10 atividades físicas boas para desestressar

  • atualizado: 
atividades físicas

Fazer uma atividade física faz bem para o corpo e traz uma enorme sensação de bem-estar, nos sentimos com o corpo mais fortalecido e com mais disposição para a vida. É indicada para todos, crianças, senis, pessoas calmas e pessoas agitadas, cada um com seu ritmo e com suas preferências. Hoje iremos falar sobre qual seria a atividade física ideal para quem está estressado, com a cabeça a mil por hora.

Leia mais: ESTRESSE: SE O CÉREBRO É HIPERATIVO, HÁ RISCO DE INFARTE

Se alguém dissesse para você que está estressado, qual atividade física você recomendaria? Há muitas opções para fugir da tradicional musculação - ela também é uma ótima atividade, para quem gosta, mas tem muita gente que a acha uma mesmice.

Lutas como boxe ou MMA também sempre vêm à mente quando o assunto é "descarregar" a tensão, mas nem sempre estas atividades agressivas são as melhores para quem já está muito tenso para entrar no ritmo belicoso delas (claro que depende de como a atividade é feita, Tai chi, capoeira e algumas artes marciais podem ser interessantes)

As atividades físicas nos ajudam a descarregar as energias, a nos expressar e a trabalhar as nossas emoções, como a raiva e o nervosismo, em busca de equilíbrio e serenidade.

Veja, a seguir, 10 dicas de atividades físicas para você começar bem o ano, cheio de energia e com menos estresse!

1. Dançar

"Quem canta os males espanta", diz o dito popular, mas quem dança também. E se você se acha duro, que não tem ritmo, que isso, que aquilo, saiba que existem 1001 tipos de dança e você pode encontrar o teu, mesmo que seja em companhia de alguém como é a dança de salão. Nestas o concentrar-se no teu parceiro te tirará dos teus pensamentos e preocupações. Outra dança muito indicada seria dança africana que com a ajuda dos tambores te levará para outra dimensão: a do puro bem-estar. Nesta dança não tem nada certinho, basta se soltar e deixar a música te guiar.

Leia mais: DANÇA DO VENTRE: TUDO SOBRE ESTA LINDA DANÇA FEMININA E SENSUAL

1. Escalada

É uma atividade que exige concentração e força física, te tira dos pensamentos errados e te faz concentrar no objetivo. É ótima também para relaxar pois esta atividade pode ser feita em meio à natureza, em lugares com vistas incríveis.

2. Yoga

A yoga ajuda a controlar o estresse através de técnicas de respiração. Além disso, tonifica os músculos, promove elasticidade ao corpo e relaxamento.

3. Alongamento

Importante antes e depois dos exercícios, o alongamento também pode ser praticado como uma atividade em si. Trabalhar o autoconhecimento e a noção dos próprios limites, pode dar aquele respiro que precisamos no dia a dia para desfazer cada nó que o corpo vai adquirindo ao longo do tempo. Um corpo flexível é uma das característcas da boa saúde.

4. Atividades circenses

Trapézio, corda, tecido, cama elástica... Elas exigem concentração e técnica e já ganharam espaço em várias academias. Promovem consciência corporal e desenvolvem a coordenação motora, além de ser muito divertido. Adeus estresse!

5. Surfe

Atividades aquáticas por si só são desestressantes pois a água tem o poder de acalmar (até lavar louça faz passar o estresse, isso foi demonstrado em um estudo!), então o surfe pode ser uma das melhores atividades para este fim. Além disso, é um esporte de simbiose com a força da natureza. O único inconveniente é que somente quem mora no litoral pode praticá-lo, portanto, aproveite se for este o teu caso!

6. Pilates

O pilates trabalha a respiração abdominal, estimulando e relaxando a musculatura ao mesmo tempo. É uma atividade lenta que pode favorecer a calma e a paciência além de ajudar a ter um corpo alongado e com músculos tonificados! O pilates também é bom para corrigir a postura e esta, alguns sabem, tem a ver com o nosso estado de ânimo.

Leia mais: COMO MELHORAR O HUMOR ATRAVÉS DA POSTURA

7. Natação

Com esse calorão, nadar é uma atividade bastante prazerosa. Mas, além disso, a natação relaxa o corpo e faz com que a cabeça esvazie, já que é uma atividade solitária e introspectiva. A natação é uma atividade aeróbica que também ajuda a queimar muitas calorias.

8. Caminhada

É cientificamente comprovado que para encontrar o bom humor, basta fazer uma breve caminhada ao verde. Um estudo foi feito com pessoas habitantes de grandes cidades - estressadas e enlouquecidas com o barulho das ruas, com a poluição e com a correria do dia a dia - e demostrou os benefícios de caminhar, principalmente ao verde, dando um tempo do cinza da metrópole. Com certeza na tua cidade tem um parque. E esta é uma atividade grátis! Você só tem que comprar um bom tênis.

9. Ballet clássico

O ballet trabalha com movimentos suaves, mas rigorosos, que ajudam a tonificar a musculatura, sobretudo, das pernas. As músicas, calmas e instrumentais, podem ajudar o corpo e a cabeça a relaxarem. A atenção na aula, para repetir os exercícios, não permitirão que você fique viajando na maionese dos teus problemas. Ademais, o ballet clássico é uma paixão, o que pode realmente nos salvar do estresse.

10. Stand up paddle

Ele pode ser praticado no mar, na lagoa, em rios e até em corredeiras. Virou febre nas praias brasileiras (e de todo o mundo) porque é altamente relaxante, uma vez que quem o pratica está em contato direto com a natureza. Mas o stand up paddle exige, também, muita concentração e equilíbrio ou seja, dá uma pausa aos pensamentos demasiadamente agitados.

Cuidados especiais

Na verdade, nas altas horas de estresse, o recomendado seria não sobrecarregar ainda mais o coração com atividades "pesadas" como a corrida, por exemplo. Escolha uma atividade física que te ajude a encontrar o equilíbrio se o teu caso for de estresse, e comece bem o ano movimentando o corpo e relaxando a cabeça!

Leia mais: FAZER ESPORTE QUANDO SE ESTÁ NERVOSO, ESTRESSADO, AUMENTA O RISCO DE INFARTO

Especialmente indicado para você:

VAMOS ALONGAR O PSOAS - O MÚSCULO DA ALMA

COM QUAL IDADE CRIANÇAS PODEM INICIAR UM ESPORTE?

AULAS DE LUTA DESMITIFICAM CONCEITO DE MASCULINIDADE E AJUDAM A REDUZIR VIOLÊNCIA