22 de setembro Dia Mundial Sem Carro: vamos a pé, de bike…


Muita gente deixou o carro na garagem e passou a usar transporte público, bicicleta ou as próprias pernas por uma questão de economia, de ganhos para a saúde e para o meio ambiente (menos ar poluído para nossos pulmões). Mas, se você ainda está no time daqueles que usam o carro para tudo, até para ir comprar pão, se liga nesta data: 22 de setembro, o Dia Mundial Sem Carro, que é comemorado anualmente.

Origem

O Dia Mundial Sem Carro teve início, oficialmente, na França, em 1997, mas rapidamente se espalhou para outras cidades europeias. A data fez tanto sucesso que, em 2002, a comissão organizadora do evento lançou um outro: a Semana Europeia da Mobilidade.

O objetivo do Dia Mundial Sem Carro é dar uma forcinha para as pessoas refletirem sobre os problemas gerados pelo uso do automóvel nas grandes cidades, que vão desde problemas ambientais e de saúde a congestionamentos intermináveis.

Com a data, os organizadores sugerem que as pessoas deixem os veículos automotores, como carros e motocicletas, na garagem e vivam a experiência de usar, no dia 22 de setembro, formas alternativas de locomoção que não poluam o meio ambiente, como as bikes ou andar a pé mesmo.

Dia Mundial Sem Carro no Brasil

O ativismo proposto pela data chegou ao Brasil em 2001, quando foi adotada pelas cidades de Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas (RS); Piracicaba (SP); Vitória (ES); Belém (PA); Cuiabá (MT), Goiânia (GO); Belo Horizonte (MG); Joinville (SC); São Luís (MA).

Nessas cidades, os participantes organizaram as “bicicletadas”, chamando a atenção por onde passavam com o intuito de conscientizar as populações locais.

Em 2010, inspirado na Europa, o Brasil adotou a Semana da Mobilidade promovendo discussões e atividades para estimular o senso crítico da sociedade brasileira sobre os perigos do CO2 (dióxido de carbono) que é liberado por veículos automotores, trazendo prejuízos ao meio ambiente e à saúde.

Este ano, a Semana da Mobilidade ocorrerá entre os dias 21 e 27 de setembro, em várias cidades brasileiras. Informe-se sobre a programação na sua cidade e vá de bike ou caminhe. Aproveite para apreciar a paisagem do trajeto e respire um ar mais puro!

Talvez te interesse ler também:

Dentro de 10 anos devemos dizer tchau à gasolina. O estudo europeu

Cobalto: o lado sombrio dos carros elétricos

O que significa sonhar com carro e outros transportes?

Pneus de carro poluem quase 2.000 vezes mais que escapamentos

Vídeo muito legal protagoniza campanha para deixar o carro em casa




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...