O que é e como evitar o Vampirismo Energético


Quando se fala em vampirismo, logo nos vem à ideia, personagens de filmes de vampiros como Drácula ou Crepúsculo. No entanto, o vampirismo é mais real do que se pode imaginar.

Diferentemente dos personagens vampiros, o vampirismo que pode acontecer, entre nós mortais, é o de caráter energético e que pode ocorrer através de nossa postura emocional.

Saiba mais sobre o Vampirismo Energético, o que é e como se manifesta, além de outras informações.

O que é Vampirismo Energético?

É um desequilíbrio na relação de indivíduos, que pode ocorrer quando um domina e suga a energia do outro, mesmo que não intencionalmente, ou seja, sem estar consciente disso.

Vale ressaltar que aquele que é sugado permite que isso aconteça, mesmo que inconscientemente. Daí, a importância de compreender como ocorre o vampirismo.

Vampirismo Energético e as Emoções

© cottonbro studio/Pexels

© cottonbro studio/Pexels

O Vampirismo Energético ocorre por meio das emoções, por isso, quem o faz pode ser chamado de vampiro emocional.

Seja como for, o vampiro emocional é aquele que suga a energia daqueles que o cercam, deixando um rastro de tristeza, desarmonia e baixa energética por onde passa.

O termo vampiro emocional foi criado pelo doutor Albert Bernstein.

Em seu livro livro “Vampiros emocionais: como reconhecer e tratar com essas pessoas que manipulam nossos sentimentos” ele definiu esse termo da seguinte forma:

No início, o vampiro emocional parece uma ótima pessoa. É brilhante e encantador. Certamente, se você cruzar com um, irá gostar dele logo de cara, depositando toda a sua confiança. No entanto, com a convivência, virá a decepção.

Você se dará conta que é uma pessoa extremamente crítica, controladora, narcisista. Também, é muito negativa e manipuladora.

A parte triste da história é que a maioria deles nem sequer é consciente dos danos que causam às outras pessoas. E essa falta de consciência os impede de mudar.

Cabe aqui ressaltar que para existir um vampiro emocional, tem que ter aquele que permite ser manipulado e dominado, por isso, é importante saber como se dá esse tipo de relação e como evitá-la.

Como se dá o Vampirismo Energético?

Para evitar ser vampiro ou vampirizado, é preciso se dar conta que esse tipo de desequilíbrio energético acontece por meio do nosso estado interno.

Nesse contexto, aqueles que sentem necessidade de dominar, controlar, manipular, fazer cobranças emocionais, preencher suas carências e ter atenção de alguém o tempo todo, podem atuar como vampiros emocionais ou energéticos.

Por outro lado, quem reage diante da influência do vampiro emocional com sentimentos de pena, culpa, raiva, medo ou ódio, permite ser sugado e perde energia.

Caso acredite estar vivendo uma situação de vampirismo energético, tome cuidado e de modo algum entre no drama do outro, cedendo, dando sempre razão ao vampiro, alimentando culpa, tendo pena, anulando-se ou ficando com medo desta pessoa.

Todas estas posturas são formas de perder energia e ser controlado pelo vampiro energético.

Padrões do Vampiro Energético

Os padrões que podem levar uma pessoa a se tornar um vampiro emocional podem ser:

Tendência a se colocar como vítima

Para o vampiro emocional o outro é sempre o vilão e malvado.

Gosta de criticar, reclamar e julgar o tempo todo

O  vampiro energético passa o tempo todo vendo defeito nos outros e querendo que os demais se encaixem em seus conceitos e desejos.

Faz drama de tudo

Age de forma dramática e se coloca como coitado.

Vive fazendo chantagem emocional

Por ser controlador, o vampiro emocional usa de chantagem emocional para conseguir o que quer.

Quer sempre ser o centro da atenção

Ele busca impressionar para ter atenção do outro e se sentir querido. Para tal, busca chamar a atenção a todo custo.

É egocêntrico

É egoísta e acha que o mundo gira em torno dele.

