Solitude: como tirar proveito da solidão


Momentos de solidão podem ser muito úteis para recarregar as energias, organizar a mente e acalmar as emoções. Por isso, esse conteúdo revela porque a solitude é necessária e como vivê-la de forma equilibrada, sem cair nos extremos de se isolar e evitar as conexões sociais.

O ser humano é um ser sociável, entretanto, excesso de contatos e interações sociais podem trazer estresse, dispersão, desgaste energético e até falta de conexão consigo mesmo.

Pensando em evitar este desequilíbrio, mais adiante serão apresentadas dicas de como utilizar os momentos de solitude para viver a solidão de forma saudável e equilibrada.

Diferença entre solitude e solidão

Antes de mais nada é preciso deixar claro que existe uma diferença entre solidão e solitude, por conta da visão negativa e padronizada que a sociedade criou em torno da solidão.

A solitude é uma escolha de estar sozinho transformando a solidão em algo positivo,

Já a solidão, na maioria das vezes, é associada à rejeição, isolamento forçado, carência, falta de amor e alienação.

É preciso desmistificar o lado negativo de estar só, mostrando que a solidão pode ser algo benéfico e proveitoso.

Solitude para desenvolver bem-estar físico e emocional

Passar um tempo sozinho é necessário para a saúde física, mental e emocional. Porque quando interagimos demais com o social, nossa atenção se projeta mais para fora e temos menos tempo de nos voltar para dentro, a fim equilibrar nossas emoções e relaxar o corpo.

Reservar um tempo para si mesmo, ajuda a libertar-se das pressões sociais e a sentir-se mais relaxado e livre.

Benefícios da solitude

Os momentos de solitude são oportunidades para desfrutar da própria companhia com vários benefícios, como:

Promover maior conexão consigo mesmo

Estando na própria companhia, a pessoa tem oportunidade de ter contato com suas emoções e investigar sua psique.

Poder relaxar, pensar melhor e se cuidar.

Ter contato com sua alma, perceber o que lhe traz felicidade ou o que a limita.

Os momentos de solitude são propícios para a inspiração, criatividade e renovação.

Favorecer a expressão da criatividade

Na solitude, a pessoa tem mais tempo de se perceber, refletir sobre sua existência, respirar e pensar com calma, sem a pressão das convenções sociais e opiniões dos outros.

Esses momentos favorecem o ócio criativo e a descoberta de habilidades que até então passavam despercebidas.

Nesse estudo de 2020 publicado na revista Nature Communications, os pesquisadores descobriram que o isolamento social aumentou a atividade dos circuitos neurais relacionados à imaginação, intensificando as redes criativas como forma de preencher a lacuna da falta de interação social.

Esse outro estudo descobriu que pessoas que passavam mais tempo sozinhas se mostraram mais criativas.

Viver melhor em sociedade

Em seu livro Going Solo: The Extraordinary Rise and Surprising Appeal of Living Alone (Indo Solo: A Ascensão Extraordinária e o Surpreendente Apelo de Viver Sozinho), o sociólogo Eric Klinenberg observou que 1 em cada 7 adultos americanos vive sozinho e, através de entrevistas, descobriu que os solitários demonstravam mais engajamento social e ético com a realidade.

Através de suas pesquisas, ele também apontou evidências de que as pessoas que moram sozinhas desfrutam de melhor saúde mental e estilo de vida mais sustentável.

Veja mais benefícios em:

Pessoas que gostam de ficar sozinhas

Este vídeo, do canal SejaUmaPessoaMelhor, mostra o lado bom de gostar de ficar sozinho e as vantagens para o desenvolvimento pessoal:

Sinais de que você precisa de um tempo sozinho

Estar sozinho pode ser muito terapêutico, o que é confirmado por este estudo e por essa revisão de vários estudos.

Existem momentos que exigem de nós esse tempo de solitude, até para nos restabelecermos do desgaste da convivência coletiva, e das demandas do cotidiano.

Para saber quando é o momento de viver a solitude, seguem alguns sinais de alerta que podem revelar isso:

  • mau-humor constante
  • facilidade de se irritar
  • falta de energia
  • desmotivação
  • mente acelerada
  • ansiedade
  • tensão psicológica
  • dispersão da atenção
  • respiração ofegante
  • doenças associadas ao estresse social

Como tirar proveito da solidão

Para sair dos estados associados à sobrecarga social, nem que seja por algum instante ou período, desfrute da solitude. Para isso existem várias possibilidades, como:

Como superar o medo de ficar sozinho

É comum as pessoas sentirem medo de ficar sozinhas ou temerem fazer atividades sem a companhia de outras pessoas. Isso porque existe o estigma social de que estar só é sinal de rejeição, desajuste ou patologia.

Além disso, as pessoas têm receio de entrar em contato com partes suas que afloram quando estão sozinhas, como pensamentos e sentimentos que possam vir à tona nesses momentos.

Apesar de ser desafiador para pessoas que têm dificuldade de ficar sozinhas, superar este desafio pode levar a vencer este medo e descobrir que existe beleza e vantagens de curtir momentos consigo mesmo. Dessa forma, a solidão pode se tornar positiva como endossa esse estudo.

Equilíbrio entre o social e individual

Este conteúdo não tem a intenção de fazer apologia à solidão, mesmo porque fazemos parte de um Todo e estamos direta ou indiretamente ligados aos outros seres. Porém, até para podermos interagir de forma saudável com nosso próximo, precisamos de momentos de solitude.

Esses momentos nos dão a oportunidade de avaliar melhor nossas ações, e perceber o que precisa ser reformulado, criado ou descartado dentro da nossa relação com o outro.

Ademais, interagir e compartilhar momentos com amigos e familiares também traz bem-estar, afeto, motivação e previne doenças provocadas pelo isolamento. Entretanto, precisamos estar bem para compartilhar o nosso melhor com as outras pessoas.

Em suma, momentos de solitude nos ajudam a nos sentir renovados e mais inspirados, o que é algo benéfico para o coletivo.

E você gosta de momentos de solitude?

A solitude contra o efeito rebanho

Para finalizar, deixamos como sugestão esse video da Maria Homem para a Casa do Saber pois, a nosso ver, é um dos melhores vídeos sobre o tema.

Entre as várias coisas que a psicanalista Maria Homem fala, uma das mais interessantes é como o efeito rebanho, o pensar coletivo, a massificação de um povo ou de grupo, poderiam ser combatidos com a solitude.

Pensar com a própria cabeça é uma vitória no bombardeio de informações massacrantes que vivemos.

Viva a solitude!

https://youtu.be/4eyz5-uNGMA

Para mais conteúdos que ajudem a se conhecer melhor, leia:

Como os arquétipos de Jung podem contribuir para o nosso autoconhecimento?

Como descobrir suas crenças limitantes e se libertar delas

Kundalini: despertando a Alegria de Viver e o Prazer da Vida 

Meditação – O que é, Como vivenciá-la e os Benefícios que ela nos traz

O Poder da Yoga: Os PRINCIPAIS benefícios para Corpo, Mente e Alma!

Como curar a si mesmo através da auto-observação

O Poder do Agora segundo Eckhart Tolle




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...