptis diminui o risco de pneus furados e outras falhas de ar, a produção em escala industrial deve diminuir a quantidade de matérias-primas consumidas e geração de resíduos pela fabricação e descarte.

Conforme afirmado pela marca de pneus, cerca de 200 milhões de pneus são descartados antes da hora certa por causa de perfurações, danos causados nas estradas e pressão inadequada de ar.

Uptis, sem ar e com uso de vários materiais sustentáveis para fabricação, é mais uma ideia que pode contribuir para um desenvolvimento sustentável da indústria para o bem do planeta.

Talvez te interesse ler também:

Pesquisa revela que uma enorme quantidade de partículas de pneus estão contaminando rios e oceanos

Pneus velhos: 8 formas para reciclar

Na Suécia, a primeira smart road do mundo: elétrica onde os veículos recarregam sozinhos

Onde o lixo vira asfalto: África do Sul inicia a construção da sua primeira estrada feita de plástico reciclado




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...