Nunca assume seus erros

Vive justificando suas atitudes prejudiciais, não assumindo a responsabilidade por seus atos e jogando a culpa nos outros.

Não aceita ser contrariado e ouvir não

Quando um vampiro emocional não consegue o que quer, pode ficar com raiva ou ressentindo com aquele que não fez o que ele queria. Para conseguir o que quer, em geral, ele manipula, subjuga e envolve emocionalmente o outro.

Como evitar o Vampirismo Energético?

O terapeuta e metafísico Marcello Cotrim amplia mais esta questão e explica neste vídeo como evitar o vampirismo energético:

Como lidar com Vampiros Emocionais?

Para lidar com um vampiro emocional, é preciso se auto-observar para ver como responde às atitudes dele.

Caso perceba que está em uma relação em que está perdendo energia, é recomendável os seguintes passos:

Coloque limites

Se estiver em uma relação em que o outro quer dominar, coloque seus limites.

Mantenha distância

Caso não consiga estabelecer limites e viver uma relação saudável, por vezes, a melhor solução para evitar mais transtornos e prejuízos é a distância amigável.

Mantenha a calma e o equilíbrio

Caso a relação esteja trazendo muitos conflitos e brigas, mantenha o controle emocional, porque descontrole só irá provocar baixa energética, o que irá fortalecer a dominância do outro.

A serenidade impede de ser uma pessoa manipulada pelo outro.

Sorria e seja leve

Uma forma de combater a vibração densa é se manter leve e até sorrir, porque raiva, tristeza ou ódio só baixam a energia e traz fraqueza interna.

Saiba dizer não

Ficar o tempo todo com receio de dizer não para agradar ao outro,  é tornar-se vulnerável ao vampiro emocional. O “bonzinho demais” é uma pessoa suscetível a manipuladores, aproveitadores e sugadores de energia.

Vampirismo energético: Como reconhecer e identificar

Nesta live, o metafísico e terapeuta Marcello Cotrim explica as posturas psicológicas que atraem ou nos tornam vampiros energéticos:

Vampirismo Energético, pode ser uma via de mão dupla

Por fim, é bom deixar enfatizado que nós seres humanos estamos suscetíveis a ser tanto vampiros, quanto vampirizados.

Nesse contexto, pode acontecer que em uma relação, ora sejamos o vampiro de energia, ora o vampirizado, tudo depende dos padrões emocionais dos envolvidos.

Quando isso ocorre é o que chamamos de relação tóxica, nas quais os envolvidos perdem energia devido aos seus desequilíbrios emocionais e comportamentos destrutivos.

Outro ponto a se destacar é que não são só pessoas que podem ser alvos do vampirismo energético, mas também os animais que podem até adoecer por conta de terem que suprir a carência e dependência afetiva e emocional de seus tutores ou, o que é pior, suprir a baixa energética de seus humanos.

Para evitar que estes tipos de situações prejudiciais aconteçam, se faz necessário o autoconhecimento, a atenção ao agora, o autocuidado emocional e manter a vibração energética elevada. Assim, é possível tomar consciência e perceber quando se está atraindo ou sendo um vampiro energético.

E você? Já vivenciou o vampirismo energético?

Fontes:

Para mais conteúdos que podem ajudar a se proteger do vampirismo energético, leia:

O que é espiritualidade e como ela pode nos ajudar

Meditação – O que é, Como vivenciá-la e os Benefícios que ela nos traz

Mindfulness, a meditação da atenção plena

Bem-estar psicológico: 6 fatores essenciais

Limpeza energética: o que é, benefícios, como fazer e mais!

Símbolos de Proteção: veja exemplos e como usá-los

Amuletos: o que são e quais usar para atrair o que quiser

Poder transformador: abundância, dinheiro e prosperidade àqueles que sentem gratidão

O Poder da Yoga: Os PRINCIPAIS benefícios para Corpo, Mente e Alma!

Banho de ervas contra tristeza, depressão e desânimo




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...