Chá de Lavanda: benefícios, contraindicações e como fazer


A lavanda é uma planta usada desde a antiguidade para diversos fins: medicinais, espirituais… Sua cor, seu perfume e sua beleza nos remetem à cura da tríade corpo, mente e alma. Ultimamente, a lavanda também virou querida na gastronomia, pois além de enfeitar os pratos, a planta tem propriedades digestivas.

Leia mais:

Os benefícios do chá de lavanda

Mas quais seriam os benefícios comprovados do chá de lavanda para a saúde?

Embora o chá de lavanda seja popularmente utilizado como calmante natural e para ajudar a melhorar o sono, existem poucos estudos científicos que comprovem os benefícios do seu consumo para a saúde. No entanto, alguns estudos sugerem que a lavanda tenha propriedades para:

Redução da ansiedade

Alguns estudos têm demonstrado a eficácia da lavanda para a redução da ansiedade e o estresse. Em um estudo publicado na revista Phytomedicine em 2010, por exemplo, os participantes que consumiram silexan, uma preparação em cápsulas feita de óleo de lavanda, relataram redução significativa dos sintomas de ansiedade em comparação com o grupo que recebeu placebo, com a vantagem de que a lavanda não causa dependência.

Melhora da qualidade do sono

Alguns estudos sugerem que o chá de lavanda pode ajudar a melhorar a qualidade do sono. Um estudo publicado na Journal of Traditional and Complementary Medicine Research em 2022, por exemplo, descobriu que o consumo de chá de lavanda antes de dormir melhorou significativamente a qualidade do sono em pacientes idosos com problemas de sono, recomendando o uso de lavanda em indivíduos com problemas de sono na forma de preparações de chá de ervas.

Redução da dor de cabeça

Em um estudo publicado na revista European Neurology em 2012, os participantes que inalaram o óleo essencial de lavanda durante 15 minutos tiveram redução significativa da dor de cabeça em comparação com um grupo que recebeu placebo.

Alívio de problemas digestivos

Alguns estudos sugerem que o chá de lavanda pode ajudar a aliviar problemas digestivos, como dor de estômago, náusea e vômito. No entanto, são necessários mais estudos para confirmar esses benefícios.

Consulte um médico

Embora o chá de lavanda possa oferecer potenciais benefícios para a saúde, é importante lembrar que ele não deve ser considerado um tratamento médico. Se você está lidando com problemas de saúde, é sempre melhor consultar um profissional de saúde antes de experimentar qualquer remédio, mesmo que natural.

Como fazer chá de lavanda?

Para fazer chá de lavanda, você precisará dos seguintes ingredientes:

  • 1 colher de chá de flores de lavanda secas
  • 2 xícaras de água filtrada
  • mel a gosto (opcional)

Instruções

  1. Leve a água para ferver em um bule.
  2. Quando a água começar a ferver, desligue o fogo e acrescente as flores de lavanda.
  3. Deixe o chá em infusão por cerca de 5 a 7 minutos.
  4. Acrescente mel a gosto, se desejar.
  5. Sirva o chá de lavanda morno e aproveite.

O chá de lavanda é conhecido por seus efeitos relaxantes e calmantes, portanto, pode ser uma boa opção para tomar antes de dormir ou em momentos de estresse.

Onde comprar chá de lavanda?

Você pode encontrar chá de lavanda em lojas especializadas em produtos naturais, ervas e chás.

Alguns supermercados e mercearias também podem ter a opção de chá de lavanda em saquinhos (sachês).

Além disso, você pode procurar online em sites de compras especializadas em produtos naturais ou em lojas virtuais de chás e ervas.

Lembre-se de verificar a credibilidade do vendedor antes de fazer uma compra online. E leia sempre os comentários, se tiver, sobre os produtos que estiver comprando de pessoas que já o usaram.

Existem contraindicações no uso do chá de lavanda?

O chá de lavanda é geralmente considerado seguro quando consumido em doses moderadas. No entanto, existem algumas suspeitas que devem ser observadas e contraindicações a serem consideradas.

Em primeiro lugar, as mulheres grávidas devem evitar o uso de lavanda em grandes quantidades, pois podem estimular o útero e causar contrações prematuras.

Além disso, a lavanda pode ter um efeito sedativo e, portanto, não é recomendada durante a amamentação, pois pode afetar o comportamento do bebê.

Pessoas com alergias a plantas da família Lamiaceae (como hortelã, alecrim, tomilho e sálvia) podem ter reações alérgicas à lavanda. Se você tem alergia a essas plantas, é recomendado evitar o uso de lavanda.

Além disso, a lavanda pode interagir com certos medicamentos, como sedativos e antidepressivos, portanto, é importante conversar com um profissional de saúde antes de usar o chá de lavanda se estiver tomando qualquer medicação.

Como sempre, é recomendado consultar um profissional de saúde antes de usar qualquer erva ou suplemento, especialmente se você tiver alguma condição médica ou estiver tomando medicação.

Fontes: 

  1. Phytomedicine
  2. Journal of Traditional and Complementary Medicine Research
  3. European Neurology
  4. Medical News Today

Talvez te interesse ler também:

Óleo de Lavanda é Tudo Igual? Não! Conheça as Diferenças na Aromaterapia

Lavanda → Como Cultivar em Vasos e no Jardim

Lavanda, alfazema – alguns usos curativos

Óleo essencial de lavanda: 10 usos fantásticos para a saúde e o bem-estar

Limonada de lavanda contra ânsia e dor de cabeça




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...