Dicas práticas para emagrecer SEM SACRIFICAR O PRAZER


Para emagrecer não tem mistério. É preciso reduzir o número de calorias ingeridas ou aumentar o gasto energético ou os dois juntos. Todo mundo sabe que não existem milagres mas também é verdade que algumas simples mudanças podem fazer diferença se a questão “emagrecer” não for caso de saúde (caso em que é fundamental procurar por ajuda médica e de um nutricionista que prepare um cardápio especial personalizado para você!).

Mas vamos ao título deste post: dicas práticas para emagrecer sem sacrificar o prazer porque dá para fazer substituições, dá para preferir uns alimentos em detrimento de outros, dá para mudar hábitos culturais, enfim, dá para melhorar muita coisa no intuito de perder um pouco peso, o justo para se sentir mais leve, mais disposto e com mais saúde. Veja como é fácil, ou melhor, como não é dificil:

1. A hora de comer é sagrada

Já dizia o teu avô e ele tinha razão porque no estresse, na correria do dia a dia a gente não come, a gente engole e o cérebro, coitado, não sabe que está comendo, o corpo não se sente saciado, menos ainda alimentado. Se comermos devagar, sentiremos prazer, daremos o tempo necessário para o organismo dizer, ok, estou alimentado!

E isso evita que você passe o resto do tempo com fome e ainda por cima caindo na tentação de comer guloseimas. O sinal de saciedade leva 20 minutos do estômago para chegar ao cérebro contando do início da refeição. Por isso, este é o tempo mínimo que você deve dedicar à hora de comer. Mastigue bem e devagar.

2. Levante-se

Se você fica muito tempo sentado no trabalho, lembre-se que TRABALHAR SENTADO DÁ MUITA BARRIGA. Nenhum problema porém se você por exemplo subir e descer escadas em vez de usar o elevador no trabalho, em casa, fizer caminhadas cotidianas (que tal ir ao trabalho a pé ou de bike?) ou se inscrever naquele curso de dança do ventre, zumba ou ballet para dar aquele up na vida?

Leia mais: BASTA 1 HORA DE MOVIMENTO AO DIA PARA CONTRASTAR 8 HORAS DE SEDENTARISMO

3. A compra no supermercado

emagrecer comer

Para não gastar mais do que queria e ainda por cima comprar coisas que irão para o lixo, existem dicas para ir ao supermercado. Por exemplo, nunca vá com fome ao supermercado. Se você comprar coisas leves (iogurte natural, frutas, milho para fazer pipoca em casa, chocolate amargo), na hora que bater aquela fome, será isso o que você terá pra comer. Nada mal, verdade? Porque nem ruim é! Agora se a tua geladeira é cheia de sorvete e a tua despensa é cheia de leite condensado, aí complica!

Leia mais: 5 ARMADILHAS DOS SUPERMERCADOS E 5 ESTRATÉGIAS PARA EVITÁ-LAS

4. Em vez de suco, vinho, cerveja…

Água para acompanhar qualquer refeição ou merenda. Simples, gostoso e assim….natural!

Leia mais: BEBER TANTA ÁGUA ACELERA O METABOLISMO E AJUDA A EMAGRECER

5. Integrais em vez de refinados

Macarrão, arroz, pão, integrais… não que estas simples substituições irão fazer com que você emagreça, mas as fibras contidas nestes alimentos farão a digestão mais lenta e deixará a fome longe por mais tempo, além do que, o próprio processo digestivo requer mais energia para digerir fibras do que refinados.

Leia mais: QUAL É A QUANTIDADE JUSTA DE FIBRAS PARA EMAGRECER?

6. Chá verde, mate ou preto durante o dia

Um cházinho além de fazer bem pode tirar a o pensamento de comer sempre. Alguns chás até têm o poder emagrecedor, dizem pesquisas, mas nem precisa confiar nelas. Beber chá, sem açúcar, durante o dia, pode enganar bem o cérebro ansioso por guloseimas. E se você não gosta de bebida quente, tem chá gelado, tem água aromatizada. Nao venha com desculpas 🙂

Leia mais: CHÁ VERDE → OS SURPREENDENTES BENEFÍCIOS PARA SAÚDE (MAS REALMENTE EMAGRECE?)

7. Comida boa

emagrecer cozinhar

Sabe que ao contrário do que muitos pensam, a comida boa, degustada com calma e prazer, sacia mais do que aquela comida chata sem sabor de nada que aliás, dá a impressão de sequer termos comido? Tente reencontrar o prazer de cozinhar ou prefira, se for comprar, uma comida bem feita, em vez de um fast food, impessoal e com gosto de pressa.

8. Que tal levar marmita ao trabalho?

Pois é, além de economizar, levar marmita de vez em quando pode te ajudar a comer melhor se você for daqueles que sempre vai no quilão na hora do almoço (dizem, não sei se procede) que restaurantes a quilo fazem comidas pesadas de propósito e o pesado significa fritura, massas, carnes, claro…depende do restuiarnarte).

Leia mais: ECONOMIA E SAÚDE: MAIS MARMITAS E MENOS RESTAURANTES

9. Carne: menos é mais

E por falar em carne, acredite se quiser, dizem que os animais para abate são alimentados com ração nada saudáveis, recebem hormônios para crescerem rápido e enfim, tudo isso vai parar no organismo de quem come carne. Se não conseguir parar de comer, experimente simplesmente reduzir a quantidade de carne consumida na semana.

Leia mais: POR QUE ESTAMOS CADA VEZ MAIS GORDOS?

10. E os enlatados…

Igualmente, este tipo de alimento é considerado “engordante” não pelo alimento em si (às vezes feijão, milho etc) mas a lata pode conter substâncias que desregulam nossos hormônios, os chamados desreguladores endócrinos, que nos levam a engordar e fazem mal. Então, assim, é simples: em vez de usar grão-de-bico enlatado nas receitas, que tal cozinhá-lo em casa? É verdade, tem que deixar de molho e colocar na pressão, dá trabalho! Mas dá pra fazer uma só vez por mês e congelar! O mesmo para o feijão, a ervilha, etc. Menos enlatado…é mais!

Leia mais: 10 ALIMENTOS ENLATADOS QUE VOCÊ DEVE EVITAR

São estas dicas super simples – que talvez vocês já conheciam, mas que nunca é demais lembrar pois elas podem realmente fazer diferença na hora de subir na balança – que nós gostaríamos de dar.

Não são nada difíceis de seguir, aliás, será um prazer segui-las, vocês concordam?

Especialmente indicado para você:

BEBER CHÁ QUENTE DURANTE AS REFEIÇÕES FAZ BEM? AJUDA A EMAGRECER?

A MAIORIA QUER EMAGRECER, MAS TEM GENTE QUE PRECISA ENGORDAR: ANOREXIA E BULIMIA

CHÁ VERMELHO EMAGRECE? SIM, MAS QUANTO CONSUMIR?




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...