Nasce o primeiro Ministério para a Solidão do mundo: no Reino Unido


O Reino Unido nomeou oficialmente um ministro para a solidão. O cargo foi confiado a Tracey Crouch, já ministra do Esporte e da Sociedade Civil.

A solidão pode doer não só em um nível emocional, mas também físico, porque nos isolar pode causar grandes desconfortos que afetam o nosso corpo. Esta é a filosofia da primeira ministra britânica, Theresa May, que decidiu criar um ministério ad hoc, para lidar com todas as questões relacionadas a este tipo de problema.

De acordo com May, a solidão é “a triste realidade da vida moderna” que afeta mais de 9 milhões de pessoas.

“Precisamos enfrentar este verdadeiro desafio para a nossa sociedade e dar apoio aos idosos e a todos aqueles que perderam seus entes queridos, que não têm ninguém para conversar ou compartilhar seus pensamentos e experiências”, diz a primeira-ministra.

Já falamos aqui sobre a solidão e o isolamento social, aos quais não somos, naturalmente predispostos, dada a nossa natureza social.

A solidão é muitas vezes uma epidemia escondida que pode nos atingir em momentos de fragilidade, quando mudamos nossos hábitos, quando terminamos um relacionamento, uma amizade, quando a gente se muda para uma nova cidade ou quando mudamos de emprego ou ainda por causa de uma perda ou separação.

Talvez o Reino Unido esteja à frente, antecipando os males sociais que a solidão pode causar (como por exemplo, a A SOLIDÃO E O ISOLAMENTO SOCIAL ENCURTAM A VIDA MAIS DO QUE A OBESIDADE).

solidao 2

Os britânicos entenderam bem esse problema e a própria Crouch, ao aceitar o cargo, disse querer criar uma rede de empresas e associações para desenvolver estratégias contra o isolamento social além de estabelecer indicadores para medir a solidão das pessoas.

No fundo talvez sequer esta seja uma visão futurista. Já vemos hoje o quanto a tecnologia, que prometia unir as pessoas, acabou por afastá-las cada vez mais.

Parabéns ao Reino Unido. A solidão deve ser combatida!

Sobre solidão e saúde, leia também:

A SOLIDÃO E O ISOLAMENTO SOCIAL ENCURTAM A VIDA MAIS DO QUE A OBESIDADE




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...