“Fusquinha” sustentável! Estudante nigeriano cria carro movido à energias eólica e solar


Um estudante nigeriano criou um carro movido às energias solar e eólica. E adivinha qual carro foi? O estiloso fusca.

Segun Oyeyiola, aluno da Universidade Obagemi Awolowo fez a adaptação do fusca há 7 anos atrás e, segundo ele, foi necessário instalar no carro:

  • um painel solar no teto;
  • e uma turbina eólica no motor,

para fazer a movimentação do motor e, assim, fazer o carro funcionar.

Para fazer a transformação no carro, foram utilizadas além de peças novas, outras peças reutilizadas do lixo e da sucata. Um “fusquinha” totalmente sustentável!

Projeto carro sustentável

A criação do nigeriano é uma ótima solução para o problema de emissões de CO2. E isto pode ser feito até nos carros mais antigos, como no caso do fusca que, além de consumir muito combustível, acaba poluindo o meio ambiente.

Custos da invenção

Segun gastou cerca de US$ 6.000, hoje aproximadamente R$ 33.000, para transformar seu fusca de motor à combustão, para um carro amigo do meio ambiente.

Esta foi a primeira invenção de um carro funcional movido às energias solar e eólica inventada.

Carro funcional

O automóvel possuí uma espécie de GPS, que monitora a saúde do carro. Na parte mecânica, Segun instalou amortecedores mais robustos para suportar o aumento do peso total do carro.

O fusca funciona com correntes de ar, graças a uma turbina eólica. Que além de alimentar a bateria localizada na parte traseira do carro, faz com que o fusca não fique dependente exclusivamente do sol.

O único detalhe no carro, é que demora um pouco para carregar a bateria (cerca de 5 horas para completar a carga), mas vale a pena!

Invenções como a do nigeriano Segun Oyeyiola nos incentiva a olhar com mais seriedade para a questão da preservação do planeta. Segundo ele, continuará trabalhando cada vez mais para melhorar as condições do fusca, seu carro sustentável.

Talvez te interesse ler também:

Ecodriving: o que é essa modalidade sustentável de condução de carros? 

Airo: o carro elétrico que limpa o ar, promete despoluir o ambiente 

O que era bom vai ficar melhor: Paris será mais verde e terá menos carros 

Brasil também vai ter carro voador. Veja como 

Fonte e foto: Fast Company




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...