Estudos revelam que Tudo na Praia Faz Bem: da brisa às cores!


Remédio natural dos bons! Fortunados são os que vivem em uma cidade de mar, que podem respirar a brisa salgada, ouvir o som das ondas e andar descalço na areia. A praia oferece uma combinação única de elementos naturais que podem proporcionar relaxamento e bem-estar. Vamos explorar como cada um desses elementos contribui para a saúde integral: física e mental.

A água do mar

Contém minerais como magnésio, cálcio e potássio, que podem ter efeitos benéficos para a pele e a saúde em geral. Nadar no mar também é uma excelente forma de exercício que melhora a circulação sanguínea e a capacidade cardiovascular.

Brisa

A brisa do mar é rica em íons negativos, que têm sido associados a um aumento nos níveis de serotonina, promovendo uma sensação de bem-estar e felicidade. Além disso, a brisa marinha pode ajudar a purificar as vias respiratórias, beneficiando pessoas com problemas respiratórios.

Contato com a areia

Andar descalço na areia é uma forma de terapia de aterramento ou “earthing”, que sugere que o contato direto com a terra pode ajudar a equilibrar os elétrons do corpo, reduzindo a inflamação e melhorando o sono. A areia também atua como um esfoliante natural para a pele.

O Som das ondas

O som repetitivo e calmante das ondas do mar pode ajudar a reduzir os níveis de estresse e ansiedade. Esses sons são frequentemente usados em práticas de meditação e mindfulness para promover o relaxamento e a paz interior.

Variedade de cores

A visão do horizonte azul, a água cristalina e o céu ao entardecer podem ter efeitos calmantes e rejuvenescedores para a mente. A exposição à luz natural, especialmente durante o nascer e o pôr do sol, pode ajudar a regular o ritmo circadiano, melhorando o sono.

Estudos que Comprovam os Benefícios da Praia

A praia é de fato um lugar ideal para desfrutar de benefícios para a saúde mental e física, oferecendo uma experiência de imersão na natureza que pode revitalizar o corpo e a mente. E isso é demonstrado cientificamente.

Uma revisão de 560 artigos e 14 estudos sobre talassoterapia, publicada no MDPI (Multidisciplinary Digital Publishing Institute), comprova tais benefícios.

Talassoterapia é a utilização dos elementos do mar, como água do mar, clima marinho, luz solar e areia, para promover a saúde e o bem-estar.

Na revisão, comprovou-se que a talassoterapia pode ser eficaz no tratamento de diversas condições, incluindo:

  • Problemas de pele: A talassoterapia, especialmente para psoríase, apresentou resultados positivos em diversos estudos. A gravidade da doença, sintomas e qualidade de vida dos pacientes melhoraram significativamente. Evidências para dermatite atópica e vitiligo também são promissoras.
  • Doenças reumáticas: Estudos indicam que a talassoterapia pode ser útil para fibromialgia e espondilite anquilosante, aliviando sintomas e melhorando a qualidade de vida.
  • Outras condições: Evidências preliminares sugerem que a talassoterapia pode ser benéfica para doenças respiratórias, cardiovasculares e até mesmo para o bem-estar psicológico.

Mecanismos de Ação

Os benefícios da talassoterapia podem ser atribuídos a diversos fatores:

  • Imersão na água do mar: Rica em minerais, a água do mar tem efeitos benéficos para a pele e a saúde em geral.
  • Clima marinho: A brisa do mar é rica em íons negativos, que promovem uma sensação de bem-estar e felicidade.
  • Luz solar: A exposição à luz solar, sob orientação profissional, pode ajudar na produção de vitamina D e no tratamento de algumas doenças de pele.
  • Compostos biogênicos: Liberados por algas e vegetação costeira, esses compostos podem ter efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes.
  • Banhos de areia: Andar descalço na areia pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade.

Lembre-se!

A praia é um lugar único que oferece uma variedade de benefícios para a saúde. Aproveite o poder terapêutico da natureza ao máximo que puder. Muitas pessoas têm essa oportunidade mas a desperdiçam. Compartilhe!

Fonte: Antonelli, M., & Donelli, D. (2021):  Thalassotherapy, Health Benefits of Sea Water, Climate and Marine Environment: A Narrative Review, MDPI, Novembro, 2021.

Leia também:

Banho de sal para quem não pode tomar banho de mar

Banho de aveia: o melhor remédio caseiro para acalmar a pele

As 5 praias imperdíveis do Brasil




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...