Adeus solidão nas grandes cidades, estando em contato com a natureza


Índice

O contato com a natureza nas grandes cidades reduz significativamente os sentimentos de solidão, de acordo com uma nova pesquisa.

Você sabia? A solidão é uma grande preocupação de saúde pública, pois pode aumentar o risco de morte de uma pessoa em 45% – mais do que a poluição do ar, obesidade ou abuso do álcool.

O estudo

O estudo, publicado na revista Scientific Reports, coletou dados de cidadãos urbanos de todo o mundo usando um aplicativo chamado Urban Mind.

Os participantes eram estimuladas a responder a perguntas simples e aleatórias sobre solidão, superlotação, inclusão social e contato com a natureza, três vezes por dia, durante quinze dias, no período de descanso.

Mais de 750 pessoas forneceram 16.600 destas respostas, que incluíram perguntas como “você se sente bem-vindo entre [as pessoas ao seu redor]?” e “você pode ver árvores agora mesmo?”.

O estudo é o primeiro a avaliar como o meio ambiente pode afetar a solidão. Ele se baseou em dados em tempo real, coletados através de um aplicativo para smartphone, em vez de confiar na memória das pessoas sobre como elas estavam se sentindo.

Os resultados

A pesquisa descobriu que os sentimentos de superlotação aumentaram a solidão em uma média de 39%. Mas quando as pessoas eram capazes de ver árvores ou o céu, ou ouvir pássaros, os sentimentos de solidão diminuíram em 28%.

Os sentimentos de inclusão social também reduziram a solidão em 21%, e quando estes sentimentos coincidiram com o contato com a natureza, o efeito benéfico foi incrementado em mais 18%.

Os resultados sugerem que nem sempre viver nas cidades é sinônimo de baixa qualidade de vida e de aumento do sentimento de solidão. Para driblar os efeitos rumorosos e o anonimato das metrópoles, bastaria termos espaços verdes por perto. A natureza é uma nossa parceira intrínseca.

Talvez te interesse ler também:

Como criar uma área verde na tua cidade

Pandemia da solidão assola o Japão e faz o país criar um ministério para tratar o problema

Brasileiro é um dos povos que mais sente solidão na pandemia, diz pesquisa

Solidão: as mais belas frases para amar ficar sozinho

Área verde em hospitais ajudaria na recuperação do paciente

Corredores verdes: plantar árvores para baixar 2°C a temperatura nas cidades




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...