A areia é um recurso natural renovável? Por que?


Não, a areia não é considerada um recurso natural renovável no sentido tradicional. Embora a areia seja um recurso natural comum, sua exploração e extração têm um impacto significativo no meio ambiente. A areia é extraída de rios, praias e leitos oceânicos para uso em várias indústrias, incluindo construção, fabricação de vidro e produção de concreto.

A demanda global por areia tem aumentado devido ao crescimento urbano e à expansão da indústria da construção. No entanto, a extração descontrolada de areia em muitas regiões tem levado à degradação de ecossistemas costeiros, perda de habitats naturais, erosão de praias e impactos negativos na vida marinha.

Leia também:

Por que a areia não é renovável?

Embora a areia seja naturalmente renovada por meio do processo de erosão e sedimentação, a taxa de extração atual está excedendo a capacidade de renovação dos ecossistemas. Além disso, a qualidade da areia também pode variar em diferentes regiões e nem toda a areia disponível é adequada para uso em construção.

Portanto, é importante considerar práticas de extração sustentáveis e alternativas viáveis, como reciclagem de materiais de construção, redução do consumo de areia e o uso de materiais alternativos na construção para preservar os recursos naturais e minimizar os impactos ambientais associados à extração de areia.

O que fazer para preservar a areia?

Para preservar a areia e mitigar os impactos negativos da sua extração, é necessário adotar medidas e práticas sustentáveis. Aqui estão algumas ações que podem ser tomadas:

  1. Promover a reciclagem e reutilização: Incentivar a reciclagem de materiais de construção, como concreto, asfalto e tijolos, pode reduzir a demanda por areia nova. Além disso, a reutilização de materiais de construção em projetos futuros pode diminuir a necessidade de extração de areia.
  2. Explorar alternativas de materiais: Pesquisar e desenvolver materiais alternativos que possam substituir parcial ou totalmente a areia em aplicações de construção. Alguns exemplos incluem cinzas volantes, escória de alto-forno, resíduos de vidro e resíduos de pedreira, reciclagem de fraldas, de garrafas pet, pneumáticos e muitos outros materiais.
  3. Regular e monitorar a extração de areia: Estabelecer regulamentos e diretrizes para a extração de areia, limitando a quantidade extraída e garantindo práticas sustentáveis. Monitorar de perto as atividades de extração para evitar a exploração excessiva e minimizar os danos ambientais.
  4. Promover a gestão sustentável de recursos hídricos: A areia de qualidade muitas vezes é encontrada em leitos de rios e áreas costeiras. Portanto, é fundamental adotar uma gestão sustentável dos recursos hídricos para preservar esses ecossistemas, incluindo a proteção de rios, deltas e praias.
  5. Conscientização e educação: Promover a conscientização sobre os impactos negativos da extração de areia e a importância de sua preservação. Informar profissionais da construção e tomadores de decisão sobre alternativas viáveis e práticas sustentáveis pode ajudar a promover mudanças positivas. Educar a população sobre a importância de preservar conchas, areia, pedras: da praia nada se toca e nada se leva pra casa.
  6. Investir em pesquisa e inovação: Apoiar pesquisas e investimentos em tecnologias e soluções inovadoras para reduzir a dependência da areia na construção civil. Isso pode envolver o desenvolvimento de métodos avançados de reciclagem, novos materiais de construção e técnicas de construção sustentável.

Essas medidas combinadas podem contribuir para a preservação da areia como recurso natural e minimizar os impactos ambientais associados à sua extração.

Fontes: 

  1. northeastern.edu
  2. Jornal da USP

Talvez te interesse ler também:

Fraldas são usadas para construir casas de baixo custo na Indonésia

Extração ilegal de areia no Rio de Janeiro: um crime fácil e super lucrativo

Piscina de areia: querendo imitar o ambiente natural, o homem acaba por destruí-lo




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...