Benefícios para a saúde do Chá Cabelo de Milho e como fazê-lo


O chá de cabelo de milho, também conhecido como chá de estigmas de milho ou de seda de milho, é uma infusão preparada a partir dos fios finos e sedosos encontrados na flor do milho. Este chá tem sido consumido por suas propriedades medicinais ao longo da história, e muitas culturas valorizam seus potenciais benefícios para a saúde. Neste conteúdo serão evidenciados os benefícios desse chá para a saúde.

Propriedades e Benefícios

Abaixo estão alguns dos benefícios associados ao consumo de chá de cabelo de milho:

Diurético natural

O chá de cabelo de milho é conhecido por ter propriedades diuréticas, o que significa que pode ajudar a aumentar a produção de urina. Isso pode ser benéfico para pessoas que sofrem de retenção de líquidos e edemas, contribuindo para a eliminação de toxinas e excesso de água do corpo.

Prevenção de Infecções

Ao aumentar a produção de urina por meio de seu efeito diurético, o chá de cabelo de milho pode auxiliar na “lavagem” da bexiga, removendo bactérias e prevenindo infecções do trato urinário.

Saúde renal

A ação diurética do chá de cabelo de milho pode beneficiar a saúde renal, ajudando a eliminar substâncias indesejadas dos rins e da bexiga.

Redução da pressão arterial

Devido à sua capacidade diurética, o chá de cabelo de milho pode ajudar a diminuir a pressão arterial, proporcionando benefícios para o sistema cardiovascular.

Propriedades antioxidantes

O chá de cabelo de milho contém antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres no corpo. Essa ação pode contribuir para a prevenção do envelhecimento precoce e proteger as células contra danos oxidativos.

Controle do diabetes

O consumo do chá de cabelo de milho pode servir como auxiliar no controle dos níveis de glicose no sangue.

Como fazer o Chá de Cabelo de Milho

Veja a seguir como preparar o chá de cabelo de milho:

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de estigmas de milho secos (disponíveis em lojas de produtos naturais); ou frescos se você tiver o milho (lavar antes de usar)
  • 1 xícara de água fervente

Instruções

  1. Coloque os estigmas de milho em uma xícara.
  2. Despeje a água fervente sobre os estigmas.
  3. Cubra a xícara e deixe em infusão por cerca de 10 a 15 minutos.
  4. Coe o chá para remover os estigmas.

Recomendações de consumo

É importante notar que, apesar dos benefícios potenciais, o consumo excessivo de qualquer chá pode ter efeitos adversos.

Sempre consulte um profissional de saúde antes de incorporar chás medicinais à sua rotina, especialmente se estiver grávida, amamentando ou tiver condições médicas preexistentes.

Vídeo sobre Chá Cabelo de Milho e Saúde Urinária

Este vídeo do canal Jolivi Saúde apresenta o Chá das Cinco com a professora, nutricionista e fitoterapeuta Lara Gabriela falando sobre as atividades diuréticas e anti-inflamatória do chá de cabelo de milho que promovem a saúde urinária:

O Chá da Saúde

Agora que você sabe mais sobre as propriedades do chá de cabelo de milho para a promoção da saúde, pode desfrutar desses benefícios, buscando um estilo de vida mais saudável.

Fontes:

  1. WebMD
  2. MedicineNet
  3. Jolivi Saúde

Veja mais conteúdos sobre Chás que promovem Saúde em:

Chá de folhas de goiabeira trata inúmeros problemas de saúde

Chá de Lavanda: Benefícios, contraindicações e como fazer

Chá de camomila para que serve: 10 Usos medicinais




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...