Conheça as vantagens de ser introvertido (são várias!)


Pode parecer desvantagem ser introvertido em um mundo onde imperam os extrovertidos, mas nem sempre é assim. Descubra as vantagens de ser introvertido e saiba mais sobre esse tipo psicológico.

Extrovertidos X Introvertidos

Em uma realidade cheia de estímulos, parece mais apropriado que os extrovertidos se adequem melhor a estar com muitas pessoas, em eventos sociais e em meio a diversão, sempre se comunicando e interagindo.

Os introvertidos, por outro lado, podem passar despercebidos, porque são mais observadores e ouvintes, apreciam mais a solitude, a calmaria e ambientes mais tranquilos, por isso, não são de se sociabilizar muito e nem serem afeitos a locais badalados.

O que faz uma pessoa ser introvertida?

O neurocientista Pedro Calabrez descreve uma causa que torna uma pessoa introvertida:

@emocional.em.foco Pedro Calabrez esclarece muito bem sobre o que é uma pessoa introvertida e extrovertida, confira! #empreender #motivar #superar #lideranca #brasil #viveravida #viver #foconoobjetivo #foco #superacao #ajudeoproximo #empreendedorismo #emprendedor #introvertido #extrovertido ♬ IMPERIAL PIANO – Treia Music

Vantagens de ser introvertido

Com essas distinções entre extrovertidos e introvertidos, denota-se que só existe desvantagem em ser uma pessoa dada à introversão, não é mesmo? Só que não!

Conheça as vantagens de ser introvertido:

Introvertidos podem usar essa característica a seu favor

Conheça alguns exemplos de pessoas famosas introvertidas:

Em geral, não são inconvenientes

Devido ao seu temperamento reservado, o introvertido dificilmente  se torna desagradável, intrometido e perturbador.

Como os introvertidos valorizam seu espaço individual, tanto físico quanto energético, eles tendem a respeitar o espaço alheio.

Tendem a ser independentes

A maioria dos introvertidos é amplamente independente. São pessoas que geralmente apreciam a autonomia e respeitam a individualidade do outro.

Pensam mais antes de falar

Por serem mais reflexivos e não serem falantes demais, tendem a pensar mais antes de falar, enquanto os extrovertidos podem deixar escapar o que vem à mente.

Eles têm ideias originais e criativas

Quem é introvertido tem a tendência de ter ideias pioneiras e originais, porque, em geral, são menos influenciados pelo grupo.

Além disso, por passarem mais tempo sozinhos, eles podem desenvolver perspectivas, ideias e insights novos e criativos.

Um exemplo clássico de um introvertido é o célebre físico Albert Einstein. De acordo com ele:

“A monotonia e a solidão de uma vida tranquila estimulam a mente criativa.”

São cautelosos e prudentes

As pessoas introvertidas costumam ser mais cautelosas e prudentes, por isso, pensam e analisam antes de tomar decisões e de agir, contribuindo para solução de problemas seus e dos demais.

A psicóloga Sherrie Bourg Carter endossa essa qualidade dos introvertidos nessa análise:

“O movimento constante da vida cotidiana, impede que você se envolva em pensamentos profundos, o que inibe a criatividade e diminui a produtividade, enquanto a solidão que os introvertidos buscam ajuda a resolver os problemas de maneira mais eficaz.”

Por passarem mais tempo refletindo e observando, os introvertidos também tendem a adquirir uma compreensão mais profunda da vida, incluindo do comportamento humano.

Desenvolvem a capacidade de reflexão e lucidez

Por terem a tendência de pensar muito, os introvertidos desenvolvem a capacidade de reflexão e adquirem maior lucidez sobre si mesmos e perante a existência.

Geralmente, são melhores ouvintes

Os mais quietos tendem a ouvir mais e a considerar as ideias e sentimentos dos outros.

O introvertido pode se concentrar na conversa, para captar e compreender o que está sendo dito pela pessoa ouvida por ele.

Por processarem as coisas profundamente, os introvertidos são naturalmente mais receptivos e, por isso, analisam e aprendem com o que ouvem.

Comportam-se com mais discrição

Como os introvertidos agem com maior discrição, as pessoas costumam confiar neles a falarem de seus segredos e confidências.

Ademais, os introvertidos compreendem como é difícil se abrir e confiar nas pessoas, por isso, eles cultivam e valorizam a confiança e o sigilo.

Podem desenvolver alta concentração

As pessoas introvertidas dão menos atenção à socialização, por isso, elas têm mais tempo e atenção para se dedicar a outras questões.

Elas têm a capacidade de apreciar a solitude e tirar dela o melhor para seu desenvolvimento. Como, por exemplo:

  • Nas pesquisas
  • Produção de Conteúdos
  • Poesias
  • Composição de músicas
  • Elaboração de obras literárias
  • Investigações científicas
  • Invenções
  • Estudos
  • Pintura de quadros artísticos
  • Meditação
  • Yoga

Cultivam relacionamentos profundos

Os introvertidos preferem a qualidade dos relacionamentos à quantidade, até por isso, eles são mais seletivos sobre quem permitem entrar em seu mundo.

Como Adam McHugh, autor de Introverts in the Church (introvertidos na Igreja), escreve:

“Introvertidos valorizam os relacionamentos íntimos que eles se esforçaram tanto para fazer.”

Como resultado de cultivar um círculo social menor, porém mais próximo, os introvertidos cultivam amizades leais, duradouras e confiáveis.

Agem de forma mais centrada

Porque os introvertidos são mais reservados, eles apresentam a característica de cultivar um estilo de vida que maximiza a autonomia e a autossuficiência.

Sempre que possível, eles preferem trabalhar de forma individual, focada e centrada neles e, por conta dessa tendência, geralmente exigem menos supervisão quando atuam em alguma área profissional.

Muitos introvertidos sentem-se fortalecidos quando são capazes de lidar com os desafios contando apenas com seus próprios esforços e méritos.

Introvertidos são estranhos?

Este vídeo publicado pelo empreendedor Natanael Rodrigues, aponta para alguns comportamentos que fazem os introvertidos parecerem estranhos:

@onatanaelrdg Pessoas que gostam de ficar sozinhas são estranhas? #introvertido #timido #sozinho #perdido ♬ Blade Runner 2049 – Synthwave Goose

O lado bom de ser introvertido é ter mais facilidade de perceber os detalhes ocultos atrás das aparências e desenvolver mais conexão com o mundo interno. Afinal, a vida não acontece somente através da existência externa.

E você é introvertido, extrovertido ou os dois?

Fontes:

Para mais conteúdos sobre Psicologia, leia também:

Personalidade Esquiva: O que é e como reconhecê-la

Psicologia do otimismo: Como o pensar positivo pode mudar nossa vida

Como a Psicologia das Multidões ajuda a entender a atualidade

Manipulação afetiva, emocional: O que é e como reconhecer

Querer agradar demais aos outros tem nome: People Pleaser




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...