Escassez de magnésio pode paralisar indústria automotiva


Além do já conhecido problema no fornecimento de semicondutores, a indústria automobilística terá pela frente mais uma crise de abastecimento em sua linha de produção. Especialistas alertam que o próximo desafio para a indústria automotiva será uma enorme escassez de magnésio em todo o planeta.

Como o magnésio é usado na indústria automotiva?

O magnésio é um recurso muito usado em ligas de alumínio. Na indústria automotiva, o magnésio é utilizado em diversas peças, interligadas ao alumínio:

  • Blocos de motor
  • Freios
  • Eixos
  • Rodas
  • Painéis da carroceria
  • Tanques de combustível
  • Placas de suspensão e muitas outras.

Como a crise no fornecimento de magnésio afeta o setor automobilístico

Cerca de 85% do estoque global de magnésio é de origem chinesa. Acontece que, atualmente, o gigante asiático passa por uma perigosa crise energética.

Em Yulin, cidade com a maioria da produção chinesa de magnésio, o governo ordenou o fechamento de 35 entre as 50 unidades de produção locais, enquanto, entre as 15 unidades restantes, foi ordenada uma redução pela metade nas operações, o que reduzirá muito o volume de magnésio produzido.

Aliada à curta vida útil do magnésio, uma vez que o material oxida muito rápido, essa redução poderá gerar uma crise geral de abastecimento do produto. A Europa enfrenta uma situação parecida: as reservas de magnésio do continente podem acabar até o fim deste ano – e 95% de seu abastecimento é feito pela China.

Essa concentração está relacionada ao fato de que a China investiu pesadamente na exploração de magnésio. Então, os demais países que possuem esse componente não se interessaram em explorá-lo no próprio território.

Os EUA, por outro lado, estão em uma situação um pouco mais tranquila, pois o país também é um importante produtor de magnésio. Agora resta saber como a indústria automobilística brasileira poderá lidar com essa situação. Ao que parece, tudo dependerá de uma melhora na situação da China.

Por que falta magnésio?

Eventos climáticos extremos e dependência do carvão como fonte de energia (as principais províncias chinesas produtoras de carvão foram afetadas por inundações) estão levando a China a um racionamentos de energia.

Algumas fábricas estão temporariamente suspendendo suas produções, incluindo as que fornecem o magnésio necessário à outras indústrias, como explica o Razão Automóvel.

Isso mostra o quanto a nossa demanda por consumo tem causado exaurimento das fontes naturais de recursos, necessárias à produção de bens.

Saiba mais sobre o magnésio

O magnésio é um elemento químico sólido em condições ambientais, sendo um metal muito resistente e leve. É 30% menos denso que o alumínio e tem características químicas como ser facilmente inflável em exposição ao ar. Quando em ebulição e ao contato com a água libera hidrogênio.

De onde o magnésio é obtido?

Esse é o oitavo elemento mais comum na composição da crosta terrestre, correspondendo a cerca de 2% da massa do planeta. O magnésio está presente em todo o universo conhecido pela ciência, com especial abundância em supernovas.

Sua extração ocorre através da exploração dos minérios dolomita, magnesita e sulfatos.

Segundo a Agência Nacional de Mineração – ANM, o Brasil tem extensos depósitos de magnesita na Bahia e também conta com reservas no Ceará.

Talvez te interesse ler também:

Pneu sustentável: não fura e não precisa ser trocado. Conheça Uptis

Brasil também vai ter carro voador. Veja como

Uber Planet: uma nova modalidade que compensa as emissões de carbono das viagens




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...