Mestre: Acidente na Itália Levanta Preocupações sobre Segurança de Veículos Elétricos


Ontem, 3 de outubro, um trágico acidente abalou entre as cidade de Mestre e Veneza, na Itália. Um ônibus, operado por uma empresa privada de transportes, caiu de uma via elevada, resultando na perda de 21 vidas. Entre as vítimas, três eram menores, incluindo um bebê de poucos meses e um adolescente de 12 anos. O acidente levantou dúvidas não apenas sobre a adequação do guarda-corpo do viaduto, mas também sobre a segurança dos veículos elétricos.

A dinâmica do acidente e possíveis causas

A dinâmica do acidente ainda está sendo investigada, e várias hipóteses estão sendo consideradas. A mais provável até o momento é a de um possível mal-estar do motorista, Alberto Rizzotto, que tinha uma década de experiência no transporte de passageiros. Testemunhas relataram que o ônibus estava quase parado quando caiu do viaduto, sugerindo que o motorista poderia ter perdido o controle devido a uma condição médica.

As investigações continuarão a verificar se as características de segurança do ônibus correspondem à realidade ou se o mau funcionamento dos sistemas de segurança foi causado pelo impacto do ônibus com os trilhos após a queda do viaduto.

A segurança das baterias elétricas

Enquanto as investigações sobre o acidente estão em andamento e se debate sobre a eficácia do guarda-corpo que deveria impedir a queda do ônibus, o Ministro da Infraestrutura Matteo Salvini trouxe à tona uma preocupação adicional: as baterias elétricas do veículo. Ele mencionou relatos de que as baterias podem pegar fogo mais rapidamente do que outras formas de energia, reacendendo o debate sobre a segurança dos veículos elétricos.

“As baterias pegaram fogo com o impacto”, explicou o comandante dos policiais da polícia Mauro Luongo. “Infelizmente, as baterias têm uma criticidade quando estão quentes, por esse motivo, as operações de remoção têm sido longas e complexas”.

O promotor de Mestre Bruno Cherchi confirmou essas declarações, acrescentando que

“não há chamas específicas ou um incêndio no sentido técnico do ônibus construído, mas que houve um vazamento de gás das baterias de lítio nas quais estamos fazendo investigações”.

Leia também:

Ônibus elétrico Yutong

O veículo envolvido no acidente é um modelo E-12 da empresa chinesa Yutong, uma gigante do setor de ônibus elétricos. Este ônibus possui exclusivamente propulsão elétrica e uma autonomia de 400 quilômetros, graças às 350 quilowatts fornecidos pelas baterias posicionadas no telhado, uma posição considerada segura.

De acordo com a Yutong, seus veículos são projetados com sistemas de segurança que incluem a capacidade de desconectar rapidamente as baterias em caso de falha, limitando os danos causados por curtos-circuitos. Além disso, as baterias são protegidas por uma “estrutura de sanduíche” desenvolvida pela própria Yutong, capaz de resistir a altas temperaturas por até duas horas.

Veículos elétricos são mais propensos a incêndios?

Veículos elétricos, como ônibus, não são mais propensos a incêndios do que veículos a diesel ou gasolina, de acordo com especialistas. Na verdade, segundo especialistas, o risco de incêndio é 80 vezes maior em veículos a combustão em comparação com veículos elétricos. No entanto, quando um incêndio ocorre em um veículo elétrico, pode ser mais difícil de controlar, devido às altas temperaturas das baterias de íons de lítio, que podem continuar queimando por um longo tempo e liberar produtos químicos tóxicos na atmosfera.

O ponto crítico é o chamado “thermal runaway”, uma reação térmica que pode ocorrer em altas temperaturas e causar incêndio no eletrólito líquido das baterias. Portanto, é aconselhável carregar carros elétricos ao ar livre ou em locais bem ventilados para minimizar os riscos. Ou seja, embora os veículos elétricos tenham um menor risco de incêndio em comparação com os veículos a combustão, é crucial garantir que as baterias sejam projetadas e gerenciadas com segurança para lidar com qualquer eventualidade de incêndio.

Um exemplo para aprimorar os padrões de segurança

A tragédia em Mestre, Itália, levanta preocupações legítimas sobre a segurança dos veículos elétricos, especialmente no que diz respeito às baterias de lítio. Enquanto os veículos elétricos são uma escolha cada vez mais popular devido aos supostos benefícios ambientais que oferecem, é crucial que sejam tomadas medidas rigorosas para garantir a segurança de passageiros e socorristas em caso de acidentes. À medida que as investigações continuam, a indústria automobilística e as autoridades de segurança deverão rever e aprimorar os padrões de segurança dos veículos elétricos, minimizando ainda mais os riscos associados a esse tipo de tecnologia em constante evolução.

Vídeo do acidente

As cenas não são aconselhadas para pessoas sensíveis.

Fontes:

  1.  Il Giornale
  2. Fanpage

Talvez te interesse ler também:

Adeus lítio com essa nova bateria revolucionária, desenvolvida pelo MIT

Os carros elétricos Tesla Model 3 poluem mais que os motores a diesel?

Pneus de carro poluem quase 2.000 vezes mais que escapamentos




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...